Campanha organizada por estudantes contribui para aumento de quase 70% na arrecadação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Lajeado

Postado as 27/04/2023 10:25:52

Por Redação Univates

Com informações de Independente

Estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Lajeado (Comdica), criaram uma campanha de incentivo à doação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para projetos sociais do município. A iniciativa desenvolvida em sala de aula, coordenada pelos professores Marcus Staudt e Fábio Kraemer, buscou conciliar a teoria e a prática para gerar benefícios para a cidade. Saiba mais aqui

Em 2022, a campanha foi veiculada em Lajeado e R$ 832 mil foram destinados ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA). Conforme o professor Kraemer, a meta do projeto-piloto era aumentar em 30% a arrecadação, mas houve um acréscimo de quase 70% em comparação ao valor arrecadado no ano anterior. Segundo a diretora do Sincovat, Gisele Hofstetter, a partir dos dados informados pela Receita Federal, o potencial de arrecadação em Lajeado é superior a R$ 4,5 milhões.

“Em Lajeado, são mais de 30 projetos e entidades beneficiados pelo Fundo. Projetos que dão novas perspectivas para crianças e adolescentes. No futuro, essas crianças e jovens vão ingressar no mercado de trabalho, atuar nas mais diversas áreas e também contribuir com impostos, que podem gerar benefícios para a nossa comunidade”, ressalta o professor Kraemer.

Campanha em 2023

A partir deste ano, a campanha abrangerá todos os municípios da área de atuação do Sincovat. Para garantir a divulgação da ideia, os profissionais da área contábil são aliados da iniciativa. Kraemer afirma que os contadores, além de identificar quais contribuintes estão aptos a destinar parte do imposto pago para projetos sociais, também auxiliam na divulgação da campanha e conscientização sobre a importância de manter os recursos na região.

Logo ods-10