Univates promove evento de história e geografia

Postado em 29/05/2013 17h17min

Por Ronaldo Ely Rempel

O Curso de História da Univates promove, no próximo dia 4 de junho, encontro dos Institutos Históricos e Geográficos do Estado do Rio Grande do Sul (IHGRGS). O evento ocorre, a partir das 13h30min, no auditório do Prédio 11. Representantes e sócios de diversos institutos relatarão suas atividades para a comunidade acadêmica e demais interessados no assunto.

As atividades iniciam com fórum sobre a temática do evento. Em seguida, serão realizadas breves apresentações abordando os seguintes temas: “A imigração Germânica no Litoral Norte”, “O Movimento Operário em Alegrete: a presença de imigrantes e estrangeiros (1898 - 1929)”, RS, nazismo 1930-1940”, A nacionalização no Brasil e a repercussão na imprensa gaúcha durante a Segunda Guerra Mundial”, Fontes para o estudo de Carl Von Koseritz no IHGRGS”, A atuação de antigo brummer na região de Caçapava”, 1939, Tempo de Tormenta”, As mudanças históricas da germanidade no sul do Brasil” e Romance - Folhetim Alemão”.

Na ocasião, também ocorrerão a posse de Euclides Torres como membro correspondente do IHGRGS, às 16h20min; lançamento e divulgação de livros, às 18h; e palestra sobre “A Germanidade no Brasil”, ministrada pelo professor doutor René Gertz, a partir das 19h30min.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5348.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Evento ocorrerá no auditório do Prédio 11