Estudantes apresentam trabalhos produzidos a partir de conto de Júlio Cortázar

Postado em 13/12/2013 14h18min

Por Tuane Eggers

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, foi realizada a atividade Quirologias: estudo do conto “As linhas da mão”, de Júlio Cortázar. O evento celebrou as atividades do semestre da disciplina Clínica Psicológica VI – Contribuições Contemporâneas, do curso de Psicologia, apresentando os trabalhos produzidos pelos estudantes a partir do conto de Cortázar.

Na abertura da atividade, o professor da disciplina, Cristiano Bedin da Costa, ressaltou que foram trabalhados alguns conceitos propostos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, como corpo sem órgãos e rizoma, entre outros, tentando pensar a clínica contemporânea pela perspectiva da “esquizoanálise” por eles proposta. “O objetivo foi que as alunas ficassem livres para produzirem o que quisessem a partir do conto. Não há nenhuma definição de como as coisas vão ocorrer durante a manhã. Também não há nenhuma censura, então pode aparecer alguma surpresa em algum momento. A ideia é trabalhar entre questões e diálogo”, salientou.

As três primeiras apresentações mostraram vídeos produzidos pelas estudantes. O primeiro exibiu entrevistas com uma moradora de rua, uma estudante, um professor, um artesão, um músico e uma criança, que falaram sobre seus cotidianos, apresentaram sua visão do que é a vida e contaram suas expectativas de futuro. A ideia, conforme as estudantes, foi mostrar diferentes tipos de pessoas por meio das mesmas perguntas.

Já a segunda apresentação buscou fazer uma analogia entre as “linhas da mão” de Cortázar com a própria vida, mostrando os diversos aspectos, caminhos, direções e territórios possíveis. A ideia foi apresentada no vídeo por meio de fotografias de elementos da natureza presentes em seu cotidiano e algumas frases.

A terceira apresentação também buscou fazer uma analogia, apresentando as linhas do batimento cardíaco aliado a um possível “ciclo da vida”. As estudantes lembraram, no entanto, que o ciclo apresentado pode ter diversos aspectos e oscilações que mudem esse “ritmo de batimentos”. Além disso, apresentaram um poema de Paulo Leminski e a música “O Pulso”, da banda Titãs, para complementar a ideia.

Mais informações sobre o curso de Psicologia da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/graduacao/psicologia ou pelo 0800 7 07 08 09.

Texto: Tuane Eggers