Professor e bolsistas participam do 3º Workshop Internacional de História do Ambiente

Postado em 03/12/2013 11h23min

Por -

Entre os dias 27 e 29 de novembro, o professor Luís Fernando Laroque, os bolsistas Moisés Blum Vedoy e Marina Invernizzi e a diplomada do curso de História da Univates Emeli Lappe participaram do 3º Workshop Internacional de História do Ambiente, realizado em Florianópolis. Na ocasião, eles apresentaram comunicações sobre grupos étnicos no Vale do Taquari e suas relações com o ambiente.

Os trabalhos apresentados são resultado das pesquisas desenvolvidas nos projetos “Desenvolvimento econômico e sociocultural no Vale do Taquari” e “Análises e perspectivas geoambientais da arqueologia e seus reflexos na cultura do Vale do Taquari”, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, e do projeto de extensão “História e Cultura Kaigang em Lajeado e Estrela/RS”, do curso de História.

O evento teve como objetivo abordar questões como migrações, recursos naturais, desastres ambientais e dinâmicas educativas. Estiveram presentes pesquisadores dos Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Portugal, e dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraíba, entre outros. Pesquisadores portugueses da Universidade de Leiria também estiveram presentes na ocasião, como é o caso do professor Mario Oliveira, com quem professores da Univates vêm construindo parcerias.