Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Profissionais da UPA celebram trabalho na unidade que completa 9 anos e chega a 636 mil atendimentos

Postado as 10/03/2023 11:44:55

Por Laura Mallmann (Prefeitura de Lajeado) e Rafaela Schneider (Fundação Univates)

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado completa neste sábado, 11 de março, nove anos desde a sua inauguração, no dia de 10 de março de 2014, iniciando suas operações em 11 de março de 2014. O equipamento da atenção secundária da saúde, que atende casos de baixa e média complexidade, foi a nona unidade do Estado a entrar em funcionamento. Desde então, foram 636.135 atendimentos. Desde abril de 2019, a administração municipal tem a Fundação Univates como contratada para realizar a gestão da UPA. A unidade conta com equipe assistencial multiprofissional e sua estrutura dispõe de equipamentos que auxiliam no diagnóstico e na estabilização dos pacientes em casos de urgência e emergência. O serviço é referência no primeiro atendimento, para quadros de saúde agudos e/ou crônicos agudizados que exigem estabilização.

Em 2022, a UPA realizou 100.892 atendimentos, sendo que mais de 40% foram classificados como casos não urgentes (cor azul), que não necessitam de intervenção imediata. Anualmente, a UPA realiza pesquisas de satisfação para avaliar o atendimento no equipamento e, nos últimos três anos, a média variou entre 8 e 9 pontos (avaliação vai até 10). Em 2020, a média ficou em 9,21 pontos. Em 2021, a média ficou em 8,92. Já em 2022, a pontuação ficou em 8,37. Conforme o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio André Klein, a UPA é de extrema importância para atender pacientes de baixa e média complexidade, preenchendo uma lacuna entre a Atenção Básica de Saúde e o atendimento hospitalar de emergência e de alta complexidade.

“O atendimento desta unidade é essencial para o sistema de saúde do município e da região, já que realiza cerca de 8 mil consultas médicas por mês, representando cerca de 100 mil atendimentos gerais por ano. Em quase uma década de atuação, a UPA já se provou essencial em todos os sentidos e, quando tivemos aumento de demanda, como na pandemia de Covid-19 e no surto de dengue, a unidade ofereceu uma cobertura eficiente ao município. Lá também é realizado um gerenciamento pré-hospitalar encaminhando pacientes que necessitam de internação para hospitais, via regulação estadual. A UPA ainda mantém uma parceria com a Univates que auxilia o município a fazer um gerenciamento de qualidade no serviço. É uma unidade muito importante e com muitos serviços à disposição da comunidade”, ressalta Klein.

UPA em númentos

Número de classificações de risco desde o início da UPA até 2022:

01/04/14 até 31/12/22 – 636.135

Número de consultas médicas desde o início da UPA até 2022:

01/04/14 até 31/12/22 – 606.364

Pesquisa de satisfação:

2020 - Nota média de 9,21 (não foi feita entre fevereiro e agosto devido à pandemia)

2021 - Nota média de 8,92

2022 - Nota média de 8,37

Atendimentos a outros municípios:

Média/mês de municípios atendidos em 2022 - 154 diferentes municípios

Média/mês percentual de pacientes de outros municípios atendidos em 2022 – 10,14%

UPA no dia da inauguração

UPA no dia da inauguração

Arquivo Assessoria de Imprensa

UPA no dia da inauguração
UPA no dia da inauguração

Arquivo Assessoria de Imprensa

Assinatura do convênio para a UPA no Palácio do Piratini
Assinatura do convênio para a UPA no Palácio do Piratini

Arquivo Assessoria de Imprensa

Início das obras das UPA
Início das obras das UPA

Arquivo Assessoria de Imprensa

Inauguração da UPA
Inauguração da UPA

Primeiro dia de atendimento
Primeiro dia de atendimento

Arquivo Assessoria de Imprensa

Estrutura em construção
Estrutura em construção

Arquivo Assessoria de Imprensa

Histórico da UPA:

- 10 de julho de 2009: Assinatura do convênio para instalação da UPA em Lajeado, no Palácio Piratini.

- 11 de março de 2014: A UPA inicia o atendimento a pacientes. Durante a manhã, foram cerca de 20 pessoas que buscaram o atendimento médico de baixa complexidade.

- Entre 11 e 20 de março, com dez dias de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado, 942 usuários foram acolhidos, sendo 718 (76%) adultos e 224 (24%) crianças.

- 1º de agosto de 2014: O número de pacientes que procuram o setor de emergência do Hospital caiu pela metade. Antes da UPA, o HBB realizava em média de 3,3 mil consultas mensais, hoje está em torno de 1,5 mil.

- 18 de agosto de 2014: Serviço de radiologia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) começa a operar.

- 1º de abril de 2019: A UPA de Lajeado passou a ser gerida pela Univates, substituindo a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que desde 2014 fazia a gestão da UPA.

- 24 de novembro de 2021: A UPA fica entre as instituições do Brasil selecionadas para o projeto “Boas práticas em Cardiologia”, uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

- 1º de julho de 2022: A UPA passa a contar com um médico rotineiro, que atende de segunda a sexta-feira, no período da manhã, para realizar os atendimentos da Sala Vermelha.

- 14 de julho de 2022: A UPA recebe 13 camas elétricas (oito adquiridas com recursos próprios do município e cinco com repasses do governo federal). O valor total do mobiliário é de aproximadamente R$ 148 mil.

QUEM FAZ A UPA ACONTECER

Alex Vaz Borba

Alex Vaz Borba - Iniciou sua história na UPA em 2020 como Responsável Técnico do serviço de enfermagem. Desde outubro de 2021, é Coordenador Administrativo da UPA.

"Minha história na UPA começou em 2020, no início da pandemia de Covid-19. Foi um momento muito desafiador e de muito aprendizado para mim como profissional e como pessoa. Saber que faço parte de uma equipe que pode ajudar alguém em um momento crítico de saúde é um sentimento difícil de definir, pois a satisfação que gera ao saber que seu trabalho fez a diferença na vida de alguém é indescritível. Tenho muito orgulho de fazer parte da UPA Lajeado."

Rafaela C. R. Schneider - Saúde Univates

Fernando Joel Hammes

Fernando Joel Hammes

Fernando Joel Hammes - Paciente atendido pela UPA

"A UPA na minha vida é uma salvação. Se não tivesse este espaço eu não saberia para quem recorrer. A UPA tem bons profissionais e quando preciso de atendimento sou bem atendido, desde os recepcionistas até os enfermeiros e médicos. Nossa saúde tem profissionais muito bons."

Rafaela C. R. Schneider - Saúde Univates

Graziela Canan Mallmann

Graziela Canan Mallmann

Graziela Canan Mallmann - Técnica de Enfermagem na UPA desde fevereiro de 2021.

"Amo trabalhar na UPA. É algo que me faz ver a vida de um modo diferente, com mais empatia ao próximo. Nossa equipe de trabalho é como uma família, o que é muito bom para trabalharmos com mais alegria e engajamento. Trabalhando na UPA como técnica, senti a necessidade de me profissionalizar ainda mais e hoje estudo para ser enfermeira e continuar minha jornada na UPA."

Rafaela C. R. Schneider - Saúde Univates

Kauane da Silva Câmara

Kauane da Silva Câmara

Kauane da Silva Câmara - Recepcionista da UPA desde fevereiro de 2022.

"Gosto muito de trabalhar na UPA. Há muitas trocas de experiências e de histórias, tanto entre colegas quanto com os pacientes. Fiz amizades que levarei para a vida toda. Trabalhar na UPA me inspira e hoje percebo que quero seguir na área de saúde. Penso em cursar enfermagem para seguir minha história profissional na UPA."

Rafaela C. R. Schneider - Saúde Univates

Neiva Bianchetti da Silva

Neiva Bianchetti da Silva

Neiva Bianchetti da Silva - Enfermeira de formação, trabalha na UPA na área de gestão e de auditoria pela Secretaria Municipal de Saúde. Participou da construção do projeto interno da UPA, no final de 2013, e desde lá faz parte da história da UPA.

"Tenho muito orgulho de dizer que a estrutura interna da UPA foi equipada através das minhas mãos. Na época, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, pude adequar a UPA para receber as pessoas com qualidade, oferecendo atendimento de qualidade, 24h por dia. Ter a oportunidade de equipar uma Unidade de Urgência e Emergência para o município de Lajeado me fez crescer tanto como profissional quanto como pessoa. Isso não tem preço."

 

Rafaela C. R. Schneider - Saúde Univates

Vinicius da Silva Castro

Vinicius da Silva Castro

Vinícius da Silva Castro - Atuou como médico plantonista da UPA em 2020. Desde outubro daquele ano até hoje é o médico responsável técnico da UPA.

"É um desafio muito grande organizar o serviço médico da UPA. Somos responsáveis por receber as dores, as ansiedades das pessoas, e prezamos por manter um atendimento de qualidade com uma equipe engajada, pronta para cumprir seu papel. Sinto pela UPA muita gratidão, pois ela me ensinou uma outra forma de exercer a medicina, na área de gestão, sempre com foco nas pessoas."

Rafaela C. R. Schneider - Saúde Univates

Úrsula Jacobs

Úrsula Jacobs

Úrsula Jacobs - Foi farmacêutica na UPA entre 2014 e 2016. De 2016 a 2021, foi Coordenadora da UPA de Lajeado. Entre 2021 e 2022 foi Gerente da UPA 24h. Atualmente é Diretora de Serviços em Saúde da Univates.

"Comecei a trabalhar na UPA três dias antes da inauguração. Com muito orgulho ajudei a colocar o mobiliário, a compor as salas e a pensar nos fluxos e processos de trabalho. Acompanhei muitas mudanças ao longo destes anos e observar a evolução da UPA enquanto unidade, da tecnologia às pessoas, me traz uma satisfação enorme. A UPA é como um filho para mim, tenho um carinho imenso pelas pessoas e pelo trabalho que entregamos lá, pela forma acolhedora e atenciosa que prestamos o atendimento e pela constante busca em desenvolver um cuidado de excelência."

Quando procurar a UPA

A UPA trata-se de um serviço de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e a rede hospitalar. Ela funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, bem como faz o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de continuidade do cuidado.

 

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:

- Febre alta, acima de 39ºC

- Fraturas

- Cortes com pouco sangramento

- Infarto

- Derrame

- Queda com torção e, dor intensa ou suspeita de fratura

- Falta de ar intensa

- Crises convulsivas

- Dores fortes no peito

- Vômito constante

UPA 24h

UPA 24h

Lucas George Wendt

Logo ods