Avaliação de Infraestrutura e Serviços é o canal para comunidade acadêmica opinar e sugerir melhorias no campus

Postado as 13/09/2023 14:05:46

Por Natalia Nissen

Um dos pilares da Autoavaliação Institucional da Universidade do Vale do Taquari - Univates é a Avaliação de Infraestrutura e Serviços, que permite à comunidade acadêmica opinar e contribuir para tornar a Instituição cada vez melhor para todos. Apenas no campus de Lajeado são mais de 80 mil metros quadrados de área construída que abrigam salas de aula, laboratórios, áreas de convivência e outros espaços por onde circulam milhares de pessoas todos os dias.

A partir da avaliação, professores, estudantes, técnico-administrativos, usuários do Univates & Você e diplomados podem manifestar opiniões e indicar sugestões de melhorias e consertos a serem realizados e avaliar os serviços oferecidos no campus. O formulário fica disponível o ano todo e qualquer pessoa com vínculo institucional ativo ou inativo pode participar.

Vitória Giovanella

Wi-Fi no campus

A Univates disponibiliza acesso à internet sem fio em todos os prédios e áreas de convivência da Instituição. Qualquer pessoa pode se conectar à rede Univates-Visitantes. Já os professores e estudantes devem utilizar a rede Eduroam, que é exclusiva para instituições de ensino superior e oferece uma melhor experiência, além de garantir o acesso automático sem a necessidade de criação de novos logins e senhas para tal. Informações sobre como acessar a rede podem ser obtidas neste link.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Univates realizou atualizações na rede Wi-Fi com o objetivo de melhorar a segurança e o suporte a novos equipamentos e novas tecnologias. Recentemente foram identificados e corrigidos alguns parâmetros que estavam impactando os usuários, principalmente aqueles que acessam a rede por meio de dispositivos mais antigos.

A Univates conta com cerca de 500 pontos de acesso à rede e registra picos de mais de 5 mil dispositivos conectados simultaneamente. Como a qualidade da conexão depende tanto de infraestrutura de rede, que é responsabilidade do NTI, quanto do dispositivo do usuário, a participação dos estudantes e professores na avaliação é muito importante para que a equipe responsável consiga identificar e solucionar problemas, que são normais devido ao tamanho da rede e à diversidade de dispositivos.

Alimentação

A Avaliação de Infraestrutura e Serviços também permite que as pessoas avaliem e façam sugestões sobre restaurantes, bares e outros estabelecimentos abertos no campus. A partir de uma demanda da própria comunidade acadêmica, foi inaugurada mais uma loja no Prédio 9, com variedade de produtos focados em alimentação saudável e natural.

Já no Prédio 18, além do espaço de descanso com puffs, sofá, mesa e cadeiras, também foi instalada uma cozinha com pia e micro-ondas e uma máquina de venda de lanches, para que o público tenha mais uma área de convivência confortável e aconchegante.

Como participar

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo e pode ser acessada pelo Universo Univates, pela página univates.br/servicosinfra ou por meio dos QR Codes distribuídos em diferentes espaços do campus. O respondente precisa se identificar para que o setor responsável pelo atendimento possa dar um retorno sobre a sugestão ou reclamação feita.

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional podem ser obtidas no site, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail cpa@univates.br

Logo ods-9