Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

ACI-E, de Encantado, e Univates firmam parceria para Programa Jovem Aprendiz

Postado as 16/12/2022 14:06:44

Por Assessoria de imprensa da ACI-E

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Com informações do site da ACI-E 

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e a Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram parceria para a realização do Programa Jovem Aprendiz em Encantado.

A ideia é oportunizar que empresas encantadenses e da região alta do Vale do Taquari qualifiquem adolescentes e jovens aprendizes a fim de suprir as necessidades das organizações, sobretudo na área de Tecnologia da Informação (TI).

No dia 23 de janeiro de 2023 iniciam as aulas do curso de Operador de Sistemas de Computador, com alunos com idade entre 14 e 24 anos, matriculados em escolas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior. 

A diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, professora Edi Fassini, comenta que o Programa Jovem Aprendiz é obrigação imposta pela legislação e fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para as empresas investirem na formação de futuros colaboradores, competentes e forjados na cultura da empresa”, explica.

Ela chama a atenção para o fato de que Encantado vem apresentando dificuldade de preenchimento de vagas para diferentes funções. “Por isso, investir na formação de jovens, desde um recrutamento  sério, e apostar num curso que visa a preparar para o uso de tecnologias computacionais é garantir profissionais com habilidades amplas para diferentes funções”, acrescenta.

As empresas interessadas em oportunizar o curso a seus jovens aprendizes podem se inscrever na Associação.

A executiva da ACI-E, Bernardete Rissi, explica que a entidade também vem auxiliando as empresas na contratação dos jovens. “Nós captamos os currículos desses jovens e os enviamos para as organizações”, diz. “Estamos em contato permanente com os gestores e líderes do Jovem Aprendiz, responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos e diretores das empresas, a fim de acompanhar e ajustar o processo sempre que necessário”. 

Mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz podem ser obtidas pelo WhatsApp corporativo da ACI-E, no telefone (51) 3751-2255, e pelos telefones (51) 3751-2876 e (51) 3751-3432.

Metodologia do curso

De acordo com Edi, o curso foi planejado a partir da necessidade, constatada na região, de profissionais que compreendam o funcionamento de softwares, as linguagens de programação e diferentes ferramentas de TI para se movimentarem com mais autonomia em diferentes postos de trabalho.

“As tarefas manuais estão sendo cada vez mais substituídas por equipamentos controlados pela informática. Em ambientes administrativos, comerciais, serviços em todos os segmentos e até no chão de fábrica, o que predomina é a informática e a automação de processos. Contudo, há e sempre haverá a necessidade de pessoas com conhecimento para pensar, programar e intervir na hora em que a máquina para”, salienta.

A professora antecipa que o aluno, embora não vá aprender em dois anos a ser um programador, estará alfabetizado nas bases da linguagem computacional, sendo desenvolvido no pensamento lógico para buscar soluções para problemas que as empresas enfrentam. “E se no ambiente da empresa lhe for dada oportunidade para aprender, será um colaborador comprometido e vestirá ‘a camisa’ com orgulho e gratidão”, acredita.

Divulgação/Univates


Experiência desafiadora e positiva

A coordenadora e responsável pelo setor de Recursos Humanos da Fontana S/A, Priscila Lanzini Bastos, conta que a experiência da empresa de Encantado com jovens aprendizes vem de muito tempo. “É desafiador, pois estamos lidando com nossa futura geração de trabalho. No geral, tem sido uma iniciativa bem positiva, tanto é que conseguimos realizar algumas contratações após o período/contrato de aprendizagem”, afirma.

Divulgação/Univates

É o caso de Tailan Ferreira, 19 anos, que começou na Fontana como jovem aprendiz em 2020, no setor de TI, e agora decidiu seguir no ramo. Atualmente, ele faz o curso Técnico em Informática e integra a equipe de colaboradores efetivados desde março deste ano. “Meu primeiro contato com o mundo do trabalho foi como jovem aprendiz da Fontana. Aprendi várias coisas. A oportunidade no setor de TI foi crucial na minha carreira profissional, pois decidi me qualificar e seguir nessa área”, destaca.

Divulgação/Univates






Atualmente, a Fontana conta com 11 jovens aprendizes nos setores administrativos da empresa. “Vários deles são filhos dos nossos colaboradores, como é o caso da Kamili, filha do nosso funcionário Moisés Vieira. Gosto de dizer e pensar que é uma admiração e dedicação pela empresa que passa dos pais para seus filhos”, afirma Priscila.

Divulgação/Univates

Ampliação da rede de contatos

Atual orientadora educacional no Colégio Cenecista Mário Quintana, de Encantado, Elisabete Bertella viveu a jornada do primeiro emprego como jovem aprendiz no Sicredi Região dos Vales. “Era uma instituição que estava bem adequada para receber esse tipo de colaborador. Pela primeira vez estive em um ambiente empresarial, onde eu tinha responsabilidades diferentes: precisava aprender a me relacionar, a ter uma comunicação assertiva, a ter postura e a compreender como era o funcionamento de uma empresa”, explica Elisabete, que logo na sequência foi contratada pela ACI-E. 

Ela ressalta que a trajetória como jovem aprendiz lhe possibilitou ampliar a rede de contatos. “Pessoas que pude conhecer e que me conheceram. Pude mostrar meu valor de trabalho e depois ser lembrada em outros espaços em que pude trabalhar”, diz. “Essa experiência possibilita ao jovem mais autonomia, autoria e responsabilidade. Ele começa a se sentir uma pessoa que terá um protagonismo, podendo desenvolver habilidades socioemocionais para resolver problemas reais que vão surgir”. 

Logo ods