Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais
Coordenação: Eniz Conceição Oliveira
Pesquisadores:
Eniz Conceição Oliveira
José Claudio Del Pino
Miriam Inês Marchi
Órgãos Financiadores:
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- Fapergs
Resumo:
O Projeto de pesquisa “Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais” tem como objetivo geral investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências, podem contribuir para a formação dos estudantes. A pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENSINO) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). As ações contempladas no projeto estão associadas aos Grupos de Trabalho (GT) dos pesquisadores. Estas ações envolvem professores e estudantes da universidade e da escola da escola e busca o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender ciências. Com este intuito propõe-se analisar, de forma processual, fundamentos teóricos do ensino e da aprendizagem de conceitos fundamentais das ciências. A proposta está embasada na pesquisa qualitativa, contemplada na pesquisa-ação, os dados coletados serão analisados, mediante Análise Textual Discursiva (ATD) ou Análise de Conteúdo. Estes tipos de análises não têm a pretensão de testar hipóteses a fim de comprová-las ou refutá-las no final da pesquisa, sua intenção é a compreensão, a reconstrução de conhecimentos existentes sobre os temas investigados. Objetiva-se a divulgação científica do conhecimento produzido em nossas pesquisas e a formação científica de estudantes de graduação, pós-graduação, e de professores da escola básica e da universidade.