Estudantes de História participam de escavação em sítio arqueológico de Arvorezinha

Postado em 05/06/2014 08h52min

Por Tuane Eggers

Na última quarta-feira, dia 4, estudantes da disciplina de Arqueologia e Pré-História, do curso de História da Univates, participaram de uma visita a um sítio arqueológico no município de Arvorezinha. Além de 12 acadêmicos, a atividade de escavação arqueológica também contou com a participação de cinco bolsistas de iniciação científica vinculados à Fapergs e ao CNPq, e outros três vinculados à Capes e ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.

Na ocasião, os estudantes e bolsistas puderam participar de todas as etapas da prática que envolve os estudos em um sítio arqueológico. O local visitado foi um sítio com oito estruturas de habitação construídas por povos antigos falantes da língua Jê, que viveram na região há cerca de 1.200 anos atrás, conhecidas na arqueologia brasileira como casas subterrâneas.

O sítio é foco de estudo da tese de doutorado do pesquisador Sidnei Wolf, do PPGAD da Univates, e integra o projeto de pesquisa coordenado pela professora Neli Galarce Machado, docente do curso de História e ministrante da disciplina de Arqueologia e Pré-História.

Texto: Tuane Eggers

Turma de estudantes e bolsistas visitou sítio arqueológico no município de Arvorezinha