Gestantes podem utilizar vagas especiais de estacionamento

Postado em 29/03/2018 10h35min e atualizado em 12/04/2019 15h04min

Por Artur Dullius

Espalhadas em diversos locais do campus da Univates, as vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência também podem ser utilizadas por gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, seja ela permanente ou temporária. O assunto esteve entre os temas mais reivindicados pelos estudantes na última Avaliação Institucional.

Conforme o coordenador do setor de Engenharia e Manutenção da Univates , Israel Pereira, a prática já vem ocorrendo dentro da Universidade, no entanto, garante que nem sempre existe o conhecimento por parte dos usuários. “Sempre que uma aluna gestante ou algum usuário com mobilidade reduzida solicita a utilização de uma vaga, o pedido é autorizado pelos agentes da Estapar”, conta Pereira.

Artur Dullius

Segundo ele, para a melhor organização do estacionamento, é indicado que o usuário cadastre a placa do seu veículo, pelo e-mail engenharia@univates.br, informando sua necessidade especial. “Esse pedido é feito para que em uma próxima utilização das vagas pela mesma pessoa não seja necessário realizar a abordagem para atestar sua necessidade especial garantida por lei”, explica.

Pereira esclarece que as placas que sinalizam as vagas de estacionamento especiais no campus da Instituição atendem à norma NBR 9050 - acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos -, à Resolução nº 236/07 do Contran (Volume IV - Sinalização Horizontal) e à Resolução nº 304/08 do Contran (Vagas de PCR). As sinalizações estabelecem que, além dos cadeirantes, essas vagas se destinam a gestantes e qualquer pessoa que apresente mobilidade reduzida.