Detalhes do Projeto de Pesquisa

Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior


Coordenação: Prof. Dra. Ieda Maria Giongo

Pesquisador(a):

Márcia J. Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Sônia E. Marchi Gonzatti 


Voluntários(as):

9

 


Bolsistas:

2 bolsistas de Iniciação Científica Univates

3 Bolsas Fapergs

3 bolsas CNPq


Mestrandos:

3

 

Fontes Financiadoras:

Univates


Resumo:

A pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior objetiva, centralmente, promover movimentos e ruptura no currículo escolar das disciplinas de Matemática, Química e Física usualmente presente nas escolas de educação básica e em cursos de ensino superior. Atualmente, está dividida em três dimensões: Impactos de oficinas de formação continuada em Escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Vale do Taquari; Educação matemática e o dispositivo da Tecnocientificidade (em parceria com o Grupo GIPEMSUnisinos) e Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no ensino fundamental. Tendo como referencial teórico estudos que enfocam o currículo escolar frente as novas configurações na contemporaneidade as ações, distribuídas nas distintas dimensões abarcam, dentre outros, estudos teóricos, oferta de cursos de formação de professores, realização de entrevistas, acompanhamento de práticas pedagógicas e laborais e análise de documentos.

Sub projetos

Produção de materiais curriculares educativos: uma possibilidade para desenvolver o pensamento algébrico e geométrico nos Anos Iniciais
Coordenação: Prof. Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Pesquisador(a):

Voluntários(as):

10


Bolsistas:

2 Bolsistas de Iniciação Científica - CNPq 


Mestrandos:

2


Doutourandos:

1


Fontes Financiadoras:
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS - FAPERGS
 
Projeto aprovado pelo Edital FAPERGS 02/2017 PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO – PqG
 

 


Resumo:

O ensino de álgebra e geometria tem sido pouco explorado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que pode acarretar lacunas na formação do pensamento algébrico abstrato em anos posteriores. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem por objetivo central investigar os resultados oriundos do desenvolvimento e produção de materiais educativos para o ensino de álgebra e geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Investigação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que será  desenvolvida em sete etapas: Etapa 1: Aprofundamento em leituras acerca de atividades investigativas. Etapa 2: Elaboração de materiais educativos para o ensino de álgebra e geometria, na perspectiva da Investigação Matemática. Etapa 3: Exploração dos materiais educativos junto a um grupo de professores da rede pública de Estrela, localizada no Vale do Taquari. Etapa 4: Acompanhamento do planejamento das professoras a serem desenvolvidas nas escolas. Etapa 5: Acompanhamento da exploração dos materiais educativos. Etapa 6: Avaliação do material educacional. Etapa 7: Confecção do e-book. Como resultados espera-se a produção, exploração, avaliação de materiais educativos para o ensino da álgebra e geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a disponibilização dos resultados obtidos, por meio de um e-book e produções científicas junto à comunidade acadêmica. 

Professores da Escola Básica, geometria e práticas pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo na perspectiva da etnomatemática
Coordenação: Ieda Maria Giongo
Pesquisador(a):

Ieda Maria Giongo

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Marli Teresinha Quartieri


Resumo:

Esta proposta tem por objetivo central examinar possibilidades e limitações da efetivação de práticas pedagógicas em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco em Geometria e tendo como aportes teóricos o campo da etnomatemática. Tais ideias emergiram a partir de uma investigação/intervenção ocorrida ao longo de quatro anos com auxílio financeiro do projeto governamental denominado “Observatório da Educação” (Edital INEP/CAPES 049/2012), tendo em vista que, dentre outros, dois resultados apontam a potência, nos processos de ensino da Matemática: a) do exame de questões vinculadas às culturas dos estudantes e b) da formação de grupos de estudos com professores da Escola Básica, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Por conta disso, a investigação terá duas vias: a primeira se refere à formação de um grupo de estudos envolvendo professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação da Univates, com o propósito de planejar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas centradas em Geometria e alicerçadas teoricamente no campo da etnomatemática. A segunda está vinculada à efetivação de tais práticas em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais com o propósito de examinar jogos de linguagem matemáticos que são expressos pelos estudantes e suas semelhanças de família com aqueles usualmente presentes na matemática escolar. O desenvolvimento das atividades em sala de aula estarão em consonância com a metodologia de estudos de classes, conforme expresso pelos pesquisadores colombianos Blanco - Álvarez e Castellanos (2016, no prelo), com os quais já efetivou-se parceria. Qualitativa e com inspirações etnográficas, a investigação terá como lócus de investigação duas turmas de estudantes pertencentes a uma escola pública localizada no Vale do Taquari, RS, tendo como premissa a concepção de “investigar com a escola” em detrimento de “na escola” e “sobre a escola”. Nessa ótica, a instituição escolar e os docentes das turmas em questão são denominados de parceiros. Os aportes teórico-metodológicos que sustentam a investigação estão em consonância com estudos do campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein e ferramentas do pensamento do filósofo Michel Foucault. Os materiais de pesquisa serão constituídos por diário de campo dos pesquisadores e dos professores da Escola Básica, entrevistas, gravadas e posteriormente transcritas, por meio da constituição de um grupo focal com professores da escola parceira, material escrito e produzido pelos estudantes e filmagens das aulas ministradas. A análise de tais materiais se dará na perspectiva da análise do discurso de Michel Foucault, em especial, suas noções de enunciação, enunciado e discurso. Espera-se que, ao final da investigação, tenham sido promovidos três movimentos, a saber: a) de ruptura nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria na Educação Infantil e Anos Iniciais, b) na produção de referenciais teórico-metodológicos consistentes para a problematização de questões vinculadas ao campo da etnomatemática e à Geometria e c) na disseminação da ideia de formar grupos de estudos envolvendo professores da Escola Básica, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação

Ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: atividades exploratório-investigativas e formação docente
Coordenação: Prof. Dra. Ieda Maria Giongo
Pesquisador(a):

Márcia J. Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Sônia E. Marchi Gonzatti 


Voluntários(as):

9


Bolsistas:

7 bolsistas de Iniciação Científica


Mestrandos:

3


Fontes Financiadoras:

CNPq

UNIVATES


Resumo:

O projeto, em colaboração com pesquisadores da UFPA, tem como objetivo geral problematizar estratégias de estudantes na resolução de atividades exploratório-investigativas elaboradas em estudos conjuntos com professores dos Anos Iniciais, a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por esses professores, considerando a relação ensino-aprendizagem-avaliação a partir de suas próprias experiências. Tendo como parceiros professores e gestores de escolas públicas de dois municípios - um gaúcho e um paraense -  a metodologia prevê que sejam desenvolvidas atividades investigativas enfocando conteúdos de Geometria e Álgebra. Espera-se que a  pesquisa aliada a ação formativa possa, por um lado, promover movimentos de mudança nos currículos escolares instituídos e, por outro, contribuir para o desencadeamento de novas problematizações.