
Autoridades fizeram o tradicional "corte da fita"Parceria entre Univates, Prefeitura e MP viabilizou obra
A partir de agora os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Lajeado contam com mais um importante serviço. Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, dia 5, a Farmácia-Escola, resultado de uma parceria entre Univates, Prefeitura de Lajeado (Secretaria de Saúde) e Ministério Público Federal. O projeto, que tem como objetivo oportunizar formação acadêmica, estágios na área, prestação de serviços farmacêuticos, além de dar assistência baseada no uso racional de medicamentos, recebeu investimentos de cerca de R$ 1,4 milhão.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades regionais, profissionais da área de Saúde e pessoas da comunidade. Antes dos pronunciamentos, houve apresentação do Coral Vocalize, que é patrocinado pela Univates. Em seu discurso, o secretário de Saúde de Lajeado, Renato Specht, destacou que o SUS ainda é um sistema novo, em função de sua dimensão, e que é o único sistema que visa a atender a todos de igual forma. "Saúde se faz com projetos e profissionais preparados e qualificados", disse ele, ressaltando a importância dos estágios realizados por estudantes da Univates nos diversos espaços do município. Segundo Specht, em 2010, 232 alunos de Enfermagem realizaram estágio nos postos de saúde de Lajeado.
Para o reitor da Univates, Ney Lazzari, os acadêmicos são, de forma direta, beneficiados por mais esta obra. "Já formamos 157 farmacêuticos. Hoje, são 1.521 alunos matriculados em oito cursos da área da Saúde na Instituição", relatou. Lazzari lembrou ainda que o objetivo da Univates é implantar, nos próximos anos, o curso de Medicina, também com o apoio regional. "Conseguimos aqui na Farmácia-Escola unir interesses da Prefeitura, da Univates e da comunidade regional, com o apoio do Ministério Público. Este é um espaço de trabalho, aprendizagem e que fornecerá às pessoas melhor atendimento", observou, frisando ainda o alto grau de interação e de confiança existente entre as organizações/entidades na região do Vale do Taquari. "Esse conjunto nos mostra o que é possível fazer", concluiu.
"É com o coração transbordando de alegria que falo a vocês". Com essa frase a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso iniciou seu discurso, destacando o binômio assistência-ensino. "Ganham os estudantes e ganha a comunidade", afirmou. A prefeita ressaltou que a concretização desse projeto representa um grande avanço na saúde e na educação e consolida o compromisso de priorizar ainda mais a atenção à área da saúde. Outro ponto importante lembrado pela prefeita é de que o local em que a Farmácia-Escola está instalada ajuda a revitalizar essa parte mais antiga da cidade. Também presente à solenidade, representando o Ministério Público Federal, esteve o procurador da República Nilo Marcelo de Almeida Camargo.
Localizado no Centro de Lajeado (rua Júlio de Castilhos, 215), o prédio conta com sala de atendimento individualizado para a prática do acompanhamento farmacoterapêutico dos usuários que receberem seus medicamentos na Farmácia Escola; sala de aula e de reunião de grupos de professores e de profissionais da saúde; ampla sala de entrega dos medicamentos aos usuários; salas de manipulação de medicamentos fitoterápicos, homeopáticos e de alguns dermatológicos.
Os usuários terão acesso, além da farmácia básica, a medicamentos manipulados, homeopáticos e fitoterápicos, bem como ao serviço de seguimento farmacoterapêutico. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail farmaciaescola@univates.br.
Texto: Tamara Bischoff
Crédito das fotos: Tamara Bischoff
Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.