Estudante participa de vivência para conhecer a realidade do SUS

Postado em 31/07/2013 11h52min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 19 e 27 de julho, a acadêmica de Psicologia da Univates Mariana Brandão participou do projeto VER-SUS/Brasil. O objetivo da atividade é estimular a formação para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de estágios e de vivências que formam profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.

A estudante conta que, nos finais de semana, reuniram-se com todas as equipes da macrorregião metropolitana de Porto Alegre, com aproximadamente 120 alunos de graduação da área da Saúde, participando de discussões com foco nas Redes de Atenção à Saúde. Entre segunda e sexta-feira, a equipe foi a campo para conhecer a realidade de saúde na cidade de Tramandaí. “Passamos por diversos níveis da atenção em saúde do município, desde vigilância epidemiológica até o Hospital Tramandaí, hoje 96% dos atendimentos destinados ao SUS e referência para atendimento de mais de 20 cidades da região, passando por Estratégias de Saúde da Família (ESF), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e discussões sobre o Conselho Municipal de Saúde”, conta.

Segundo a acadêmica, a vivência acrescentou muito em seu crescimento profissional, pois passou a entender como a rede de saúde está organizada, além de poder verificar como as diretrizes do SUS, universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde, acontecem na prática. “Saliento o quanto nosso curso nos dá bases de estudos referentes a esses conceitos, e que isso foi muito importante para um melhor aproveitamento da vivência”, ressalta.

Para Mariana, nosso SUS tem grandes vitórias. Se nos anos 80 as mulheres que não trabalhavam lutavam por ter um parto digno e não tinham direito de acesso à saúde, hoje há busca ativa de gestantes em casa, pré-natal, acompanhamento de pacientes de risco e de recém-nascidos até os dois anos de idade, por meio de ações em saúde como a Rede Cegonha. “Trabalha-se pensando no contexto da comunidade, sendo possível criar vínculos que promovam a saúde daquele local”, diz a estudante.

Conforme ela, a população tem a cultura de procurar os serviços de saúde para remediar suas dores, quando vê a necessidade no corpo físico. Porém, a saúde está antes disso. As políticas de saúde, hoje, são voltadas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. “Gostaria que todos os estudantes, não apenas da área da saúde, pudessem ter essa oportunidade. Voltei para Lajeado com vontade de procurar minha unidade de saúde de referência, saber quais são minhas possibilidades de acesso e de militar pelo direito que temos”, completa.

O projeto é uma proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/Ufrgs, com a UNE e com o Conasems. A ideia é oferecer aos estudantes universitários a oportunidade de vivenciarem a realidade do SUS e, assim, se qualificarem para atuação no sistema de saúde.

Texto: Tuane Eggers

Mariana Brandão (direita, de pé) participou do projeto VER-SUS/Brasil