Seminário Institucional debate ensino, pesquisa e extensão no futuro da Universidade

Postado as 12/07/2023 14:58:44

Por Lucas George Wendt

Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está realizando nesta semana mais uma edição do Seminário Institucional, em paralelo com o Programa Institucional de Qualificação Docente. Nesta edição, o Seminário Institucional tem como tema “Futuros para a Universidade: indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão”. O Seminário reúne docentes e gestores técnico-administrativos da Univates e da Fundação Univates, com o objetivo de ser um espaço de reflexão sobre o fazer pedagógico e as diretrizes estratégicas da Instituição. As atividades são realizadas na quarta, 12, e na quinta-feira, 13.

Pronunciamentos

A reitora, professora Evania Schneider, fez seu pronunciamento na abertura do evento. “Estamos reunidos para pensarmos no sentido mais amplo da Universidade. O tema foi definido a partir de um pedido dos próprios docentes. Lembrei de quando entrei nesta Universidade, há 35 anos. Fiquei pensando no que mudou nesses 35 anos e não sei responder. Então sei que vamos sair daqui com muito mais questionamentos e reflexões do que com respostas. Sairemos com perguntas sobre o que nós temos que fazer para mudar e acompanhar as tendências. Desejo que as falas de hoje e de amanhã nos instiguem a elencar perguntas para que a gente possa buscar alternativas de caminhos a serem percorridos pela nossa Instituição”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, iniciou sua apresentação na abertura do evento perguntando: “Que universidade nós queremos? Que universidade nós podemos ser? Que universidade devemos ser?”. “É de nosso conhecimento as dificuldades que as universidades vêm enfrentando. Isso não acontece só no Brasil. Há o esgotamento das fontes de financiamento, uma privatização de modo geral, a escassez de recursos”, explicou.

Natalia Nissen

Para o pró-reitor, “há investimento em pesquisa de uma maneira desinteressada, sem que obrigatoriamente tenha que pensar numa aplicabilidade direta. Há a nossa necessidade de aproximação com outras organizações, que, na ausência do Estado enquanto financiador, possam investir na construção de novos conhecimentos, refletindo sobre um possível conflito ético surgindo dessa relação, na medida em que essas organizações invariavelmente têm seus interesses e se valem da ciência para poder reafirmar as suas convenções, de certa maneira avalizar as propostas que trazem. Nós estamos convivendo dia a dia com as transformações do mundo do trabalho, presença de novas tecnologias, da forma ou da necessidade de repensar o que nós fazemos dentro das nossas salas de aula”.

Programação do dia 12

No dia 12 de julho, quarta-feira, aconteceram diversas atividades no Seminário. A programação iniciou às 8h45min com a abertura, realizada pela Reitoria da Univates, no auditório do Prédio 7. Participaram da atividade a reitora, professora Evania Schneider, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cyrne. Em seguida, das 9h30min às 11h, ocorreu a palestra “O futuro da universidade no contexto global”, ministrada por Carlos Frederico Leão Rocha, da Cátedra Universidade do Futuro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Natalia Nissen

Rocha abordou temas relacionados à inovação e à sua conexão com as transformações no mercado de trabalho. Foi discutida a necessidade de profissionais com diferentes níveis de qualificação e habilidades diante dessas mudanças. Para contextualizar essas transformações, o professor fez um resgate histórico. A inovação foi destacada como um elemento essencial para impulsionar o crescimento da produtividade e da economia. No entanto, à medida que ocorre esse avanço, é inevitável a desocupação de certos postos de trabalho, pois novas tecnologias e processos mais eficientes substituem atividades anteriormente realizadas por humanos. Esse fenômeno tem sido observado ao longo da história, com a substituição de tarefas manuais por máquinas, por exemplo.

Segundo o professor, é importante ressaltar que, ao mesmo tempo que alguns empregos são destruídos, surgem novas oportunidades de trabalho. A inovação e o progresso tecnológico têm o potencial de criar novos setores, indústrias e profissões, abrindo caminhos para a geração de empregos inovadores e adaptados às novas demandas do mercado. Nesse contexto, reconhece-se a importância de preparar os profissionais para enfrentarem essas mudanças e se adaptarem às novas exigências do mercado de trabalho. É fundamental investir em educação, formação profissional e desenvolvimento de habilidades atualizadas, a fim de garantir que os indivíduos estejam preparados para aproveitar as oportunidades geradas pela inovação.

Após a palestra, das 11h às 12h, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir temas específicos. O período da tarde, das 14h às 17h, foi reservado para o painel “A pesquisa, a extensão e o ensino na Univates - onde está a indissociabilidade?”, também realizado no auditório do Prédio 7.

Programação do dia 13

Já no dia 13 de julho, quinta-feira, a programação inicia às 8h45min com a palestra “O futuro da universidade no contexto nacional”, a ser ministrada por Sérgio Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no auditório do Prédio 7. A atividade será realizada até as 10h30min.

Após a palestra, das 10h30min às 12h, os participantes novamente se dividirão em grupos de trabalho para continuarem suas discussões. No período da tarde, das 14h às 17h, os grupos de trabalho se reunirão na sala do CRIE_TI, localizada da Biblioteca, com os objetivos de traçar caminhos e avançar nas temáticas discutidas.

Logo ods