Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação

Atletas do projeto Talentos Esportivos brilham no Troféu Mauá de Atletismo, em Santa Cruz do Sul

Postado as 21/05/2024 13:05:24

Por Lucas George Wendt

No último dia 20 de abril, o Projeto Talentos Esportivos da Universidade do Vale do Taquari - Univates, desenvolvido em parceria com as prefeituras de Colinas e Marques de Souza, deixou sua marca no Troféu Mauá de Atletismo, realizado em Santa Cruz do Sul. Com a participação de 26 atletas, além de familiares, responsáveis e treinadores, o evento já ficou na história do projeto, que celebra quase três anos de dedicação ao esporte.

Sob a liderança do coordenador do projeto, Miguel Lucian, e dos treinadores Junior Simonetti, Pedro Lucas dos Santos e Rafael Schmitt, os atletas competiram em diversas provas de pista e de campo ao longo do dia, coroando com medalhas o empenho e o preparo adquiridos ao longo do tempo de treinamento no projeto.

Uma das novidades do dia foi a estreia dos novos uniformes da equipe. Ao fim do dia, onze atletas do projeto Talentos Esportivos subiram ao pódio, conquistando medalhas em diferentes modalidades.

Para alguns, como o estagiário Pedro Lucas dos Santos, foi uma experiência marcante. "Ver a alegria dos atletas não tem preço. Só tenho a agradecer esses momentos em minha vida", compartilhou emocionado.

Já para Laura Scherer Guth, de 14 anos, a competição foi uma das melhores experiências no atletismo até então. "Consegui bater minha marca nos 75 metros, e isso me motiva a treinar mais para subir ao pódio na próxima vez", contou ela, compartilhando o espírito de superação e determinação que permeia o projeto.

Mesmo para aqueles que não conquistaram medalhas, como Isadora Luize Gerhardt, de 12 anos, a competição foi valiosa. "Aprendi muitas coisas e me diverti muito. Entendi que nem sempre vamos ganhar, mas o importante é o apoio e união que temos como equipe", refletiu. O jovem Wesley Gross Wommer, para quem a competição foi enriquecedora, faz coro. "Estando com amigos, a sensação de frio na barriga é compartilhada e traz alívio. Agora tenho mais experiência para as próximas competições". 

E entre os estreantes, como Rafael Dannebrock Goldmeier, de 10 anos, a emoção de participar e sentir o apoio da equipe foi marcante. "Gostei de todo mundo me apoiando. Fiquei muito feliz porque essa é uma chance muito boa de me desafiar", compartilhou Rafael.

Confira as posições conquistadas pelos estudantes

Saiba mais

O projeto Talentos Esportivos está dividido em duas fases. Na fase de reconhecimento, os novos atletas participam das quatro modalidades esportivas oferecidas (natação, basquete, ginástica e atletismo), tendo contato com os treinadores, frequentando os espaços onde as práticas são realizadas e recebendo acompanhamento nutricional. 

Já na fase de especialização, os atletas se dedicam ao esporte com o qual tiveram mais afinidade, aperfeiçoando-se física, técnica e taticamente e formando equipes para disputarem competições, além de terem um acompanhamento mais próximo de fisioterapeutas e nutricionistas da Instituição. Clique aqui para conferir detalhes do projeto. 

Logo ods