Livro com participação de pesquisadores da Univates será lançado neste domingo

Postado em 12/11/2014 13h45min

Por -

Publicado pela Editora da Univates, o livro “História Ambiental no Rio Grande do Sul” será lançado na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, no próximo domingo, dia 16. Às 14h30min, será realizado debate com os autores na Sala Oeste do Santander Cultural, seguido do lançamento oficial, às 16h, no andar térreo do Memorial do Rio Grande do Sul.

A obra é organizada pela professora do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, Neli Teresinha Galarce Machado, em conjunto com a mestra e doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Elenita Malta Ribeiro e com o mestre e doutorando em História pela Unisinos Fabiano Rückert.

Na coletânea de artigos, promovida pelo Grupo de Trabalho de História Ambiental da Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História (Anpuh-RS), dois artigos têm participação de docentes e discentes do PPGAD: os professores André Jasper e Neli Teresinha Galarce Machado, os doutorandos Marcos Rogério Kreutz e Sidnei Wolf e a mestranda Fernanda Schneider, além da graduanda em História pela Univates Natália Devitte.

“História Ambiental no Rio Grande do Sul” é a primeira coletânea de história ambiental gaúcha. Os textos, divididos em três grandes seções: “Cidades e rios”, “Florestas, migrações e ruralidades” e “Arqueologia e viajantes”, revelam a disposição dos seus autores em contribuir para a compreensão das representações e práticas sociais constitutivas das interações entre humanos e o ambiente natural no Rio Grande do Sul.

Livro será lançado neste domingo