Notícias

Noite do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas aborda realidade das empresas
Noite do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas aborda realidade das empresas

Noite do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas aborda realidade das empresas

Nesta sexta-feira, dia 4, a Univates realizou a 2ª Noite do Curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, que contou com a palestra “A evolução da empresa Girando Sol”, ministrada pelo diretor da empresa, Gilmar Bourscheid. O evento visou a despertar os participantes para a realidade das empresas, além de promover um momento de integração e divulgar valores empresariais do Vale do Taquari.

Univates oferece oficina para alunos da Educação Básica
Univates oferece oficina para alunos da Educação Básica

Univates oferece oficina para alunos da Educação Básica

A Univates oferece, entre os meses de abril e dezembro, a oficina prática “Viagem ao mundo invisível”. A atividade é direcionada a estudantes de Educação Infantil (4 e 5 anos) e estudantes de Ensino Médio (terceiro ano) das escolas de Educação Básica. O objetivo é aproximar os alunos do mundo microscópico, despertando neles o hábito de observar, coletar, investigar, comparar e relacionar pela atividade de tocar e experimentar a realidade concreta do mundo. Além disso, estimular o respeito aos diferentes organismos do ambiente.

Jornalista da Zero Hora palestra na Univates
Jornalista da Zero Hora palestra na Univates

Jornalista da Zero Hora palestra na Univates

Lajeado - A Univates esteve entre as 21 universidades gaúchas que receberam profissionais do jornal Zero Hora em palestra comemorativa ao aniversário de 48 anos do veículo. O encontro ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 3, no auditório do Prédio 11 e contou com a presença de alunos dos cursos de Comunicação Social e Design e professores.

O coordenador do curso de Comunicação Social da Univates, Leonel José de Oliveira, abriu o evento e destacou que é o terceiro ano que a Instituição recebe a atividade. “Já esteve aqui o Altair Nobre, a Fernanda Zaffari e agora somos privilegiados ao receber a Caroline Torma, que é responsável pela editoria de Interior, muito importante para a nossa região”.

No início da palestra, Caroline, explicou as tendências da Zero Hora. Entre elas, estão: traduzir as novidades e atrair o leitor com fotos e infográficos. “Há o forte apelo visual, mas o bom texto também é fundamental”.

Sobre a equipe de interior, a jornalista explicou que a mesma cobre os 497 municípios do Rio Grande do Sul. “Contamos com 10 repórteres que estão nas estruturas das nossas sucursais da TV e dois fotógrafos, entre outros. Porém, nosso diferencial é a rede de colaboradores, como pessoas conhecidas nas comunidades e assessores de imprensa, enfim, pessoas que podem colaborar com o jornal”, conta.

A cobertura da palestra foi realizada por dois alunos via Cover it Live – uma ferramenta online que permite a realização de coberturas minuto a minuto. Mais detalhes do evento pelo site www.univates.br/comunica.

 

Texto: Ana Paula Labres

Viva o Taquari Vivo: sexta edição acontece neste sábado
Viva o Taquari Vivo: sexta edição acontece neste sábado

Viva o Taquari Vivo: sexta edição acontece neste sábado

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) e Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado) com apoio técnico da Univates e secretarias do Meio Ambiente de Lajeado e Estrela, promovem neste sábado (05.05) a sexta edição da ação “Viva o Taquari Vivo”. A mobilização tem início às 07h30min, no porto dos Bruder, em Lajeado, e em Estrela no Parque Municipal da Lagoa, estendendo-se até o meio-dia.

Segundo o coordenador da ação, Gilberto Soares, o foco principal é chamar a atenção das comunidades dos vários municípios banhados pelo rio Taquari sobre a importância fundamental que o manancial tem. “O rio representa vida, é água ainda relativamente pura – um dos bens mais preciosos da humanidade e do planeta – em preocupante estado de degradação ambiental”, alerta.

Precisamos de barcos

A comissão organizadora pretende mais uma vez sensibilizar e buscar a adesão dos proprietários de embarcações. O apoio é muito importante para receber voluntários que atuarão na coleta do lixo nas margens. No dia do evento, caso a tripulação do barco queira, poderá vir trajando camisetas corporativas alusivas à mobilização.

A comissão espera contar com o maior número possível de embarcações para que o movimento atinja a meta de recolher os resíduos ao longo das margens no trajeto entre a foz dos arroios Boa Vista e Estrela, numa distância aproximada de 4,5 quilômetros.

As inscrições devem ser feitas com a coordenadora da UPV, Gilmara Scapini, pelo 3011-6900 ou parceirosvoluntarios@acilajeado.org. Ela também recebe as ligações de todos os demais interessados em atuar como voluntários na ação.

Vestimenta para a ação

Por estar em contato direto com animais e o lixo recolhido, a comissão aconselha o uso de calças, camisetas de manga longa, sapatos fechados, boné, filtro solar e coleta salva-vidas para aqueles que atuarem embarcados. A bióloga Cátia Gonçalves, da Univates, responsável pela parte técnica da ação, lembra que alguns acessórios são indispensáveis como filtro solar, camiseta de manga longa, boné, luvas, calça e tênis, se possível impermeável, e coletes salva-vidas para os que atuarão embarcados.

Tempo

Os coordenadores estão cautelosos em relação ao tempo e atentos às previsões climáticas. Em caso de chuva, haverá a transferência da ação para o sábado seguinte, 12 de maio, a ser anunciada formalmente pelas rádios apoiadoras, AM’s e FM’s.

Os números da ação

Dados obtidos nas edições anteriores mostram o aumento do volume de resíduos retirados do leito e barrancas do rio Taquari. Na primeira edição, realizada em 2007, foram recolhidos 1106 quilos de resíduos. Na segunda ação, em 2008, houve aumento de 183 quilos, totalizando 1289. Já na edição de 2009, o aumento foi de 790 quilos, ou 61%, atingindo 2080 quilos. Em 2010, aproximadamente 300 voluntários e 83 empresas recolheram 4091 quilos de lixo. 

Na última edição, em 2011, foram mobilizados 350 voluntários, 30 embarcações e 80 organizações públicas e privadas da região, sendo recolhidos 5502 quilos de resíduos no rio Taquari.

No total, das cinco edições foram retirados do rio 14.068 quilos de lixo. Os principais materiais recolhidos foram plásticos, tecidos, ferro, madeira, borracha, vidro, pneu, papelão, UHT, brasilit, isopor, rejeito e outros tipos de resíduos.

Após a separação e pesagem, o lixo será colocado nos caminhões das prefeituras para ser encaminhado aos aterros sanitários de Estrela e Lajeado.

Apoiadores

A ação é uma realização da Acil como voluntária pessoa jurídica da UPV Lajeado. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos coletados será realizada pela Univates. Tem como patrocinadores a Corsan Lajeado, Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e Folhito Indústria e Comércio de Adubos Orgânicos Ltda. Conta com o apoio das prefeituras municipais e secretarias do Meio Ambiente de Lajeado e Estrela e Plastrela Embalagens Flexíveis.

Os parceiros da edição de 2011 foram: A Hora, Aeca, Agea Marketing e Comunicação, Associação Lajeadense Pró Segurança Pública (Alsepro); BR Foods; Brigada Militar de Estrela e Lajeado; Câmara da Indústria e Comércio Vale do Taquari (CIC-VT); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado; Câmara de Vereadores de Lajeado; Centro Educacional Caminhos; Certel; Cia da Pesca; Clube Náutico Delta; Colégio Cenecista João Batista de Mello; Colégio Madre Bárbara; Commvel; Conpasul; Construtora DDF, Corpo de Bombeiros de Lajeado e Estrela; Corsan; CTG Bento Gonçalves; CTG Tropilha Farrapa, Docile; Florestal Alimentos; Folhito; Fruki; Fundação Pró rio Taquari; Girando Sol; Grupo de Escoteiros Tapuia; Grupo Independente; Grupo Scapini; Hospital Bruno Born; Imec, Leo Clube; Lions Clube Integração Lajeado Florestal; Marina Padel do Vale; Ordemax;  O Informativo do Vale; Placacentro Compensados Lajeado; Patrulha Ambiental; Pesque Bem; R3 Produtora de Vídeo; Rádio Encanto FM; Rádio Legal; Rádios Tropical; RBS TV dos Vales; Rotary Clube Lajeado - Engenho; Rotaract Club Lajeado; Rotaract Club de Lajeado Integração; Secretarias de Meio Ambiente de Estrela e Lajeado; Senac Lajeado; SESC; Sesi; SEST SENAT, SOS Unimed; Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado; Unimed VTRP; Univates.

Fonte: ACIL - Lajeado