Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação

Startup de estudante de Engenharia vai disputar a etapa final da maior competição de empreendedorismo universitário do mundo

Postado as 28/03/2024 09:27:12

Por Lais Pontin Matos

O estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade do Vale do Taquari - Univates Natã Eduardo Ourives de Vargas está se preparando para viajar para a Cidade do Cabo, na África do Sul, no mês de maio, e viver momentos que ficarão guardados para sempre em sua memória.

A LimbX, startup fundada por ele em 2023, foi classificada para disputar a etapa final do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), a maior competição de empreendedorismo universitário do mundo, e agora será apresentada aos telespectadores dos quatro continentes no programa de televisão norte-americano Start It Up, transmitido pela Disney+. A empresa está no páreo para concorrer a um prêmio de 50 mil dólares.

Especializada na fabricação de soluções personalizadas para pessoas que perderam membros superiores, a LimbX é uma startup de Santa Cruz do Sul. A empresa desenvolve protótipos de próteses mioelétricas e biônicas que podem ser controladas pelo sinal elétrico da contração muscular dos usuários. O objetivo das próteses é devolver a independência e a autoestima aos amputados, permitindo que eles voltem a realizar suas atividades diárias sem dificuldades.

Antes de chegar à final do GSEA, Vargas participou das etapas regional e nacional da competição. O estudante recorda alguns dos aprendizados que adquiriu nas fases anteriores.

Divulgação

Vargas está se preparando para a etapa final da competição.

Tem sido tudo muito gratificante. Estou percorrendo uma jornada pessoal e profissional de crescimento. Sigo aprendendo a me comunicar de forma clara e objetiva, a me adaptar a situações e feedbacks imprevistos e a valorizar a rede de apoio que me oferece suporte sempre que necessário. Hoje entendo que a paixão pelo que fazemos pode contagiar outras pessoas e impactar o modo como nos apresentamos e nos conectamos a elas
Natã Eduardo Ourives de Vargas, estudante de Engenharia de Controle e Automação e fundador da LimbX.

Vargas relata o que vem fazendo para se preparar para a fase final da competição. “Estou refinando o pitch da empresa para conseguir transmitir plenamente a visão, o modelo de negócio e a estratégia de crescimento da LimbX. Além disso, estou participando de sessões de treinamento com mentores e especialistas em apresentação para aperfeiçoar desde a minha forma de falar até minha linguagem corporal. Também venho trabalhando nos materiais que serão mostrados aos jurados, adicionando a eles dados de impacto, depoimentos de usuários e outros detalhes que ajudam a reforçar nossa mensagem enquanto startup”, destaca.

“É claro que chegar à etapa final de uma competição global como o GSEA traz inúmeros benefícios para a LimbX. Queremos aproveitar a oportunidade para fazer networking com empreendedores, investidores e especialistas de diversas partes do mundo e firmar parcerias estratégicas que certamente vão contribuir para o desenvolvimento da startup e a ampliação de seu impacto”, acrescenta o estudante.

Vargas não esconde o orgulho que sente da sua empresa e de tudo o que ela está proporcionando para a sua vida pessoal e profissional.

Independentemente de qual for o resultado final, a experiência já é uma vitória para a LimbX. Estamos preparados para seguirmos com nosso propósito de tornar as próteses acessíveis e funcionais para quem precisa delas e curiosos para ver até onde nossa missão nos levará
Natã Eduardo Ourives de Vargas, estudante de Engenharia de Controle e Automação e fundador da LimbX.

Saiba mais sobre o GSEA

O GSEA é a maior competição de empreendedorismo universitário do mundo. Para participar, é necessário ser dono de um negócio inovador, ter menos de 30 anos e estar frequentando o ensino superior (graduação, mestrado, doutorado).

A competição avalia, sobretudo, o empreendedor que está à frente do negócio, considerando sua jornada (história de vida, estratégias, o que construiu, o que pretende construir) e o desempenho da empresa (realizações desde a fundação, faturamento, estratégia de mercado, entre outros aspectos).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

O GSEA é a maior competição de empreendedorismo universitário do mundo.

Logo ods-9