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XXII Jornada de Ensino de História e Educação segue até quinta-feira

Postado em 07/11/2016 21h42min

Por Nicole Morás

Até a próxima quinta-feira, dia 10, o ensino de História em suas diversas abordagens ganha destaque na Univates durante a realização da XXII Jornada de Ensino de História e Educação, promovido pelo curso de HIstória, pelos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Ensino (PPGEnsino) e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

Nesta segunda-feira, 7, durante o dia, foram realizados diversos fóruns de discussão. À noite, a abertura oficial contou com participação do grupo de teatro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, que encenou a peça “O sonho vermelho”, com o texto da estudante Laura Viana Mallmann e direção da professora Cristiane Schneider sobre o olhar de crianças sobre o regime nazista na Alemanha. Em seguida, foi lançado o livro “Operação Condor nas ruas de um Porto não muito alegre”, do professor Ramiro José dos Reis.

Em seguida, o painel de abertura sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contou com a participação da doutora Cláudia Ricci -professora do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais; e do doutor Gilberto Calil - professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com coordenação da professora doutora Sirlei Gedoz. Cláudia foi analista do Ministério da Educação para a elaboração da BNCC de junho de 2015 a maio de 2016 e apresentou como foi o processo de desenvolvimento do documento, com ênfase na área da História. Já Calil relacionou o ensino da disciplina de HIstória à BNCC e à MP 746/2016 - que institui a política de fomento à Implementação de escolas de ensino médio em tempo integral.

O evento segue nesta terça-feira, dia 8, com oficinas, roda de conversa e um Sarau Histórico. A programação completa pode ser conferida abaixo ou no site www.univates.br/evento/xxii-jornada-de-ensino-de-historia-e-educacao. O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Associação Nacional de História (Anpuhrs) - GT de Ensino de História e Educação. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/agenda/eventos.

Saiba mais
O evento pretende ser um espaço de formação docente que visa a promover o debate sobre os desafios propostos para o ensino de História no Brasil, tematizando as relações entre currículos e práticas político-pedagógicas. Nesse sentido, pretende-se socializar a produção de estudos e práticas acerca das relações entre História e educação a partir da criação de espaços de reflexão e propor a discussão sobre a necessidade de trazer para o ensino de História questões relacionadas à educação, à história e a práticas curriculares.

Programação

TERÇA-FEIRA - 08/11/2016
HORÁRIO ATIVIDADE
9h às 12h

Oficinas

1 - A temática indígena no livro didático de História da Educação Básica (Luís Fernando Laroque; Ernesto Bastos Neto; Gabriel Devitte) - Local: sala 400 do prédio 3

2 - É pra falar de Gênero sim! Ensino de história, relações de gênero, diversidades e feminismos (Natalia Pietra Méndez; Paula Tatiane Azevedo) – Local: sala 401 do prédio 3

3 - O ensino de História e as noções de tempo e temporalidades (Mara Betina Forneck) – Local: sala 403 do prédio 3

5 - Como ensinar sobre a ditadura civil-militar brasileira? Desafios do tempo presente e perspectivas para a prática docente (Alessandra Gasparotto; Débora Kreuz; Janaína Contreiras) – Local: sala 204 do prédio 3

14h Apresentação de comunicações (ver)
Local: Prédio 12
17h30min

Rodas de conversa

- O Ensino de História nos Anos Iniciais e EJA (Daniela Maria Weber; Fernanda Henz) Local: sala 203 do prédio 7

- Estágios, PIBID e a formação do professor de História (Caroline Pacievitch; Márcia Volkmer; Carmem Gil; Nilton Pereira) Local: sala 306 do prédio 7

- Metodologias no Ensino de História e Geografia (Cristiane Schneider; Emanuele Amanda Scherer; Géssica Favaretto) Local: sala 400 do prédio 3

20h Sarau Histórico
Local: Pit Stop (Avenida Avelino Tallini, em frente à Univates)
QUARTA-FEIRA - 09/11/2016
HORÁRIO ATIVIDADE
9h às 12h

Oficinas

5- Como ensinar sobre a ditadura civil-militar brasileira? Desafios do tempo presente e perspectivas para a prática docente (Alessandra Gasparotto; Débora Kreuz; Janaína Contreiras) – Local: sala 204 do prédio 3

6 - História e cultura afro-brasileira: alternativas didáticas e diálogos possíveis (Aristeu C. da Rocha) – Local: sala 400 do prédio 3

7 - Direitos Humanos (Letícia Regina Konrad; Tiago Weizenmann) – Local: sala 401 do prédio 3

8 - Construindo jogos para o ensino de História: reflexões e prática (Marcello Giacomoni; Iury Wald) – Local: sala 403 do prédio 3

9 - Linguagem e cultura dos hieróglifos egípcios (Wellington Balém) – Local: sala 203 do prédio 3

14h Apresentação de comunicações (ver)
Local: Prédio 12
18h Reunião do GT Ensino de História e Educação da ANPUH/RS
Local: Auditório do Prédio 7
19h Teatro: “La Veritá”
Texto/concepção: Giácomo Rabaiolli Ramos, Luiza Fontana Dexheimer, Amanda Bergmann, Jovana Dullius e Ana Júlia Koefender
Direção: Cristiane Schneider
Veneza, 1461. Uma das mais tradicionais famílias da cidade, os DiÂngelo, vivia uma ruptura cultural entre gerações: com o Renascimento da época, os filhos da respeitada Morgana DiÂngelo decidiram seguir os novos conceitos de arte e liberdade. Além disso, as irmãs cortesãs Morelatto diziam esconder grandes segredos sobre o passado obscuro da senhora Morgana. Bastava apenas que alguém desencadeasse essa história oculta. Alguém que estava prestes a aparecer das cinzas para chegar ao topo. Em uma batalha às escuras entre fé, mentiras e ideologias distintas, “La Veritá” traz uma completa aula de História Renascentista, com uma variada gama de elementos culturais, artísticos, sociais, religiosos, de época e atuais, mostrando como uma vida pode se sustentar nas bases frágeis da hipocrisia, sendo sempre vencida pela verdade.
Local: Auditório do Prédio 7

Painel de encerramento
- Ensino de História e currículos: prescrições, práticas culturais e auditamentos (Carla Meinerz - UFRGS)
- Do Currículo prescrito ao Currículo em ação: pressões, dilemas e escolhas (Cláudia Ricci - UFMG)
Márcia Solange Volkmer (coordenação)
Local: Auditório do Prédio 7 
 
QUINTA-FEIRA - 10/11/2016
HORÁRIO ATIVIDADE
8h às 12h Colóquio de ensino e pesquisa: docência, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas
Local: Auditório do Prédio 11 
 
14h às 18h Colóquio de ensino e pesquisa: docência, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas
Local: Auditório do Prédio 11 
 
8h até 17h Visita técnica: Conhecendo o Patrimônio Cultural do Vale do Taquari

Texto: Nicole Morás

Lançamento do livro “Operação Condor nas ruas de um Porto não muito alegre”, do professor Ramiro José dos Reis

Nicole Morás

Painel de abertura sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contou com participação da doutora Cláudia Ricci (e) e do doutor Gilberto Calil (c)

Nicole Morás

 Professor Ramiro José dos Reis

Nicole Morás

Peça “O sonho vermelho”

Nicole Morás

Peça “O sonho vermelho”

Nicole Morás

Painel de abertura sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contou com participação da doutora Cláudia Ricci (e) e do doutor Gilberto Calil (c)

Nicole Morás

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