Componentes curriculares a distância em cursos presenciais facilitam a rotina dos estudantes

Postado as 26/05/2023 14:33:24

Por Natalia Nissen

A proposta pedagógica e curricular da Universidade do Vale do Taquari - Univates para os cursos de graduação presenciais, exceto Medicina, propicia uma aprendizagem diferenciada por meio de estudos, atividades práticas e projetos colaborativos. O Aula+ tem entre seus diferenciais a possibilidade de o curso oferecer alguns componentes curriculares na modalidade a distância (EAD), tornando a rotina dos estudantes mais dinâmica.

O professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade, explica que o Ministério da Educação (MEC) prevê que cursos presenciais podem ter até 40% de sua carga horária total na modalidade a distância. Assim, cada curso junto a um grupo de cinco professores denominado Núcleo Docente Estruturante (NDE), que acompanha, avalia e atualiza o Projeto Pedagógico do Curso, define quais componentes serão oferecidos na modalidade EAD. Por isso, há diferentes porcentagens de carga horária a distância nos cursos.

O projeto previu que as aulas EAD ocorreriam nas sextas-feiras, sendo acrescida a quinta-feira caso o curso tivesse essa necessidade. Essa perspectiva propicia a criação de espaços on-line para o ensino, tendo o estudante condições de autogerenciar o tempo, o lugar, o percurso e o ritmo para estudar.
Professor Tiago Weizenmann, coordenador do NAP.

Elise Bozzetto

O coordenador também destaca que uma pesquisa realizada por professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates durante a pandemia, quando as aulas eram virtualizadas, indicou que um número expressivo de estudantes avaliou de forma positiva a prática de aulas mais teóricas de forma virtualizada, não exigindo que se deslocassem até o campus e que pudessem estudar em casa.

Além disso, o NAP trabalha diretamente na formação e capacitação de professores para que possam atuar em diferentes cenários de ensino, inclusive o da educação a distância. Nesse contexto, são promovidas oficinas para uso das ferramentas digitais integradas ao Ambiente Virtual.

Adaptações e melhorias

O Aula+ é suscetível a adaptações a partir do diálogo e da experiência de professores e estudantes. Assim, a partir dos apontamentos identificados nos relatórios da Autoavaliação Institucional, instituiu-se maior frequência de encontros ao vivo e a realização de videoconferências com os professores acontece semanalmente. Os professores também passaram a ser responsáveis pela curadoria de conteúdos do componente curricular, recebendo suporte de setores específicos da Instituição conforme demanda.

De acordo com o professor Weizenmann, no início deste ano iniciou-se um novo processo de melhorias. Foram escolhidos cinco componentes curriculares de diferentes cursos para remodelação da proposta EAD. Os professores são assessorados pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e pelo Núcleo Digital, tanto no planejamento da aula como na organização de materiais e do ambiente virtual de aprendizagem. Essa remodelação está acontecendo em outros componentes e, a partir de 2023B, todas as ofertas de EAD nos cursos Aula+ passarão a seguir o novo formato.

“Entendeu-se que um ambiente virtual melhor organizado contribui para uma experiência positiva tanto para o professor como para o estudante. No momento, tem-se verificado bons resultados em relação a essa implementação”, garante o docente.

Sua opinião é muito importante!

A Autoavaliação é feita por meio de um formulário on-line, que pode ser respondido pelo celular, tablet ou computador. Estudantes, professores e tutores avaliam a coordenação de curso, os componentes curriculares, o corpo docente e tutorial e as tecnologias de informação e comunicação disponíveis. A Autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e cursos técnicos vai até o dia 18 de junho. Clique aqui para participar!

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Nesse formulário, o usuário pode indicar sugestões de reposição de materiais, consertos a serem realizados e avaliar os serviços oferecidos no campus.

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional e a Avaliação de Serviços e Infraestrutura podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br

Logo ods-4