Melhor universidade privada no conceito graduação do Sul do país, Univates comemora 51 anos

Postado as 17/01/2020 16:35:49

Por Nicole Morás

Theo Guterres

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, que comemora aniversário nesta sexta-feira, dia 17, inicia seus próximos 50 anos reconhecida como a melhor universidade privada do Sul do Brasil, conforme dados do Ministério da Educação (MEC), em relação ao conceito de graduação. Em nível nacional, a Instituição figura como a terceira melhor universidade privada nesse conceito.

O resultado representa a maturidade da Instituição com uma educação que impacta não só a vida dos seus estudantes e diplomados, mas também toda a região, que tem acesso ao conhecimento gerado na Univates por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse sentido, outros resultados também endossam a relevância da Univates, como a aprovação do mestrado em Ciências Médicas I, que origina o sexto Programa de Pós-Graduação da Universidade, o PPGCM.

Nicole Morás

Finalizamos 2019 com excelentes resultados, que comemoramos no ano do nosso cinquentenário. Iniciamos a trajetória de mais 50 anos com o mesmo empenho e dedicação para que a Univates siga sendo referência de qualidade e de envolvimento com a comunidade
Ney José Lazzari, reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates

Outros indicadores

Em relação aos dados do MEC, no Índice Geral de Cursos (IGC), a Univates é a 3ª melhor universidade privada da região Sul do País e a 6ª melhor universidade privada do Brasil. A Instituição manteve-se com nota 4 no IGC, considerada excelente pelo MEC (em uma escala de 1 a 5). Pouco mais de 20% das instituições do País alcançaram o índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (63%) com conceito satisfatório (nota 3).

Ainda sobre cursos de graduação presencial, alguns cursos obtiveram destaque, como  Design de Moda e Relações Internacionais alcançaram a nota máxima (conceito 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Já o curso de Odontologia recebeu nota máxima (nota 5) na visita de reconhecimento de curso, realizada em dezembro de 2019.

Na modalidade a distância, em avaliação in loco realizada pelo MEC para reconhecimento dos novos cursos EAD, os cursos da Univates foram avaliados com nota máxima. Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Financeira receberam o conceito máximo na escala de 1 a 5.

Em relação à pós-graduação, a Univates também obteve aprovação para as atividades do doutorado do PPG em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), o primeiro doutorado acadêmico da Instituição. Conforme o professor coordenador do programa, Ítalo Gabriel Neide, a Univates é a única universidade do Brasil que tem mestrado e doutorado no ensino acadêmico e no ensino profissional.