O artista plástico Marcos Datsch presenteou a comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Taquari - Univates com uma escultura em reconhecimento à atuação durante o período das inundações de 2024. A obra foi entregue nesta quarta-feira, 13, à reitora da Instituição, Evania Schneider.
A escultura é feita em madeira e basalto retirados do leito do Rio Taquari após as cheias. Datsch explica que o cascalho não é oriundo da região, mas foi trazido pelas águas. A obra, com a pedra esculpida em formato de coração, representa a vida, a força e a solidariedade de pessoas e entidades que se envolveram com a comunidade naquele momento.
Segundo a reitora, a homenagem é estendida a todos os professores, técnico-administrativos e estudantes que se doaram à comunidade em diversas frentes durante um período tão delicado e que contribuem para a reconstrução do Vale. “Faço questão de que esta obra circule na nossa Universidade, para que todos possam prestigiá-la e receber este reconhecimento tão significativo”, afirma.
Ao todo, são 15 obras produzidas para homenagear entidades, lideranças regionais, órgãos públicos e de segurança e veículos de imprensa.
