Bruna Alves

Inscrições para o programa Professor do Amanhã terminam nesta quinta-feira

Postado as 29/02/2024 08:16:14

Por Natalia Nissen

Termina nesta quinta-feira, 29, o prazo de inscrições para o programa Professor do Amanhã. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), concederá 46 bolsas de estudos para o curso de graduação presencial de licenciatura em Letras - Português e Inglês na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Além da bolsa que cobre os custos das mensalidades durante todo o curso, os estudantes selecionados também irão ganhar uma bolsa permanência no valor de R$ 800,00 mensais.

O objetivo do programa, realizado em parceria com as universidades comunitárias gaúchas, é formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do Rio Grande do Sul.

Os candidatos selecionados deverão cursar integralmente o curso ofertado pela Univates, observado o tempo de integralização curricular do curso, pois não será admitido aproveitamento de componentes curriculares no âmbito do programa Professor do Amanhã.

Requisitos para participar do processo seletivo

- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, preferencialmente, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
- ou ser professor efetivo da rede pública estadual, ter pelo menos três anos de exercício da profissão e não ser portador de diploma de graduação.
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 e ter obtido o mínimo de 400 pontos na média das notas na prova. A nota do Enem será utilizada como critério de seleção entre os candidatos inscritos.
- Comprometer-se a realizar prática de ensino, nos termos do art. 65 da Lei Federal no 9.394/1996, de, no mínimo, 300 horas, na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul.
- Comprometer-se a exercer, após a conclusão da graduação, o mínimo de 1.920 horas de atividades docentes no âmbito da rede pública estadual de ensino.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro neste link. O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 7 de março na página univates.br/editais.

Dúvidas sobre inscrições e seleção também podem ser esclarecidas pelo e-mail vemprauni@univates.br, pelo WhatsApp (51) 3714 7043 ou com a coordenadora institucional do Professor do Amanhã na Univates, professora Grasiela Kieling Bublitz, pelo e-mail gkib@univates.br.

Clique aqui para ler o edital e saber mais sobre o programa Professor do Amanhã.

Melhor curso do Brasil

O curso de licenciatura em Letras - Português e Inglês ofertado pela Univates na modalidade presencial é o melhor do Brasil no Conceito Enade. Clique aqui para saber mais sobre a avaliação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-10