Divulgação

Atletas do projeto Talentos Esportivos brilham no Troféu Mauá de Atletismo, em Santa Cruz do Sul

Postado as 21/05/2024 13:05:24

Por Lucas George Wendt

No último dia 20 de abril, o Projeto Talentos Esportivos da Universidade do Vale do Taquari - Univates, desenvolvido em parceria com as prefeituras de Colinas e Marques de Souza, deixou sua marca no Troféu Mauá de Atletismo, realizado em Santa Cruz do Sul. Com a participação de 26 atletas, além de familiares, responsáveis e treinadores, o evento já ficou na história do projeto, que celebra quase três anos de dedicação ao esporte.

Sob a liderança do coordenador do projeto, Miguel Lucian, e dos treinadores Junior Simonetti, Pedro Lucas dos Santos e Rafael Schmitt, os atletas competiram em diversas provas de pista e de campo ao longo do dia, coroando com medalhas o empenho e o preparo adquiridos ao longo do tempo de treinamento no projeto.

Uma das novidades do dia foi a estreia dos novos uniformes da equipe. Ao fim do dia, onze atletas do projeto Talentos Esportivos subiram ao pódio, conquistando medalhas em diferentes modalidades.

Para alguns, como o estagiário Pedro Lucas dos Santos, foi uma experiência marcante. "Ver a alegria dos atletas não tem preço. Só tenho a agradecer esses momentos em minha vida", compartilhou emocionado.

Já para Laura Scherer Guth, de 14 anos, a competição foi uma das melhores experiências no atletismo até então. "Consegui bater minha marca nos 75 metros, e isso me motiva a treinar mais para subir ao pódio na próxima vez", contou ela, compartilhando o espírito de superação e determinação que permeia o projeto.

Mesmo para aqueles que não conquistaram medalhas, como Isadora Luize Gerhardt, de 12 anos, a competição foi valiosa. "Aprendi muitas coisas e me diverti muito. Entendi que nem sempre vamos ganhar, mas o importante é o apoio e união que temos como equipe", refletiu. O jovem Wesley Gross Wommer, para quem a competição foi enriquecedora, faz coro. "Estando com amigos, a sensação de frio na barriga é compartilhada e traz alívio. Agora tenho mais experiência para as próximas competições".

E entre os estreantes, como Rafael Dannebrock Goldmeier, de 10 anos, a emoção de participar e sentir o apoio da equipe foi marcante. "Gostei de todo mundo me apoiando. Fiquei muito feliz porque essa é uma chance muito boa de me desafiar", compartilhou Rafael.

Confira as posições conquistadas pelos estudantes

Saiba mais

O projeto Talentos Esportivos está dividido em duas fases. Na fase de reconhecimento, os novos atletas participam das quatro modalidades esportivas oferecidas (natação, basquete, ginástica e atletismo), tendo contato com os treinadores, frequentando os espaços onde as práticas são realizadas e recebendo acompanhamento nutricional.

Já na fase de especialização, os atletas se dedicam ao esporte com o qual tiveram mais afinidade, aperfeiçoando-se física, técnica e taticamente e formando equipes para disputarem competições, além de terem um acompanhamento mais próximo de fisioterapeutas e nutricionistas da Instituição. Clique aqui para conferir detalhes do projeto.

Logo ods