Estudantes de Engenharia participam de Feira Internacional de Saúde, Produtos e Equipamentos Médicos

Postado as 26/10/2023 14:14:12

Por Lais Pontin Matos

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro aconteceu, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, a 1ª Feira Internacional de Saúde, Produtos e Equipamentos Médicos, Hospitalares e Laboratórios (Health Meeting - Business & Innovation). Natã Eduardo Ourives de Vargas e Rafael Belleboni Taufer, estudantes, respectivamente, dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Taquari - Univates, participaram do evento e apresentaram o negócio de sua startup a uma banca de investidores, bem como ao governador do Estado, Eduardo Leite, que também esteve presente na exposição.

Divulgação/Acervo Pessoal

Taufer (esq.) e Vargas estiveram na 1ª Feira Internacional de Saúde, Produtos e Equipamentos Médicos, Hospitalares e Laboratórios.

Em 2023, Vargas fundou a LimbX, uma startup de Santa Cruz do Sul especializada na fabricação de soluções personalizadas e inovadoras para pessoas que perderam membros superiores. Taufer é o chefe de tecnologia da empresa. Juntos, os acadêmicos desenvolvem protótipos de próteses mioelétricas e biônicas, que podem ser controladas pelo sinal elétrico da contração muscular dos usuários. O objetivo das próteses é devolver a independência e a autoestima aos amputados, permitindo que eles voltem a realizar suas atividades diárias sem dificuldades.

Vargas explica que, durante a Feira, também ocorreu a batalha de startups. Doze empresas de todo o Brasil foram selecionadas para apresentar seu negócio a uma banca de investidores. Dessas, seis passaram para a segunda etapa da competição, que esteve focada em entender como as startups se posicionavam diante de determinadas questões de mercado. A LimbX consagrou-se como uma das finalistas da batalha. “Chegar à final foi uma experiência extremamente enriquecedora para nós, pois pudemos mostrar nosso trabalho para os investidores e para centenas de pessoas. Isso contribuiu para que ganhássemos reconhecimento e visibilidade e estabelecêssemos novas parcerias”, destaca.

Vargas acrescenta que “estar presente na Feira nos ajudou a nos conectar a profissionais experientes e desenvolver o networking. Além disso, superar desafios em uma competição de inovação nacional também contribuiu para que desenvolvêssemos a autoconfiança e perdêssemos o medo de assumir riscos”. A prótese apresentada no evento está em fase de prototipação, validação e testes. A pré-venda do produto está prevista para acontecer em maio de 2024 e o lançamento oficial, em novembro do mesmo ano.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

LimbX foi finalista da batalha de startups.

Divulgação/Acervo Pessoal

Logo ods-9