Como a Autoavaliação dos cursos contribui para a Univates ser uma das melhores IES do Brasil

Postado as 27/04/2023 11:46:58

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Para obter o reconhecimento, a Instituição passa por diversas avaliações que determinam os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado anualmente e é o indicador que compreende a atribuição da “Nota do MEC” para a instituição. O IGC atesta a qualidade de todos os cursos de graduação e de mestrado e doutorado ofertados pela instituição, a partir da avaliação da infraestrutura, do corpo docente, dos recursos oferecidos e das metodologias de ensino adotadas.

Assim como as avaliações externas são importantes para a comunidade acadêmica, existe um trabalho interno feito de forma constante para assegurar a qualidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, e que também baseia os indicadores atribuídos pelo MEC. A Autoavaliação Institucional é um instrumento obrigatório para todas as IES do país. É por meio desse processo, conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que a Univates identifica necessidades de aprimoramento dos cursos e que a comunidade acadêmica manifesta suas opiniões e sugestões sobre o corpo docente, os cursos, as atividades pedagógicas, a infraestrutura e os serviços.

A Autoavaliação acontece em todos os níveis de ensino e em momentos diferentes do ano. Alunos, professores, tutores de cursos de idiomas, técnicos, de graduação presencial e a distância e de Pós-Graduação participam do processo. A ferramenta é uma oportunidade para que todos façam suas contribuições para que a Univates continue sendo uma das melhores Universidades do Brasil.

Como participar

A Autoavaliação é feita por meio de um formulário on-line, que pode ser respondido pelo celular, tablet ou computador. Estudantes, professores e tutores avaliam a coordenação de curso, os componentes curriculares, o corpo docente e tutorial e as tecnologias de informação e comunicação disponíveis.

- É muito fácil!

O processo é rápido e o formulário pode ser respondido em até cinco minutos. Mas, se o usuário quiser responder aos poucos ou editar alguma informação, pode acessar o formulário a qualquer momento até o final do prazo da avaliação.

- É anônimo!

A CPA elabora relatórios a partir das respostas dos formulários e encaminha para os setores implicados para dar andamento aos apontamentos identificados na Autoavaliação. As informações são anônimas e nenhum respondente é identificado durante a tabulação dos dados ou encaminhamentos feitos a partir do preenchimento do formulário.

Na última questão, o usuário ainda pode discorrer sobre qualquer tema que julgar importante para o processo. É a oportunidade de fazer apontamentos sobre algum serviço oferecido pela Univates, sobre eventos ou outras atividades institucionais realizadas, sobre canais de comunicação etc.

Datas dos processos 2023A

- Autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e cursos técnicos: 24 de abril a 18 de junho. Clique aqui para participar!

- Autoavaliação dos cursos de graduação a distância: 12 de junho a 9 de julho.

- Autoavaliação dos cursos de Idiomas: 24 de abril a 28 de maio.

- Os cursos de pós-graduação também possuem formulários de Autoavaliação disponibilizados aos estudantes no final de cada período do curso.

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Neste formulário, o usuário pode indicar sugestões de reposição de materiais, consertos a serem realizados e avaliar os serviços oferecidos no campus.

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional e Avaliação de Serviços e Infraestrutura podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br

Confira também:

Saiba mais sobre a importância da Autoavaliação Institucional

Reitoria ouvirá lideranças de turma em maio

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4