Estudo pioneiro na região caracterizou a microbiota do leite em laticínios do Vale do Taquari

Postado as 05/05/2023 12:49:21

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

Teo Do Rio

Realizado por Thais Müller para sua tese de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, um novo estudo teve como objetivo avaliar a microbiota do leite produzido na região central do estado. Para a caracterização dos microrganismos, a pesquisa utilizou o sequenciamento genético.

O leite é um alimento rico em nutrientes e possui diversos tipos de microrganismos, que compõem a sua microbiota. A determinação da microbiota do leite para verificação de sua qualidade é algo novo, que vem sendo estudado em todo o mundo, inclusive na produção do Vale do Taquari, que, segundo a pesquisadora, ainda não havia sido submetido a esse tipo de abordagem.

Thais, que teve como orientadora a professora Dra. Claudete Rempel e como  coorientadora a professora Dra. Mônica Jachetti Maciel, vê a importância dessa  pesquisa como uma oportunidade para compreender quais espécies de microrganismos estão presentes no leite produzido na região e o motivo de estarem presentes.

Divulgação/Acervo pessoal

“O estudo da microbiota dos alimentos, dentre eles o leite, é de extrema importância para compreender melhor os microrganismos existentes e a sua atuação. Os microrganismos presentes no leite são responsáveis por diversas de suas características. Alguns são benéficos e podem ser utilizados em processos para a geração de produtos lácteos. Outros, porém, podem diminuir a sua qualidade, provocando até mesmo o seu descarte, em casos mais extremos”, explica Thais.

Para realizar seu estudo, a pesquisadora analisou três tipos de leite em dois laticínios da região: leite cru refrigerado, que chega às empresas por meio dos caminhões-tanque, leite pasteurizado e leite esterilizado por Ultra High Temperature (UHT).

Os resultados para determinação da microbiota do leite foram encontrados por meio do sequenciamento do gene 16s rRNA, utilizado na identificação de bactérias presentes nos mais variados alimentos e ambientes. Os dados encontrados servem para aprofundar os estudos sobre a qualidade do leite produzido no Vale do Taquari, possibilitando o aprimoramento do processamento utilizado.

Resultados encontrados

O leite cru refrigerado possui a maior quantidade de microrganismos nos dois laticínios, em comparação ao leite pasteurizado e do leite tratado pelo processo UHT, que ficou em terceiro lugar. Entretanto, o processamento da segunda empresa mostrou-se mais eficiente, em especial para o leite UHT, que obteve redução considerável de microbiotas. O estudo completo e seus resultados detalhados podem ser encontrados na Revista Science and Agrotechnology.

Analisando os dados encontrados, as principais espécies de bactérias existentes nos leites cru refrigerado, pasteurizado e UHT de indústrias da região do Vale do Taquari apresentam um panorama da eficiência do processamento utilizado para o tratamento do leite. As amostras possuem uma microbiota diversa, assim como já observado em outros estudos desse tipo. Em diferentes partes do mundo e de maneira geral, o beneficiamento utilizado pelas indústrias se mostra eficiente na diminuição da quantidade de microrganismos existentes no leite cru, produzindo leite pasteurizado e UHT adequado ao consumo humano.

Estar envolvida nessa pesquisa, significa muito para Thais “As descobertas deste estudo podem auxiliar na implementação da cadeia produtiva do leite regional, melhorando a qualidade de vida dos produtores e garantindo um alimento seguro para os consumidores. Acredito que a pesquisa científica tem como objetivo primordial e principal a promoção de melhorias na vida das pessoas, em seus mais variados aspectos”.

Porém, a pesquisadora tem consciência de que é apenas o início da linha de pesquisa. “Os estudos envolvendo a microbiota do leite ainda precisam ser mais explorados, para que futuramente esses dados possam somar na busca pelo aprimoramento da qualidade do leite, podendo ainda servir como base para o desenvolvimento de novos produtos lácteos”.