Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnovates é o Ambiente de Inovação mais lembrado no Vale do Taquari

Postado as 05/01/2023 11:55:20

Por Lucas George Wendt

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates foi, recentemente, destacado como o Ambiente de Inovação mais lembrado do Vale do Taquari em uma consulta pública realizada pelo Grupo A Hora e anunciada como TOP 100. 

No ecossistema de tecnologia, empreendedorismo e inovação do Vale do Taquari, que se confirma com a existência do Tecnovates, estão reunidas mais de 100 empresas, dentre aquelas que já tiveram vínculo e as atuais 81 empresas vinculadas. Um conjunto de cerca de 500 pessoas está ligado diretamente ao Parque ou às empresas relacionadas. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, entende que o Tecnovates tem como uma de suas finalidades buscar a sinergia entre as atividades realizadas pelos pesquisadores da Univates. 

O Parque é mais do que um espaço onde as organizações encontram subsídio para solucionar seus problemas. É um gerador de oportunidades para a construção de novos conhecimentos e a proposição de alternativas para o aperfeiçoamento de processos, com a finalidade de agregar valor para as organizações, independentemente de sua natureza jurídica, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Carlos Cândido da Silva Cyrne, professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates.

Como foi realizada a pesquisa?

A pesquisa foi realizada pela empresa Macrovisão e os questionários foram aplicados para mais de 400 formadores de opinião. Conforme o Grupo A Hora, a pesquisa abrange cidades das microrregiões de Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia. 

A premiação é meritória, sem cobrança pelo reconhecimento. O estudo detalhado das marcas mais lembradas foi apresentado ao público na revista Valores, lançada durante a Expovale+Construmóbil, em novembro de 2022.

Lucas George Wendt

Saiba mais sobre o Tecnovates 

O Parque oferece a pessoas e empresas nacionais e internacionais estrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), principalmente nas áreas de tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias em saúde e bem-estar, tendo como suporte as tecnologias da informação e da indústria criativa.

O Tecnovates tem quatro focos de atuação: 

- residência de negócios que querem fazer parte do ambiente de inovação;
- associação externa de empresas, para aqueles que pretendem compartilhar experiências e conviver com o ambiente de inovação; 
- incubação de negócios, para aqueles que desejam levar adiante suas ideias e consolidar negócios inovadores; e 
- projetos de pesquisa e desenvolvimento e serviços tecnológicos, para parceiros que querem avançar em soluções para seus problemas tecnológicos ou desenvolver novos produtos, serviços, metodologias ou processos inovadores. 

Ensino no Tecnovates 

O Tecnovates é um dos espaços que presta suporte às atividades de ensino na Universidade, sendo acessado por estudantes dos cursos de graduação e técnicos de diferentes áreas. Disciplinas de diferentes cursos, como Administração Financeira II, Economia Industrial e Projeto Audiofônico e Audiovisual de Comunicação, acontecem vinculadas ao Parque, atraindo estudantes, professores e empresas parceiras para atividades em conjunto. Iniciativas como a Clínica Jurídica e os Desafios Aula+ também promovem a interação dos estudantes com o Parque. 

Histórico do Tecnovates 

A história do desenvolvimento tecnológico e, por consequência, do Parque Científico e Tecnológico inicia no ano de 1993, quando foi criado o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari – PMT/VT, por meio de um programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Acervo do CMDPU - Univates

A Inovates - Incubadora Tecnológica da Univates foi instituída em dezembro de 2003, como um órgão ligado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado. Tem como alvo empreendimentos de produção e prestação de serviços que se caracterizam pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e resultados. O PMT/VT deu origem, em 2004, ao Unianálises. 

Atualmente os laboratórios não mantêm vínculo direto com o Parque, no entanto seguem contribuindo para a qualificação da produção de alimentos e fármacos e para a redução do impacto ambiental no Vale do Taquari e, mais recentemente, em Nova Mutum/MT. Em 2014 foram inauguradas as novas estruturas físicas do Tecnovates, com aproximadamente 5.200 m² de área construída entre área predial e laboratorial, em um terreno de cinco hectares, agregando empresas residentes e incubadas. 

O Tecnovates faz parte da rede de parques cadastrados no Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTEC) e associado à Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp). Em 2016 o Tecnovates passou a ser associado da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), associação internacional de parques científicos e área de inovação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods