Vivência internacional reforça aprendizagem

Postado em 13/11/2014 11h46min

Por Tuane Eggers

Neste ano, uma experiência internacional passou a compor a grade curricular dos cursos de Comércio Exterior e de Relações Internacionais da Univates. Por meio da disciplina de Vivência Internacional, um grupo de 21 estudantes, acompanhados pelos professores Fernanda Wiebusch Sindelar e Eloni Salvi, conheceram as cidades de Bruxelas, Bruges e Liège, na Bélgica, e Paris, na França.

Realizada no mês de outubro, a viagem oportunizou a participação em atividades realizadas junto ao Parlamento Europeu e visita à Embaixada Brasileira, à Haute Ecole de la Province de Liège, à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex e a diversos espaços culturais. Já em Paris, o grupo participou da feira SIAL – destaque em inovação do mercado de alimentos do mundo. Na ocasião, a turma visitou o estande da empresa lajeadense Four Assessoria e Agenciamento em Comércio Exterior, a qual proporcionou as credenciais para participação na feira.

De acordo com Fernanda, as atividades ampliaram os horizontes dos alunos, no sentido de perceberem o mundo no qual estarão inseridos profissionalmente. “Por exemplo, eles sabem que a União Europeia é parceira do Brasil, mas talvez não sabiam mensurar o quão importante é essa relação”, explica.

Fernanda conta que alguns dos estudantes participantes já haviam tido experiências internacionais, no entanto, com um olhar turístico ou durante período de intercâmbio acadêmico. “Foi importante essa vivência para eles perceberem outras culturas e até mesmo compreenderem como alguns aspectos podem ser mais eficientes lá do que no Brasil e vice-versa”, afirma a professora.

Outro aspecto percebido na viagem foi em relação ao idioma. “Falamos mais em inglês, mas nos surpreendemos com a quantidade de brasileiros que moram na Bélgica – atualmente, são cerca de 50 mil”, analisa Fernanda. Em diversos lugares visitados, o idioma falado era português de Portugal, considerado uma das 24 línguas oficiais da União Europeia. “Existe um respeito muito grande aos idiomas. Por exemplo, todos os materiais do Parlamento Europeu são traduzidos para essas 24 línguas”, comenta.

Sobre os ganhos que a disciplina proporciona aos estudantes, Fernanda conta o que escutou de um acadêmico durante a viagem. “Um aluno me disse que o conteúdo que ouviu em uma das visitas ele já sabia. No entanto, observou que é diferente ouvir outra pessoa falando. Neste caso, uma pessoa inserida naquele contexto. Então, não é que a Univates já não ensinasse essas coisas antes, mas a experiência internacional reforça essa aprendizagem”, ressalta a professora.

A acadêmica Bruna Scherer, do curso de Comércio Exterior, afirma que as experiências adquiridas nas atividades realizadas durante a viagem foram muito significativas. “A criação desta modalidade dentro dos cursos facilita, para aqueles que nunca fizeram um intercâmbio ou nunca tiveram contato com outras culturas, a oportunidade de ter uma vivência especialmente voltada para sua área de conhecimento”, complementa.

Para o estudante Matheus Braun, do curso de Relações Internacionais, a vivência proporcionada foi uma experiência diferente de tudo o que esperava. “O fato de sairmos do aeroporto e já vermos como a própria cidade se estruturava, de forma a atender questões ambientais, como de consumo de energia através de placas de captação, foi algo incrível”, comenta. O transporte coletivo e a preocupação com a arquitetura das cidades também foram aspectos observados pelo aluno. “Além disso, as visitas programadas aos órgãos internacionais nos proporcionaram a experiência de sentir realmente qual é o clima dos debates que envolvem toda uma comunidade europeia de países em busca de um bem comum”, completa Braun.

Próxima viagem será em 2015

Esta é a primeira vez que a disciplina está sendo oferecida. O objetivo é oportunizar aos estudantes uma vivência internacional, por meio de visitas a sedes de organizações internacionais, empresas, universidades, embaixadas, feiras, congressos, minicursos e palestras em instituições estrangeiras, além de colocar os acadêmicos em contato com realidades distintas de outra região. Por isso, a ideia é que a disciplina aconteça todos os anos, sendo que a próxima está programada para o segundo semestre de 2015.

O destino ainda está sendo pensado. A disciplina conta com 120 horas, ou seja, equivale ao dobro de uma disciplina comum de quatro créditos. Assim, a Univates colabora com uma contrapartida de mesmo valor do custo da disciplina para cobrir os custos de passagem, hospedagem e traslados. Os participantes arcam apenas com despesas pessoais – por exemplo, alimentação e transportes, como metrô.

Vale lembrar que, como a disciplina é voltada aos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais, ela não pode ser feita como disciplina eletiva. No entanto, caso houver vagas, os interessados podem participar da experiência arcando integralmente com os custos, aproveitando a atividade como horas complementares.

Texto: Tuane Eggers