Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Instituições Comunitárias de Ensino agora têm um novo sindicato

Postado as 16/12/2020 16:52:41

Por Leonardo Seibel

As entidades mantenedoras de instituições comunitárias de Ensino Superior no Estado instalaram nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul - Sindiman/RS. Para celebrar o momento, foi realizada uma cerimônia virtual, que contou com a presença do presidente do Sindiman, professor Oto Roberto Moerschbaecher, de Ney José Lazzari, reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e de Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

O sindicato foi criado com o objetivo de representar e defender os interesses e direitos de suas associadas; celebrar convenções coletivas de trabalho; desenvolver estudos relacionados à categoria em todas as modalidades, bem como adotar toda e qualquer iniciativa que contribua para o desenvolvimento e a consolidação da educação.

Até então vinculadas ao sindicato do ensino privado gaúcho (Sinepe/RS), agora as comunitárias de Ensino Superior terão uma entidade própria. Com importante atuação e de grande representatividade no Estado, as comunitárias já se organizam, há mais tempo, no Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Elise Bozzetto

 

Conforme Oto Roberto Moerschbaecher, o dia de hoje é um marco histórico. “Embora o Sindiman já existisse há algum tempo, daqui pra frente iremos atuar como um sindicato de fato. Queremos, a partir deste ato, tomar o lugar que o Sindiman tem no contexto do cenário da educação do Rio Grande do Sul. Recebemos, desde o início, o apoio das entidades mantenedoras, disponibilizando profissionais que nos ajudaram a construir tudo isso”, afirmou ele.

 

Oto destacou algumas iniciativas importantes que o sindicato já deu início, como a criação da Central de Serviços Compartilhados, que em mais de dez ações conjuntas conseguiu economizar valores significativos para as instituições. “Agradeço imensamente a todos que contribuíram e tornaram possível. Esse sindicato é resultado de um trabalho de várias mãos e várias mentes, de pessoas que acreditaram e se envolveram e se comprometeram. Estamos passando por um momento muito desafiador, que nos exigirá uma capacidade de se reinventar, e quanto mais entidades representativas tivermos, que nos abram portas, melhor. Nos movemos em direção ao futuro com desafios. O trabalho está só começando”, completa.

Elise Bozzetto

 

Para Ney José Lazzari, a criação do sindicato foi mais um passo na consolidação das instituições comunitárias no Estado e no Brasil. “É a realização de um sonho. A consolidação dessas instituições tem se dado com muito trabalho, muito esforço e muita qualidade, e os resultados recentes do MEC mostram isso. E neste momento de pandemia em que vivemos, as instituições comunitárias tiveram um papel fundamental em suas comunidades, na interação com o setor de saúde, setores públicos, de cada município, de cada região em que elas estão localizadas”, afirma Lazzari.

Sobre o Sindiman/RS

O interesse pela criação de um sindicato patronal das Instituições Comunitárias iniciou em 2012, com o intuito de reunir numa entidade todas as instituições com características e interesses comuns. Foi assim que, em 28 de janeiro de 2016, foi criado o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul - Sindiman/RS. 

O Sindicato possui 13 instituições associadas e atua desde 2015 nas negociações trabalhistas com os sindicatos de professores e técnico-administrativos. Oito anos após a realização desse projeto, no dia 6 de novembro de 2020, ocorreu o deferimento do pedido de registro sindical do Sindiman, motivo pelo qual se realizou o evento desta quarta-feira.

Estão associadas ao Sindiman, as instituições e respectivas mantenedoras: Univates/Fuvates; Unisinos/Asav; Unisc/Apesc; UCS/Fucs; Urcamp/Fat; Feevale/ Aspeur; Unicruz/Fundação Unicruz; Unilasalle/Sociedade Porvir Científico; PUCRS/Ubea; UPF/Fundação UPF; Unijuí/Fidene; UCPel/Apac; e URI/Furi.

Membros da gestão 2019/2022

Diretoria

Presidente: Oto Roberto Moerschbaecher - Univates/Fuvates
Vice presidente de Secretaria: Felipe Barcarollo - Unisinos/Asav
Vice presidente de Finanças - Ana Maria dos Santos Hackbart - Ucpel/Apac
Vice presidente de Relações Humanas - Aragon Alberto Bergonci - Unisinos/Asav
Vice presidente de Ensino - Miguel do Nascimento Costa - Unilasalle/Sociedade Porvir Científico
Vice presidente de Assuntos Institucionais - Ney José Lazzari - Univates/Fuvates
Delegada representante - Isabel Cristina Arraes Degrazia - Puc-RS/Ubea

Conselho Fiscal

Eltor Breunig - Unisc/Apesc
Lauro Antônio Pasche - Unijuí/Fidene
José Luís Bressam - Unijuí/Fidene

Suplentes

Cesar Augusto Rothmund - Unisc/Apesc
Ana Maria dos Santos Hackbart - Ucpel/Apac, 
Renaldo Vieira de Souza - Unilasalle/Sociedade Porvir Científico
Aragon Alberto Bergonci - Unisinos/Asav
Isabel Cristina Arraes Degrazia - Puc-RS/Ubea
Nestor Henrique de Cesaro - Uri/Furi