Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pai e filha realizam pesquisa juntos na Univates

Postado as 02/12/2022 16:37:12

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Marcio Alves de Souza, natural de Monte Alegre, no Pará, atravessou o Brasil e chegou em Lajeado para realização de um sonho, concluir o mestrado e o doutorado em Biotecnologia. No decorrer de sua história, sua filha, Rita de Cassia Sarraf de Sousa, inspirada pelo pai, começou a compartilhar o interesse pela pesquisa científica. 

Assim, atualmente, Márcio está concluindo o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com auxílio de Rita, que hoje atua como bolsista de Iniciação Científica Júnior no projeto que ele desenvolve. 

Professor de Ciências Biológicas na rede pública estadual do Pará e já tendo concluído o mestrado em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, Marcio atualmente pesquisa o isolamento e a identificação de bactérias que têm atividade antagonista a fitopatógenos e que também atuam na promoção do crescimento vegetal, especialmente em limoeiros. 

Esta pesquisa ocorre sob orientação da professora doutora Camille Eichelberger Granada, que destaca o quanto é importante o exemplo dos pais para inspiração dos filhos: “ver a Rita, que é aluna do Ensino Médio, realizar atividades complexas em laboratório de biotecnologia pode ser decisivo para sua formação no futuro”. 

Rita recebe um auxílio financeiro (bolsa) do CNPq e atua no projeto de doutorado do pai. Estudante da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, de Lajeado, ela pretende seguir seus estudos na mesma área de atuação de Márcio, ingressando no Ensino Superior em uma carreira focada na área de Ciências Biológicas e da Vida. 

Para ele é uma satisfação poder pesquisar na companhia da filha. “Acredito estar incentivando-a a seguir no caminho da formação científica. Fazemos experimentos relacionados ao meu projeto de pesquisa de doutorado, e isso é muito bom. No entanto, nunca podemos esquecer que a Rita é aluna do Ensino Médio, assim precisamos passar todos conhecimentos básicos para que ela possa compreender as atividades que está realizando”, destaca ele, que recorda o começo de seu próprio envolvimento com a ciência.  

“Desde jovem participei de clube de ciências na escola e depois segui na graduação. A iniciação científica no ensino médio é extremamente importante para o crescimento pessoal e profissional de cada aluno. Tenho certeza que isso contribuirá de forma significativa para a vida acadêmica da minha filha”. 

Saiba mais

O trabalho da professora Camille, no qual Márcio e Rita estão inseridos, tem como foco a seleção e a caracterização de microrganismos visando a sua utilização em processos biotecnológicos, principalmente aplicados às áreas de biodegradação de corantes sintéticos, promoção de crescimento de plantas, na produção de bioenergia e no desenvolvimento de produtos alimentícios probióticos. O projeto de pesquisa que reúne os três é intitulado “Isolamento e caracterização de bactérias promotoras de crescimento de limoeiros (Citrus x latifolia) para prospecção de porta enxertos resistentes à Gomose de Phytophthora”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Logo ods