Detalhes do Projeto de Pesquisa

Cadeia produtiva do leite: uso de biotecnologias para melhoria da qualidade da matéria-prima e aproveitamento de resíduos dos laticínios


Coordenação: Claucia Fernanda Volken de Souza

Pesquisador(a):
Univates:
 
Externos:
Edilson Valmir Benvenutti (UFRGS)
Giandra Volpato (IFRS)
Luiz Antonio de Almeida Pinto (FURG)
Rafael C. Rodrigues (UFRGS)
Vanessa Mendonça Esquerdo (FURG)

Voluntários(as):

3


Bolsistas:
1 Bolsa de Iniciação Científica - Universidade do Vale do Taquari - Univates
1 Bolsa de Iniciação Científica - FAPERGS

Mestrandos:

4


Doutorandos:

3


Fontes Financiadoras:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS - FAPERGS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Universidade do Vale do Taquari - Univates

Resumo:
O setor de leite e derivados tem produção expressiva no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, segundo estado de maior produção do país, com mais de 9 milhões de litros de leite produzidos diariamente, contribuindo para a expansão e diversificação econômica. No Vale do Taquari, região central do Rio Grande do Sul, este setor também se destaca pelo volume produzido, em torno de 20% da produção estadual, e processado pelas diversas indústrias de beneficiamento instaladas na região. Entretanto, tal volume de produção resulta na geração de quantidade significativa de resíduos, tais como soros de queijo e ricota e permeado de soro de queijo, os quais são fonte de poluição de solos e recursos hídricos caso não sejam tratados de forma adequada. Assim, a partir deste estudo busca-se promover alternativas de aproveitamento de resíduos de laticínios como meio de cultivo para produção de diferentes biomoléculas e matéria-prima para elaboração de produtos lácteos fermentados funcionais. Ademais, visa-se contribuir com a melhoria da qualidade do leite e derivados produzidos na região. As metodologias de planejamento experimental e análise de superfície de resposta serão empregadas para otimização das condições de bioprocessos, maximizando rendimentos, produtividade e viabilidade comercial, minimizando custos e conduzindo à obtenção de bioprodutos com as especificações desejadas. Além disso, através do uso das técnicas instrumentais, como cromatografia a líquido e a gás, e absorção atômica, e de diferentes técnicas de biologia molecular, pretende-se avaliar as características químicas, microbiológicas e bioquímicas das matérias-primas utilizadas, bem como dos bioprodutos obtidos. Como parte dos resultados espera-se desenvolver novos processos e produtos biotecnológicos de valor agregado, trazendo potenciais benefícios socioeconômicos através do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
 

Sub projetos

Seleção, identificação e caracterização de micro-organismos para uso na elaboração de produtos lácteos
Coordenação: Prof. Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza
Bolsistas:
Ana Júlia Führ 
 

Fontes Financiadoras:
FUVATES, Launer, CNPq, SDECT/RS
 

Resumo:
 Esse projeto está vinculado a Launer Química Indústria e Comércio Ltda. - empresa residente do Tecnovates - Parque Cientítico e Tecnológico do Vale do Taquari. Para a indústria brasileira de produtos lácteos a disponibilidade de culturas de bactérias lácticas nativas ou endógenas, adaptadas às condições locais, é uma necessidade econômica tendo em vista a redução do custo de importação e o avanço tecnológico. Portanto, o presente projeto tem como objetivo o isolamento de bactérias lácticas endógenas para uso como culturas starters em produtos lácteos fermentados. Serão isoladas, identificadas e caracterizadas quanto ao seu potencial tecnológico e probiótico bactérias lácticas de leite in natura e de queijo colonial artesanal produzido na região do Vale do Taquari. Também será avaliado o desempenho das culturas lácticas selecionadas na fabricação de diferentes produtos lácteos. A partir dos resultados desse trabalho pretende-se isolar bactérias lácticas com potencial tecnológico e probiótico para uso na elaboração de produtos lácteos de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial.