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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Tendências no Ensino

Coordenação: Prof. Dra. Maria Madalena Dullius

Pesquisadores:

Ítalo Gabriel Neide

Marli Teresinha Quartieri

Miriam Inês Marchi


Bolsistas:

3 Bolsistas de Iniciação Científica - Universidade do Vale do Taquari - Univates

2 Bolsistas de Iniciação Científica - CNPq e FAPERGS


Órgãos Financiadores:

Universidade do Vale do Taquari - Univates

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:

Estudos apontam que a metodologia dominante no contexto do ensino ainda é a aula expositiva, mas os recursos hoje disponíveis permitem ir além, as necessidades indicam para outras possibilidades, os alunos são outros e, neste sentido pretendemos fomentar e explorar diferentes tendências que possam auxiliar no processo de ensino; analisar as dificuldades e potencialidades do uso de diferentes tendências em sala de aula; estruturar, explorar e discutir propostas de ensino. A pesquisa aborda os temas Tecnologias no Ensino e Atividades Experimentais. Para a coleta de informações, faremos estudos teóricos e coletaremos dados empíricos utilizando instrumentos que serão elaborados para este fim: questionário, entrevistas, dissertações, teses, entre outros considerados relevantes pela equipe de pesquisa. Esperamos que os resultados obtidos possam ser discutidos e socializados com professores e futuros professores para contribuir com a melhoria do processo educacional da região e do país.

Sub projetos
Coordenação: Prof. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Marli Teresinha Quartieri
Miriam Inês Marchi
Italo Gabriel Neide

Maria Madalena Dullius


Voluntários(as):

2


Bolsistas:

5


Mestrandos:

2


Doutourandos:

6


Fontes Financiadoras:

CNPq


Resumo:

O projeto de pesquisa intitulado “Atividades experimentais e simulações computacionais: possibilidades de despertar o gosto pelas Ciências Exatas na Escola Básica” tem por objetivo investigar as implicações do envolvimento de professores e de alunos da Educação Básica em atividades de experimentação e de simulação computacional para os processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas da área de Ciências Exatas. Esta pesquisa científica se caracteriza como qualitativa e pretende seguir pressupostos da pesquisa-ação. Serão desenvolvidas duas ações: cursos de formação continuada e o evento denominado Aprender Experimentando. Os cursos de formação continuada serão destinados para professores da Educação Básica com o objetivo de explorar e problematizar experimentos interativos e simulações computacionais na área de Ciências Exatas os quais poderão ser desenvolvidos na prática pedagógica. O evento Aprender Experimentando proporcionará oportunidade aos participantes de serem cientistas por algumas horas, pois serão convidados a manipular, observar, analisar, explicar, interpretar, prever e compreender experimentos. Durante estas ações serão realizados questionários, entrevistas e filmagens para coleta de dados. Também serão coletados materiais produzidos nas aulas dos professores participantes da formação continuada. Os dados emergentes destes instrumentos serão analisados a luz de referenciais teóricos. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências Exatas na Educação Básica, bem como fomentar o gosto por esta área e despertar o espírito científico.