Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais

Coordenação: Eniz Conceição Oliveira

Pesquisadores:

Eniz Conceição Oliveira

José Claudio Del Pino

Miriam Ines Marchi


Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- Fapergs

Resumo:

O Projeto de pesquisa ?Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais? tem como objetivo geral investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências, podem contribuir para a formação dos estudantes. A pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENSINO) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). As ações contempladas no projeto estão associadas aos Grupos de Trabalho (GT) dos pesquisadores. Estas ações envolvem professores e estudantes da universidade e da escola da escola e busca o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender ciências. Com este intuito propõe-se analisar, de forma processual, fundamentos teóricos do ensino e da aprendizagem de conceitos fundamentais das ciências. A proposta está embasada na pesquisa qualitativa, contemplada na pesquisa-ação, os dados coletados serão analisados, mediante Análise Textual Discursiva (ATD) ou Análise de Conteúdo. Estes tipos de análises não têm a pretensão de testar hipóteses a fim de comprová-las ou refutá-las no final da pesquisa, sua intenção é a compreensão, a reconstrução de conhecimentos existentes sobre os temas investigados. Objetiva-se a divulgação científica do conhecimento produzido em nossas pesquisas e a formação científica de estudantes de graduação, pós-graduação, e de professores da escola básica e da universidade.

Sub projetos
Coordenação: José Claudio Del Pino
Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs

Resumo:

Nesta investigação se pretende fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva teórica construtivista para dar continuidade aos estudos sobre a criatividade como elemento constituidor de um aparato cognitivo que alicerça tais construções. As ações envolvem professores e alunos da escola de nível básico objetivando- se a ampliação das informações obtidas em outro projeto, e a divulgação dos resultados por um processo de formação continuada dos professores. Busca-se neste projeto o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química, e para tal se propõe analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química. Serão utilizadas atividades de aprendizagem organizadas a partir de diferentes estratégias, como a resolução de problemas em papel e lápis, em atividades experimentais de laboratório e em ações desenvolvidas em ambientes de aprendizagem mediados por recursos de informática. Também é objetivo do projeto, a análise da usabilidade em contexto escolar do objeto de aprendizagem PensaQui, o qual é mediado pelo uso do computador e que permitirá analisar condições vinculadas à criatividade no processo de aprender química, ação que pressupõe a utilização de recursos de informática na área do conhecimento, a química.

Coordenação: Eniz Conceição Oliveira
Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs

Resumo:
O ensino fundamentado em um currículo em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) significa o desenvolvimento de uma proposta no contexto autêntico do seu meio tecnológico e social. O projeto proposto se insere metodologicamente como uma pesquisa documental que pode se constituir numa técnica fundamental de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema. Para o desenvolvimento da pesquisa tem-se as seguintes questões: que relações os livros didáticos de Química indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) trazem com um currículo na perspectiva CTS? Qual a relação dos livros didáticos com esse currículo? Relacionado às questões de pesquisa o objetivo geral do estudo é investigar a relação existente entre a proposta dos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com o currículo na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Espera-se com o desenvolvimento do estudo fomentar a produção de dissertações e teses no Mestrado em Ensino e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Univates, tendo como objeto de análise os estudos sobre o ensino CTS. Também, busca-se contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da área de Ciências, por meio dos objetivos descritos. As ações propostas também objetivam a integração da pesquisa ao ensino.
Coordenação: Eniz Conceição Oliveira
Pesquisador(a):

Eniz Conceição Oliveira

José Claudio Del Pino

Miriam Ines Marchi


Resumo:

O Projeto de Pesquisa ?A formação dos normalistas e o ensino de ciências: saberes e práticas? tem como objetivo geral investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências, podem contribuir para a formação de estudantes de um curso de Ensino Médio Normal. A pesquisa será desenvolvida com alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio Normal, de uma Escola Estadual, localizada no Vale do Taquari/RS. No decorrer da pesquisa pretende-se contemplar as seguintes questões: Qual a concepção de Ciências dos alunos dos 2º e 3º anos do curso Normal da escola em que se realiza a pesquisa? Quais os saberes necessários na área das Ciências da Natureza para a docência nos Anos Iniciais? Como as atividades investigativas podem auxiliar na formação dos normalistas, considerando as diretrizes da Educação Básica? O grupo de pesquisadores considera que, quando possibilita-se aos educandos atividades diferenciadas que contemplam a busca por novas metodologias de ensino que contribuam com o processo de aprendizagem, buscando contemplar a investigação desde os Anos Iniciais, viabiliza-se a alfabetização científica, possibilitando que os saberes docentes sejam desenvolvidos ao longo da formação em um processo contínuo de ação-reflexão-ação na prática docente. Desse modo, a proposta de pesquisa está enfocada na observação participante, pois busca acompanhar o trabalho desenvolvido pelas professoras de Didática das Ciências da Natureza e Didática da Ciências Humanas. O projeto será desenvolvido em sete etapas. A proposta está embasada na pesquisa qualitativa, contemplada na pesquisa-ação, os dados coletados serão analisados, mediante Análise Textual Discursiva (ATD). Esse tipo de análise não tem a pretensão de testar hipóteses a fim de comprová-las ou refutá-las no final da pesquisa, sua intenção é a compreensão, a reconstrução de conhecimentos existentes sobre os temas investigados.

Coordenação: José Claudio Del Pino
Pesquisador(a):

José Claudio Del Pino


Fontes Financiadoras:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Resumo:
Neste texto apresenta-se uma proposta de estudo para analisar as potencialidades da utilização de metodologia de ensino, na perspectiva de Educar pela Pesquisa, para o desenvolvimento do
ensino de química na Educação Básica, podendo-se expandir para os processos de ensinagem na educação superior, denominada Dicumba: desenvolvimento cognitivo universal-bilateral da aprendizagem. Para constituí-la, foram realizadas leituras e fichamentos de obras, objetivando ressignificar formas e maneiras de fazer com que o aluno desperte em si a motivação, a curiosidade e o interesse pelos saberes específicos do componente curricular química, valorizando a interpretação do seu contexto por meio dos saberes científicos. A pesquisa é desenvolvida por licenciandos, junto com seu professor-orientador, a partir de algo de seu contexto acadêmico, envolvendo estudantes da escola básica. Os dados empíricos serão coletados por meio da observação participante, das entrevistas e de questionário semiestruturado e serão analisados e interpretados via ATD (Análise Textual Discursiva), assinalando categorias que emergirão nas análises dos dados empíricos a partida da decodificação e unitarização
Coordenação: José Claudio Del Pino
Pesquisador(a):

José Claudio Del Pino

Eniz Conceição Oliveira


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)


Resumo:

O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio à disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino on-line ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. Os problemas de pesquisa são: Como podemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica? Quais os saberes necessários para que a aprendizagem seja satisfatória no Ensino Híbrido na Educação Básica? Ao que se refere à metodologia desta pesquisa, caracteriza-se como qualitativa, tendo como estratégia a pesquisa-ação, e fundamentada em ações num estudo de caso. Os dados coletados são analisados mediante Análise Textual Discursiva. Os sujeitos da pesquisa são professores dos diferentes contextos de escolaridade no qual se desenvolvem estudos na área de conhecimento das disciplinas que constituem o currículo. A partir da identificação das compreensões dos professores sobre procedimentos didáticos de Ensino Híbrido são planejadas e desenvolvidas atividades de ensino e aprendizagem no contexto das escolas dos professores envolvidos com propostas em diferentes áreas do conhecimento a partir do Ensino Híbrido. A proposição da organização curricular nesta perspectiva teórica será analisada e avaliada por meio de rodas de conversas entre escolas e professores. As ações propostas neste projeto objetivam a integração da pesquisa e do ensino, bem como a aproximação dos estudantes e professores da escola básica com a Universidade.

Coordenação: Miriam Ines Marchi
Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs

Resumo:
As rápidas mudanças na sociedade, a globalização e a necessidade de formar profissionais capacitados para atuar com eficiência e qualidade necessita de um ensino cooperativo e que abra espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades. Os currículos escolares tradicionais, ainda predominantes nos níveis fundamental e médio, mostram pouca utilidade para a vida prática e convivência social. Poucos qualificam para exercer qualquer profissão. Tampouco ajudam as pessoas a terem melhor atuação ou conduta em situações de vida social. A diversificação das modalidades didáticas na prática pedagógica pode atender a distintas necessidades e interesses dos alunos e contribuir para motivá-los e envolvê-los nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta proposta de pesquisa pretendemos analisar as contribuições de projetos de pesquisa e extensão relativamente à formação inicial e continuada de professores, e à formação científica de estudantes da escola básica, envolvidos em projetos de investigação científica que integram universidade-escola. O objeto de pesquisa se constitui num estudo sobre a formação científica de estudantes da escola básica envolvidos em projetos de investigação desenvolvidos pela Universidade em parceria com as escolas. Esta pesquisa enquadra-se no desenho qualitativo-descritivo-analítico. Também se caracteriza como uma pesquisa qualitativa no contexto de um estudo de caso, tendo como estratégia metodológica a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de informações, são análise documental e entrevistas, e os resultados serão analisados a luz da análise textual que engloba a análise de conteúdo e a análise de discurso. Tem-se a expectativa que os resultados desta investigação mostrarão que as atividades desenvolvidas no contexto dos projetos acadêmico-escolar englobam o desenvolvimento de competências e habilidades, formação intelectual, autonomia, interpretação e linguagem.