XXII Jornada de Ensino de História e Educação segue até quinta-feira
Postado em 07/11/2016 21h42min
Por Nicole Morás
Até a próxima quinta-feira, dia 10, o ensino de História em suas diversas abordagens ganha destaque na Univates durante a realização da XXII Jornada de Ensino de História e Educação, promovido pelo curso de HIstória, pelos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Ensino (PPGEnsino) e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).
Nesta segunda-feira, 7, durante o dia, foram realizados diversos fóruns de discussão. À noite, a abertura oficial contou com participação do grupo de teatro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, que encenou a peça “O sonho vermelho”, com o texto da estudante Laura Viana Mallmann e direção da professora Cristiane Schneider sobre o olhar de crianças sobre o regime nazista na Alemanha. Em seguida, foi lançado o livro “Operação Condor nas ruas de um Porto não muito alegre”, do professor Ramiro José dos Reis.
Em seguida, o painel de abertura sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contou com a participação da doutora Cláudia Ricci -professora do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais; e do doutor Gilberto Calil - professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com coordenação da professora doutora Sirlei Gedoz. Cláudia foi analista do Ministério da Educação para a elaboração da BNCC de junho de 2015 a maio de 2016 e apresentou como foi o processo de desenvolvimento do documento, com ênfase na área da História. Já Calil relacionou o ensino da disciplina de HIstória à BNCC e à MP 746/2016 - que institui a política de fomento à Implementação de escolas de ensino médio em tempo integral.
O evento segue nesta terça-feira, dia 8, com oficinas, roda de conversa e um Sarau Histórico. A programação completa pode ser conferida abaixo ou no site www.univates.br/evento/xxii-jornada-de-ensino-de-historia-e-educacao. O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Associação Nacional de História (Anpuhrs) - GT de Ensino de História e Educação. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/agenda/eventos.
Saiba mais
O evento pretende ser um espaço de formação docente que visa a promover o debate sobre os desafios propostos para o ensino de História no Brasil, tematizando as relações entre currículos e práticas político-pedagógicas. Nesse sentido, pretende-se socializar a produção de estudos e práticas acerca das relações entre História e educação a partir da criação de espaços de reflexão e propor a discussão sobre a necessidade de trazer para o ensino de História questões relacionadas à educação, à história e a práticas curriculares.
Programação
TERÇA-FEIRA - 08/11/2016 | |
---|---|
HORÁRIO | ATIVIDADE |
9h às 12h |
Oficinas 1 - A temática indígena no livro didático de História da Educação Básica (Luís Fernando Laroque; Ernesto Bastos Neto; Gabriel Devitte) - Local: sala 400 do prédio 3 2 - É pra falar de Gênero sim! Ensino de história, relações de gênero, diversidades e feminismos (Natalia Pietra Méndez; Paula Tatiane Azevedo) – Local: sala 401 do prédio 3 3 - O ensino de História e as noções de tempo e temporalidades (Mara Betina Forneck) – Local: sala 403 do prédio 3 5 - Como ensinar sobre a ditadura civil-militar brasileira? Desafios do tempo presente e perspectivas para a prática docente (Alessandra Gasparotto; Débora Kreuz; Janaína Contreiras) – Local: sala 204 do prédio 3 |
14h |
Apresentação de comunicações (ver) Local: Prédio 12 |
17h30min |
Rodas de conversa - O Ensino de História nos Anos Iniciais e EJA (Daniela Maria Weber; Fernanda Henz) Local: sala 203 do prédio 7 - Estágios, PIBID e a formação do professor de História (Caroline Pacievitch; Márcia Volkmer; Carmem Gil; Nilton Pereira) Local: sala 306 do prédio 7 - Metodologias no Ensino de História e Geografia (Cristiane Schneider; Emanuele Amanda Scherer; Géssica Favaretto) Local: sala 400 do prédio 3 |
20h |
Sarau Histórico Local: Pit Stop (Avenida Avelino Tallini, em frente à Univates) |
QUARTA-FEIRA - 09/11/2016 | |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
9h às 12h |
Oficinas 5- Como ensinar sobre a ditadura civil-militar brasileira? Desafios do tempo presente e perspectivas para a prática docente (Alessandra Gasparotto; Débora Kreuz; Janaína Contreiras) – Local: sala 204 do prédio 3 6 - História e cultura afro-brasileira: alternativas didáticas e diálogos possíveis (Aristeu C. da Rocha) – Local: sala 400 do prédio 3 7 - Direitos Humanos (Letícia Regina Konrad; Tiago Weizenmann) – Local: sala 401 do prédio 3 8 - Construindo jogos para o ensino de História: reflexões e prática (Marcello Giacomoni; Iury Wald) – Local: sala 403 do prédio 3 9 - Linguagem e cultura dos hieróglifos egípcios (Wellington Balém) – Local: sala 203 do prédio 3 |
14h |
Apresentação de comunicações (ver) Local: Prédio 12 |
18h |
Reunião do GT Ensino de História e Educação da ANPUH/RS Local: Auditório do Prédio 7 |
19h |
Teatro: “La Veritá” Texto/concepção: Giácomo Rabaiolli Ramos, Luiza Fontana Dexheimer, Amanda Bergmann, Jovana Dullius e Ana Júlia Koefender Direção: Cristiane Schneider Veneza, 1461. Uma das mais tradicionais famílias da cidade, os DiÂngelo, vivia uma ruptura cultural entre gerações: com o Renascimento da época, os filhos da respeitada Morgana DiÂngelo decidiram seguir os novos conceitos de arte e liberdade. Além disso, as irmãs cortesãs Morelatto diziam esconder grandes segredos sobre o passado obscuro da senhora Morgana. Bastava apenas que alguém desencadeasse essa história oculta. Alguém que estava prestes a aparecer das cinzas para chegar ao topo. Em uma batalha às escuras entre fé, mentiras e ideologias distintas, “La Veritá” traz uma completa aula de História Renascentista, com uma variada gama de elementos culturais, artísticos, sociais, religiosos, de época e atuais, mostrando como uma vida pode se sustentar nas bases frágeis da hipocrisia, sendo sempre vencida pela verdade. Local: Auditório do Prédio 7 Painel de encerramento - Ensino de História e currículos: prescrições, práticas culturais e auditamentos (Carla Meinerz - UFRGS) - Do Currículo prescrito ao Currículo em ação: pressões, dilemas e escolhas (Cláudia Ricci - UFMG) Márcia Solange Volkmer (coordenação) Local: Auditório do Prédio 7 |
QUINTA-FEIRA - 10/11/2016 | |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
8h às 12h |
Colóquio de ensino e pesquisa: docência, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas Local: Auditório do Prédio 11 |
14h às 18h |
Colóquio de ensino e pesquisa: docência, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas Local: Auditório do Prédio 11 |
8h até 17h | Visita técnica: Conhecendo o Patrimônio Cultural do Vale do Taquari |
Texto: Nicole Morás
Nicole Morás
Nicole Morás
Nicole Morás
Nicole Morás
Nicole Morás
Nicole Morás