PPG em Ciências Médicas recebe inscrições para 4 bolsas de mestrado

Postado as 06/04/2021 11:53:01

Por Nicole Morás

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe, até o dia 22 de abril, inscrições para quatro bolsas integrais de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/ppgcm.

As quatro bolsas são integrais, no valor de de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) cada uma, pelo período de 24 (vinte e quatro) meses, a contar do início da vigência da bolsa, previsto para a primeira quinzena de abril. Além disso, o aluno não pagará a mensalidade do curso.O início das aulas e da vigência das bolsas está previsto para o dia 22 de maio.

Para participar, o candidato deve ter título de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC ou equivalente em caso de estrangeiro (os candidatos ao mestrado que ainda não concluíram sua graduação e que pretendem participar da seleção devem apresentar documento comprobatório da previsão de conclusão para data anterior ao início da vigência da bolsa); b) ter disponibilidade de dedicação integral para o desenvolvimento da dissertação; c) ter currículo Lattes cadastrado e atualizado.

O processo de seleção consiste na avaliação do currículo dos candidatos e entrevista virtualizada. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital. Mais informações sobre o PPGCM podem ser obtidas pelo e-mail ppgcm@univates.b ou pelo telefone (51) 3714-7058.

O PPGCM

O programa, que tem como base a visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença, possui três áreas de concentração: de clínica médica, de tecnologias em saúde e de ciências do comportamento. O curso tem o objetivo de incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde e melhor entender às várias condições clínicas e aos transtornos de comportamento.

Outros objetivos do PPGCM são capacitar pessoas no campo das ciências médicas, criar e aperfeiçoar tecnologias e processos em saúde no atual contexto socioeconômico, com foco na criação de ferramentas para auxílio no diagnóstico e no tratamento de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. O programa ainda pretende implementar, em conjunto com as organizações locais, ações em saúde geradas a partir dos projetos desenvolvidos, promovendo inovações que agreguem melhorias aos índices de saúde da população local, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento.