Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
Avaliação da sustentabilidade em indústrias do setor de bebidas gaseificadas não alcoólicas por meio de um conjunto específico de indicadores
Coordenação: Alexandre André Feil
Pesquisadores:
Alexandre André Feil
Órgãos Financiadores:
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Resumo:
A indústria do setor de bebidas gaseificadas não alcoólica gera benefícios sob a perspectiva econômica e social, porém, também, apresenta impactos negativos significativos no âmbito ambiental e a saúde humana. Um conjunto específico de indicadores de sustentabilidade poderia auxiliar na avaliação e direcionamento da gestão destas organizações em direção à sustentabilidade. Entretanto, este conjunto de indicadores deve ser identificado e selecionado para respeitar as peculiaridades da atividade e do porte das organizações para ter consistência e eficiência na avaliação da sustentabilidade e dar suporte à gestão da organização em direção a sustentabilidade. Foi possível constatar que as ferramentas de avaliação da sustentabilidade existentes foram concebidas paras as organizações de grande porte, o que inviabiliza a adoção para o uso em pequenas e médias organizações em função das especificidades, em especial, do formato da gestão, disponibilização dos recursos financeiros e mão de obra qualificada. Neste contexto, o objetivo central deste projeto de pesquisa consiste em avaliar a sustentabilidade com auxílio de um conjunto de indicadores em indústrias de bebidas gaseificadas não alcoólicas de pequeno e médio porte. Os objetivos específicos relacionam-se: a) Revisar a literatura nacional e internacional sobre a sustentabilidade em organizações industriais; b) Identificar os indicadores para avaliação da sustentabilidade em organizações industriais; c) Selecionar um conjunto específico de indicadores específico (abordagem participativa) para avaliação da sustentabilidade em indústrias de bebidas gaseificadas não alcoólicas; e d) Avaliar a sustentabilidade em indústrias de bebidas gaseificadas não alcoólicas. A metodologia emprega uma abordagem qualiquantitativa e descritiva, com procedimento técnico de revisão sistemática da literatura e documental e, além disso, será utilizada a entrevista e questionário estruturado. O recorte setorial e regional, desta pesquisa, vincula-se às organizações do setor de bebidas gaseificadas não alcoólico de pequeno e médio porte em âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, respectivamente.
Sub projetos
Coordenação: Alexandre André Feil Pesquisador(a):
Alexandre André Feil
Fontes Financiadoras:
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Resumo:
Nas últimas quatro décadas a sociedade tem se conscientizado acerca da relevância e urgência de ações, com vistas à mitigação dos impactos sobre o meio ambiente. Estas mitigações podem ser realizadas por meio do estabelecimento de indicadores de sustentabilidade que auxiliam no processo de avaliação do nível de sustentabilidade. Neste sentido, este projeto de pesquisa objetiva selecionar um conjunto de indicadores e estruturar um índice do nível da sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios no Rio Grande do Sul, Brasil. Os objetivos específicos compreendem: a) Identificar por meio de revisão de literatura os indicadores utilizados na mensuração da sustentabilidade em (agro)indústrias; b) Selecionar os indicadores principais e complementares adequados à mensuração do nível de sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios; c) Estruturar um (sub)índice de sustentabilidade específico para as (agro)indústrias de laticínios abrangendo o processo de normalização, a ponderação e a agregação; d) Aplicar o (sub)índice de sustentabilidade nas (agro)indústrias de laticínios, e e) Sugerir melhorias no processo de gestão da sustentabilidade as (agro)indústrias de laticínios. A metodologia centra-se na pesquisa qualiquantitativa, exploratória-descritiva e estudo de caso múltiplo. As unidades de análise centra-se na abordagem de 35 (agro)indústrias de laticínios. O processo de identificação e seleção dos indicadores será operacionalizada por meio de uma pesquisa de literatura e a aplicação do método délphi em pesquisadores, respectivamente. A estruturação do (sub)índice de sustentabilidade inicia na seleção dos indicadores de sustentabilidade principais e complementares, e após a coleta dos dados ocorre o processo de normalização, ponderação e agregação. A coleta dos dados junto as (agro)indústrias ocorrerá mediante uma aplicação de questionário misto. Os resultados pretendidos podem ser descritos em três etapas, a saber, a geração de um quadro de indicadores principais e complementares específico às (agro)indústrias de laticínios; a mensuração do nível de sustentabilidade de forma consistente e robusta e que possa ser utilizado no processo integrado e holístico da gestão destas (agro)indústrias; e em terceiro, a proposta de melhorias que devem ser desenvolvidas nas (agro)industrias com base na mensuração do nível de sustentabilidade. Além disso, também serão produzidos artigos científicos, dissertações e trabalhos de conclusão para divulgação no meio acadêmico.