Oficina da Univates ensina a conservar documentos históricos

Postado em 06/10/2014 14h36min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de aproximar os alunos do curso de História e demais interessados em preservar os documentos e a memória histórica regional, a Univates promoveu, no último sábado, dia 4, a Oficina de Conservação de Documentos Históricos. A atividade foi realizada pelo Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates (CMDPU), juntamente com o curso de História e com o Diretório Acadêmico Tebiquari.

A oficina foi dividida em dois momentos. Na parte da manhã, ocorreu conversa sobre a história do papel, os fatores de degradação que afetam os documentos com o passar do tempo e as medidas adequadas de preservação e conservação. Já o segundo momento, no turno da tarde, foi dedicado a atividades práticas, com a realização de processos de higienização a seco com trinchas, depois a limpeza com pó de borracha e, em seguida, o conserto com papel japonês e cola especial.

Além disso, foi passado um modelo de caixa de acondicionamento para o adequado armazenamento de livros e documentos. A atividade foi ministrada pela coordenadora do CMDPU, Patrícia Schneider, e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de História, Letras e Administração.

Texto: Tuane Eggers

No turno da tarde, oficina foi dedicada a atividades práticas