Empréstimo de guarda-chuvas se expande para mais pontos do campus

Postado em 15/06/2018 17h17min e atualizado em 12/04/2019 14h59min

Por Ana Amélia Ritt

A partir desta segunda-feira, dia 18, a chuva não será mais problema no deslocamento entre os prédios do campus de Lajeado. Isso porque a Univates expandiu os locais de empréstimo de guarda-chuvas, que, além da Biblioteca, agora são na recepção dos Prédios 1, 8, 11, 16, 17 e 18. Para retirar, basta apresentar o cartão institucional e digitar a senha.

A ideia de expansão do empréstimo de guarda-chuvas surgiu a partir da solicitação de alunos na Avaliação Institucional e propõe a reutilização e o compartilhamento do material por parte de estudantes, professores, estagiários e técnico-administrativos da Instituição. O empréstimo pode ser feito com prazo de sete dias; se o material não for devolvido no período, será cobrada multa diária de R$ 2,70. Além disso, é possível devolver o guarda-chuva em qualquer recepção, não necessariamente na mesma em que você o retirou.

Passo a passo para o empréstimo

- Vá em uma das recepções dos Prédios 1, 8, 11, 16, 17 e 18 ou da Biblioteca;
- Peça o guarda-chuva;
- Apresente seu cartão institucional;
- Digite sua senha;
- Aproveite por até sete dias.

Início da Ideia

O empréstimo de guarda-chuvas já era realizado na Biblioteca Univates com o objetivo de ajudar estudantes a preservar livros e outros materiais emprestados em dias de chuva. “Buscamos oferecer um abrigo para deslocamento entre os prédios da Instituição, evitando que os materiais molhem ou fiquem muito expostos à umidade e, consequentemente, sejam danificados. Foi uma forma prática e simpática para atender a essa demanda”, explica a gerente da Biblioteca e da Editora, Ana Paula Lisboa Monteiro. Segundo ela, a aceitação foi positiva, “tanto que novas demandas foram surgindo, como, por exemplo, a de ampliar os postos de empréstimos e devoluções”, conta.