Centro de Memória, Documentação e Pesquisa recebe visita de estudantes de Capitão

Postado em 25/09/2013 11h05min

Por -

Na última terça-feira, dia 24, o Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates recebeu visita da turma de 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber, de Capitão. Na ocasião, 19 alunos, acompanhados da diretora da escola e da professora e estudante de História Gislaine Blasi, participaram da Ação Educativa, proposta por Gislaine.

A atividade foi desenvolvida na disciplina Estágio em Acervos, do curso de História, sob orientação da professora Patrícia Schneider. Os estudantes ouviram a explicação sobre o Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari (IHGVT), que está sendo pesquisado pela aluna Gislaine, por meio dos jornais que compõem o acervo dessa entidade.

Além disso, a acadêmica falou sobre a preocupação em estimular os alunos na preservação de seus documentos e de sua memória, com enfoque no cuidado com os jornais como fonte de pesquisa. Como prática, a professora Gislaine estimulou os alunos a buscar em jornais notícias que envolvam a história, acompanhando também uma demonstração de como funcionam os processos de higienização e armazenamento dos jornais e documentos, auxiliada pela equipe do Centro de Memória.

Finalizando as atividades educacionais, os alunos receberam o Jogo dos Danos, com uma imagem antiga e uma recente do mesmo bem edificado, para que identificassem as diferenças. Em seguida, receberam um quebra-cabeça com a imagem da Casa de Cultura de Lajeado, para incentivar o conhecimento dos Patrimônios Históricos de nossa região. Para completar a visita, os alunos ouviram explicação sobre a exposição permanente do Centro de Memória, que busca elucidar, por meio de maquetes, os ambientes e formas de ocupação dos povos pretéritos do Vale do Taquari e do Brasil.

Interessados em agendar visitas ao Centro de Memória, Documentação e Pesquisa podem contatar pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5590, com Patrícia ou Jandra, ou pelo e-mail centrodememoria@univates.br.