Evento da Univates abordará relações entre a psicologia, a literatura e a vida

Postado em 09/12/2013 15h32min

Por Tuane Eggers

A Univates realiza, na manhã da próxima sexta-feira, dia 13, na sala 202 do Prédio 7, o evento Quirologias: estudo do conto “As linhas da mão”, de Júlio Cortázar. A atividade objetiva traçar relações entre a psicologia, a literatura e a vida; fantasiar e experimentar clínicas; e celebrar o semestre de trabalho da disciplina Clínica Psicológica VI – Contribuições Contemporâneas, do curso de Psicologia.

Na ocasião, serão apresentados os trabalhos produzidos pelos estudantes da disciplina, a partir do conto de Júlio Cortázar. Conforme o professor da disciplina, Cristiano Bedin da Costa, neste semestre foram trabalhados alguns conceitos propostos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, tentando pensar a clínica contemporânea pela perspectiva da “esquizoanálise” por eles proposta.

De acordo com o professor, o seminário trata-se de uma espécie de brincadeira séria. “Ou então, uma cartografia inventada, no sentido de que o desafio é mapear, dar visibilidade, estender o traçado das linhas que movimentam o texto (por meio de outros textos, imagens, performances, vídeos etc.). De certa maneira, trata-se de tomar a literatura como um território existencial a ser explorado e experimentado”, explica Cristiano.

A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5455.

Texto: Tuane Eggers

Serão apresentados trabalhos produzidos a partir do conto “As linhas da mão”, de Júlio Cortázar

Tuane Eggers