Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Acadêmico do curso de Medicina da Univates publica artigo em revista de reconhecimento internacional

Postado as 22/02/2023 11:35:20

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

O estudante do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates Renato Luís Pessôa, em conjunto com o professor Alexandre Kieslich da Silva e com a preceptora Luiza Silveira Lucas, publicou um estudo inédito sobre a diminuição das internações por transtorno do uso de álcool no Brasil.

Os autores investigaram a base de dados do DataSus sobre as internações por alcoolismo no País após a reforma psiquiátrica. Os achados foram divulgados na revista científica Trends in Psychiatry and Psychotherapy. 

Natural de Vacaria, o jovem de 22 anos está no 8º semestre do curso de Medicina e explica que os objetivos do estudo foram analisar a tendência de internações por transtorno do uso de álcool (TUA) nas regiões brasileiras e estabelecer sua relação com unidades de saúde mental. Os achados representam o perfil sociodemográfico das hospitalizações por desordens do uso de álcool no Brasil e a relação com o novo modelo de assistência à saúde mental definido na Reforma Psiquiátrica de 2001. 

“A relevância do tema está no alto impacto causado pelas desordens do uso de álcool, que é uma das grandes causas de anos de vida perdidos por pessoas no Brasil. O conhecimento do sistema de atendimento a esses indivíduos é necessário ao profissional de saúde para poder fornecer o tratamento adequado para cada paciente”, informa Pessôa.  

Divulgação/Acervo pessoal

Como a pesquisa foi feita 

Os dados foram coletados por meio do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES). Foram utilizados modelos de regressão linear para estimar o impacto nas internações por  TUA depois da diminuição dos leitos psiquiátricos no SUS e do aumento do número de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) 

Quais os resultados?  

No período de 2015 a 2020, foram registradas 298.735 internações por TUA no SUS. A maioria das internações foi do sexo masculino (88,8%). Indivíduos com 60 anos ou mais representaram 11,7% dos casos. A maior concentração de internações ocorreu na região Sul (40,1%). A taxa de internações por leito manteve-se relativamente constante. O aumento do número de CAPS entre 2015 e 2020 no Brasil foi associado à diminuição dos leitos psiquiátricos no SUS, que foi associada à diminuição das hospitalizações por desordens do uso de álcool.  

Divulgação



O que concluem os pesquisadores

As orientações de priorização de outras formas de atendimento, como, por exemplo, os realizados nos CAPS, estão associadas à diminuição das internações por TUA. Nessas condições, os pesquisadores destacam a importância do treinamento adequado dos profissionais de saúde para o encaminhamento correto para internação dos pacientes que necessitam de intervenção hospitalar. “A maioria desses indivíduos hoje é tratada nos Centros de Atenção Psicossocial. Porém é importante que cada paciente seja avaliado de maneira individualizada, sendo necessária a hospitalização para o melhor manejo de casos graves”, complementa o estudante. 

Logo ods-4