Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes criam solução tecnológica para Prefeituras

Postado as 28/04/2023 12:28:19

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

 

Divulgação

A inovação e o empreendedorismo são temas que estão em alta. Empresas têm buscado atualização por meio da inovação em seus processos e produtos. Na educação, os cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade do Vale do Taquari - Univates têm dado grandes passos nesse segmento. Há alguns semestres os cursos de TI deram início a uma nova forma de realizar os trabalhos de conclusão de curso (TCC), sendo estes voltados para criação de produtos e formação de empresas. 

Até o momento foram realizados quatro trabalhos nesse novo formato. Em 2023 os cursos de TI resolveram avançar ainda mais, executando seu primeiro TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em dupla, ou seja, dois alunos estão desenvolvendo o trabalho final de forma compartilhada. Esse trabalho enquadra-se na categoria Produto/Empreendedorismo, estabelecida pelo colegiado do curso.

Zeno Sbardellotto

Zeno Sbardellotto

Divulgação/Acervo pessoal

Zeno Sbardellotto
Zeno Sbardellotto

Divulgação/Acervo pessoal

Mateus Roveda
Mateus Roveda

Divulgação/Acervo pessoal

Prefa Digital

Nessa nova modalidade, a proposta passou por avaliação do conselho de curso, que ponderou e avaliou a possibilidade de realização nesse formato. O trabalho é orientado pelo professor Fabrício Pretto. Os alunos Mateus Roveda e Zeno Sbardellotto Júnior, ambos do curso de Engenharia de Software, estão desenvolvendo a solução Prefa Digital, um produto que busca conectar governos municipais e cidadãos por meio de uma plataforma digital ágil e eficiente. Interessados em conhecer a iniciativa podem obter mais informações por meio do e-mail contato@prefa.digital ou pelo Instagram ou LinkedIn. 

Ao gestor público, os dois oferecem uma ferramenta de rápida criação e propagação de comunicação que alcança toda a população em poucos segundos. O cidadão, com a utilização de um aplicativo móvel, passa a ter um canal direto para comunicar-se com a gestão pública. Envio de solicitações, bem como recebimento de notificações sobre assuntos importantes do município, como campanhas de vacinação, períodos de matrícula ou situações emergenciais, podem ser comunicadas rapidamente por meio do aplicativo. 

No início do ano, a equipe da Prefa Digital participou do edital Acelera 2.0 promovido pelo governo municipal de Lajeado. A conquista do 3º lugar no edital deu um passaporte direto para os palcos no Gramado Summit, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril de 2023. Muito aprendizado e muitas trocas de contatos no evento foram alguns dos frutos dessa participação. 

Neste momento a equipe prospecta visitas a Prefeituras para apresentação do produto. A participação em eventos voltados para a área da inovação também está no radar da equipe. O TCC será apresentado pela dupla em julho. 

“O empreendedorismo tem se tornado uma boa prática acadêmica, na qual os profissionais ingressam no mercado de trabalho com sua própria empresa já estruturada. A Universidade segue com o compromisso de incentivar que novos trabalhos inovadores sejam criados e aplicados para benefício da sociedade”, avalia o professor Fabrício Pretto. 

Logo ods