Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nicole Morás

Trilha de Carreiras está disponível na Plataforma de Carreira da Univates

Postado as 08/06/2021 10:05:17

Por Lucas George Wendt

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, as iniciativas que envolvem o planejamento de carreira e abordam o tema com os estudantes durante a realização dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos serão intensificadas ao longo dos próximos meses. Além disso, em breve também serão realizadas atividades voltadas aos diplomados. 

Uma das ações inovadoras da Instituição acaba de ser lançada: é a Trilha de Carreiras, disponibilizada a todos os estudantes da Universidade por meio da Plataforma de Carreira. Para os estudantes que ingressam no novo formato de graduação da Univates, o Aula+, a Trilha de Carreiras já está inserida nas grades curriculares dos cursos. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes e também dos diplomados. O projeto procura englobar todos os estudantes e diplomados da Instituição, independentemente do curso, estágio do estudo ou de quando concluíram a formação na Univates. 

Ao acessar a Plataforma de Carreira da Univates, as atividades da Trilha estão disponíveis para que os interessados possam realizá-las de forma virtual, conforme sua disponibilidade de tempo. Ao cumprirem todas as etapas da Trilha planejada, além de se desenvolverem profissionalmente e começarem a sua estratégia de crescimento profissional, o estudante e o diplomado que concluírem as atividades recebem uma certificação validada pela Univates. 

Lucas George Wendt

Conforme a coordenadora da Central de Carreiras, psicóloga Janaína Schneider, a Trilha é ampla. “As atividades consistem em ações de identificação do perfil profissional, oferta de orientação de carreira, análise de currículo, preparação para entrevista, mentoria, entre outras que consideramos fundamentais para que o estudante tenha uma jornada assertiva de desenvolvimento de habilidades que vão além da formação técnica”, explica. 

O objetivo do trabalho é possibilitar que os estudantes da Univates possam se destacar no mercado de trabalho. A Trilha promove reflexão e análise sobre as soft skills, habilidades comportamentais e socioemocionais que o mercado de trabalho tem buscado mais intensamente. “É uma provocação para que o estudante e o diplomado compreendam que, dentro do conceito de lifelong learning, a graduação não é o fim, é apenas o começo da jornada”, informa Janaína. 

A expectativa é contribuir para o aumento dos índices de empregabilidade dos estudantes, ou seja, melhorar as possibilidades de inserção profissional. Também espera-se ofertar candidatos mais qualificados para o mercado, tornando a Univates uma referência em captação de talentos para as empresas da região do Vale do Taquari.

Como a Trilha está estruturada

A Trilha de Carreiras está estruturada em etapas com diferentes atividades. Algumas são fundamentais e outras, opcionais de acordo com os objetivos do estudante ou diplomado. Basicamente, as etapas são:

- perfil profissional com aplicação do Profiler;

- orientação profissional;

- elaboração do currículo e perfil; 

- busca de oportunidades; 

- preparação para entrevista;

- mentoria; 

- avaliação. 

Em caso de dúvidas, a equipe da Central de Carreiras da Univates está disponível por meio do e-mail carreiras@univates.br

Logo ods-8