Cursos técnicos são o caminho para entrar no mercado de trabalho

Postado em 08/12/2016 13h29min

Por Tiago Silva

Ensino aprofundado em uma área específica, acesso rápido ao mercado de trabalho, menor tempo de duração do curso e um diferencial no currículo. Essas são algumas das vantagens que um curso técnico proporciona. Pensando nisso, a Univates oferece 17 opções para o público, nas mais diversas áreas. As inscrições podem ser feitas, até o dia 13 de dezembro, pelo site www.univates.br/tecnicos. Na maioria dos cursos Técnicos não é necessária a conclusão do Ensino Médio para ingressar, mas, para receber o diploma de técnico, o estudante deve ter concluído esse nível de ensino.

Everaldo Belmonte é formado no Técnico em Eletroeletrônica da Univates há um ano. Buscou o curso para o crescimento profissional e hoje é supervisor de manutenção na Certel Energia. “Para seguir em minha carreira profissional, precisava do registro do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) em alguma área na parte elétrica. O curso que mais se adequou a minha necessidade foi o Técnico em Eletroeletrônica, na Univates”, conta ele. “Na grande maioria das empresas, hoje, no setor elétrico, por exemplo, o curso técnico é pré-requisito.”

Já Vitor Soares Vian escolheu o ramo da informática pela sua abrangência, pela necessidade do mercado e a falta de profissionais qualificados – “além de, claro, por gostar muito da informática  de modo geral”. Vian se formou no início do ano no Técnico em Informática. “Hoje trabalho com o desenvolvimento de aplicações web (voltadas para a internet). Sou desenvolvedor de software na ItCode Soluções Web”, diz o jovem de 19 anos, que acredita que um uma formação técnica é importante para almejar um crescimento profissional, “além de suscitar aquela ânsia por algo maior, como uma graduação e/ou especialização na área”, diz.

Mariele Ballestreri está cursando o segundo curso técnico na Instituição. Formada no Técnico em Vendas no começo do ano, a gerente da Loja Certel do município de Ilópolis atualmente cursa o Técnico em Administração. “Sempre trabalhei no ramo comercial e a escolha por esse curso visa a ampliar meus conhecimentos, aprimorando assim meu curriculum vittae”, ressalta ela. “As empresas buscam pessoas qualificadas  para trabalhar e o técnico é um dos caminhos mais fáceis e práticos financeiramente.”

O pensamento de Mariele é acompanhado por Paôla dos Santos. Por gostar da área da odontologia, a jovem optou por fazer o curso Técnico Auxiliar em Saúde Bucal. “Optei técnico de ASB para ficar mais próximo daquilo que eu gostava.” Ela conta que, para a inserção no mercado, os empregadores pedem conhecimento na área — algo que é proporcionado por um técnico. “Além de ser um período bem menor que uma graduação, em um técnico se aprende as principais teorias para serem usadas no dia a dia”, afirma.

Texto: Tiago Silva

Mariele fez o Técnico em Vendas e atualmente cursa o Técnico em Administração