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Clínica-Escola de Fisioterapia realizou mais de 5 mil atendimentos em 2022

Postado as 12/04/2023 15:09:08

Por Lucas George Wendt

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A Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi inaugurada no ano de 2007. Desde 2010 ela tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitou a ampliação dos atendimentos em fisioterapia e hidroterapia à comunidade. 

O serviço da Clínica ocorre de forma integrada com a área acadêmica. As disciplinas práticas do bacharelado em Fisioterapia, os projetos de extensão da Instituição e as atividades voluntárias e do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial ocorrem nas dependências da Clínica-Escola, sendo todas as atividades supervisionadas por profissionais fisioterapeutas e/ou docentes do curso.

Lucas George Wendt

Ao longo de 2022, o espaço realizou 4.761 atendimentos. Destes, 69% foram realizados em atividades de ensino do curso de Fisioterapia e 31% por meio da equipe de Fisioterapia da CEF. “A maior parte dos nossos atendimentos é voltada para pacientes provenientes do SUS, que são encaminhados pelo para serem atendidos nas disciplinas ou estágios do curso”, explica a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Lydia Koetz Jaeger. Ainda, durante o ano também aconteceram no local as ações do Ambulatório Pós-Covid-19, que realizou 715 atendimentos.

Relevância do espaço para a formação do estudante  

A diplomada do curso de Fisioterapia Rafaela Bruxel Möesch foi uma das estudantes que, ao longo da formação, atuou na CEF. Rafaela se formou recentemente, em 2022B. “Como estudante, do quarto ao décimo semestre do curso, realizei atendimentos a pacientes em disciplinas e em estágio ambulatorial, e também atuei como estagiária do Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid-19 e voluntária, explica a diplomada, estabelecendo a relevância da CEF na formação dos estudantes ao listar os diferentes vínculos que teve com o local durante a graduação.  

Divulgação/Acervo pessoal


A fisioterapeuta atuou na avaliação e atendimento de pacientes da rede pública de saúde, em disciplinas e no estágio curricular, além de trabalhar na organização do Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid-19, onde pôde realizar atendimento a pacientes, por meio de uma vaga de estágio não obrigatório. 

Para Rafaela, a disponibilização de uma Clínica-Escola pela Universidade permite o contato dos estudantes com toda a rede de saúde. “Além de realizar o acompanhamento de diferentes pacientes ao longo do curso, o espaço em si foi fundamental para o meu processo de aprendizagem. A CEF oferece toda a estrutura necessária para aliar a teoria à prática, contemplando todas as áreas da fisioterapia”, complementa. 

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