Curso de História da Univates é o melhor do RS

Postado as 28/12/2018 16:21:46

Por Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

Apenas 6% (43) dos cursos avaliados no Rio Grande do Sul (770) alcançaram a nota máxima (5, numa escala de 1 a 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro. Na Univates, o índice de notas máximas é de 35%, seis vezes maior do que a média estadual. Se comparado à média brasileira, a diferença é ainda maior: apenas 2,26% dos cursos no Brasil receberam nota 5, ou seja, a Univates conquistou média 15 vezes maior do que a média das universidades do País.

Elise Bozzetto

O curso de História foi um dos sete cursos da Univates que ficaram com a nota máxima. O curso tirou nota 5, sendo considerado o melhor do Rio Grande do Sul. Entre as universidades privadas, ele também é o segundo melhor do Brasil.

Nicole Morás

Conforme o coordenador do curso, Mateus Dalmáz, a qualidade do curso de História está no preparo de um profissional que tenha competência para atuar na docência e na pesquisa sobre história regional, nacional e internacional. “Cultura, sociedade, política e economia do Ocidente e do Oriente são estudados com olhar científico e multidisciplinar, com metodologias ativas e construtoras de conhecimento”, pontua. Para o docente, os diferenciais do curso da Univates são as vivências do estudante na história e na cultura regional e no cotidiano escolar do Vale do Taquari por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Diplomada do curso em 2009B, Karen Pires ainda permanece na Univates. Atualmente ela cursa doutorado em Ambiente e Desenvolvimento. “Sempre gostei de estar na Universidade. Durante a graduação de História fiz muitas amizades que permanecem até hoje, tive grandes aprendizagens, salientando que a formação em História foi um diferencial para além da formação acadêmica, foi para a vida”, comenta a estudante. Karen conta que, após a formatura, outras oportunidades surgiram para que ela permanecesse e continuasse seus estudos. “Acredito que a qualidade vem da dedicação dos professores do curso, da coordenação, que sempre incentivou e expôs a importância das avaliações externas, do empenho e do compromisso dos alunos e de toda a estrutura que a Univates oferece”, afirma.

Divulgação

Para ela, os anos durante os quais atuou como bolsista de iniciação científica foram marcantes. “A bolsa de iniciação científica me proporcionou novos conhecimentos e participação em eventos em outras universidades. Lembro também do momento em que participei da comemoração da transformação da Univates de centro universitário em Universidade. Outro momento muito especial para mim foi quando palestrei na semana acadêmica do curso de História em setembro deste ano”, recorda.

Além de exercer a função de professor em escolas de Ensinos Fundamental e Médio, o profissional formado em História pode trabalhar como assessor político, conduzindo campanhas e direcionando programas de interesse social, atuar em museus, galerias de arte, bibliotecas, como arqueólogo, prestar consultoria em produções cinematográficas, de televisão e resgate histórico das diversas formações sociais.

Inscrições abertas

A Univates oferece o curso de História nas modalidades presencial e a distância. As inscrições para o Vestibular (presencial ou a distância) podem ser feitas gratuitamente pelo site univates.br/vestibular. No caso das provas agendadas de redação, o vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova (são 17 polos disponíveis). O ingresso ainda pode ser feito por meio da inscrição da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou do aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior.

Nota alta também no IGC

Entre as instituições particulares gaúchas, a Universidade do Vale do Taquari é a segunda melhor no conceito graduação e a quarta melhor no Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC). A Instituição figura ainda entre as cinco melhores universidades privadas do Brasil no conceito graduação. Os programas de pós-graduação também tiveram destaque na avaliação do MEC: a Univates ficou entre as quatro melhores no conceito mestrado no Estado.

O IGC manteve nota 4, considerada excelente pelo MEC (numa escala de 1 a 5). Apenas 20% das instituições do País alcançam este índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (50%) com conceito satisfatório (nota 3).