Pesquisa aponta Inovates como a marca mais lembrada dentre as Aceleradoras de Negócios e Startups do Vale do Taquari

Postado as 03/01/2023 10:55:50

Por Lucas George Wendt

A Incubadora Tecnológica da Universidade do Vale do Taquari - Inovates foi, recentemente, destacada como a marca mais lembrada dentre as Aceleradoras de Negócios e Startups do Vale do Taquari em uma pesquisa realizada pelo Grupo A Hora e anunciada como TOP 100.

A Inovates foi instituída pela Resolução 156 da Univates, em 16 de dezembro de 2003, com o nome de Inovatec, tendo como objetivos gerais estimular o espírito empreendedor, apoiar a formação e a consolidação de micro e pequenas empresas de base tecnológica e apoiar a formação e a gestão de empreendimentos associativos. Logo ela completará duas décadas de atuação.

Ana Amélia Ritt

Tem como alvo empreendimentos de produção e prestação de serviços, principalmente das áreas-foco desse ambiente de inovação (alimentos, meio ambiente, energias renováveis e saúde e bem-estar), que se caracterizam pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e resultados. A Inovates é vinculada ao Tecnovates e conta com equipe dedicada às suas atividades administrativas e com o apoio de uma equipe de mentores nas áreas de empreendedorismo, gestão, mercado, tecnologia e capital.

As empresas incubadas na Inovates, além de acesso à estrutura física, recebem apoio e auxílio de profissionais para implementação dos seus negócios, tanto em questões técnicas como de gestão. Para essas empresas também há apoio para a participação em feiras, cursos e eventos organizados internamente ou por entidades externas.

Contando com o apoio e o suporte do Tecnovates e da Univates, a Inovates vem ampliando sua estrutura para auxiliar e prestar orientação a um número maior de empreendedores que investem em um negócio próprio.

Conforme os dados mais recentes, de 2020/2021, a Inovates tem 53 empresas parceiras, entre 22 pré-incubadas, 12 incubadas e 19 graduadas em atividade. De um total de 23 empresas graduadas no processo de incubação, 19 estão em funcionamento e quatro encerraram suas atividades.

Como foi realizada a pesquisa?

A pesquisa TOP 100  foi realizada pela empresa Macrovisão e os questionários foram aplicados a mais de 400 formadores de opinião. Conforme o Grupo A Hora, a pesquisa abrangeu cidades das microrregiões de Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia.

A premiação é meritória, sem cobrança pelo reconhecimento. O estudo detalhado das marcas mais lembradas foi apresentado ao público na revista Valores, lançada durante a Expovale+Construmóbil, em novembro de 2022.

Logo ods