Com ótimo desempenho, Engenharia Elétrica conquista nota 4

Postado em 22/11/2016 08h31min

Por Nicole Morás

O curso de Engenharia Elétrica da Univates foi avaliado com nota 4, em uma escala de 1 a 5, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Esse conceito atesta o curso com um diferencial de qualidade, de acordo com os critérios estipulados na legislação vigente. O processo avaliativo foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro para fins de reconhecimento do curso.

De acordo com o coordenador do curso, professor Rodrigo Wolff Porto, os pontos que mais chamaram a atenção dos avaliadores foram a estrutura de laboratórios específicos do curso e a estrutura da Univates como um todo. “Além disso, a dimensão que melhor foi pontuada foi a do corpo docente. As diversas ações de extensão que os professores do curso e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) promovem contribuíram para uma excelente avaliação”, acrescenta ele.

“O principal diferencial do curso é estar atento ao que realmente se quer de um profissional de Engenharia Elétrica. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) está permanentemente analisando o perfil baseado em vários canais de avaliação para manter o curso sempre atualizado”, explica o coordenador, destacando ainda que o curso de Engenharia Elétrica procura atender às demandas da região. Desde a sua concepção, nós procuramos entender quais as necessidades das empresas da região e quais as competências necessárias para o diplomado de Engenharia Elétrica. O estágio supervisionado é um ponto interessante do curso, no qual a coordenação e os professores podemos ter uma amostragem para podermos continuamente reavaliar o perfil do diplomado do curso.

Para o estudante Mateus Vorpagel, os principais pontos positivos do curso de Engenharia Elétrica da Univates são a infraestrutura, com os laboratórios com equipamentos de última geração, o campus muito bem equipado com uma biblioteca com tecnologia de ponta, além de professores muito qualificados, com mestrado e doutorado, e que possuem experiência de indústria. “Também, a coordenação de curso é muito competente e sempre está pronta para ajudar no que for preciso. A nota 4 só mostrou a qualidade que temos em nosso curso. Estudar em um curso de excelência é um orgulho para mim”, afirma o acadêmico.

Conforme a Procuradora Institucional da Univates, Iranice Theves Heisser, o curso foi avaliado em três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, que recebeu conceito 3.7; Corpo Docente, que conquistou com conceito 4.6; e Infraestrutura, que obteve conceito igual a 4.2. A média das dimensões ficou em 4,16 e o conceito final do curso teve resultado 4. “Porém, na escala de 1 a 5 em números absolutos, a nota é arredondada para 4”, explica ela.

Texto: Nicole Morás

Professor Rodrigo Wolff Porto

Tuane Eggers

Curso recebeu visita de reconhecimento recentemente