Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Avaliação da sustentabilidade em indústrias do setor de bebidas gaseificadas não alcoólicas por meio de um conjunto específico de indicadores

Coordenação: Alexandre André Feil

Pesquisadores:

Alexandre André Feil


Órgãos Financiadores:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)


Resumo:

A indústria do setor de bebidas gaseificadas não alcoólica gera benefícios sob a perspectiva econômica e social, porém, também, apresenta impactos negativos significativos no âmbito ambiental e a saúde humana. Um conjunto específico de indicadores de sustentabilidade poderia auxiliar na avaliação e direcionamento da gestão destas organizações em direção à sustentabilidade. Entretanto, este conjunto de indicadores deve ser identificado e selecionado para respeitar as peculiaridades da atividade e do porte das organizações para ter consistência e eficiência na avaliação da sustentabilidade e dar suporte à gestão da organização em direção a sustentabilidade. Foi possível constatar que as ferramentas de avaliação da sustentabilidade existentes foram concebidas paras as organizações de grande porte, o que inviabiliza a adoção para o uso em pequenas e médias organizações em função das especificidades, em especial, do formato da gestão, disponibilização dos recursos financeiros e mão de obra qualificada. Neste contexto, o objetivo central deste projeto de pesquisa consiste em avaliar a sustentabilidade com auxílio de um conjunto de indicadores em indústrias de bebidas gaseificadas não alcoólicas de pequeno e médio porte. Os objetivos específicos relacionam-se: a) Revisar a literatura nacional e internacional sobre a sustentabilidade em organizações industriais; b) Identificar os indicadores para avaliação da sustentabilidade em organizações industriais; c) Selecionar um conjunto específico de indicadores específico (abordagem participativa) para avaliação da sustentabilidade em indústrias de bebidas gaseificadas não alcoólicas; e d) Avaliar a sustentabilidade em indústrias de bebidas gaseificadas não alcoólicas. A metodologia emprega uma abordagem qualiquantitativa e descritiva, com procedimento técnico de revisão sistemática da literatura e documental e, além disso, será utilizada a entrevista e questionário estruturado. O recorte setorial e regional, desta pesquisa, vincula-se às organizações do setor de bebidas gaseificadas não alcoólico de pequeno e médio porte em âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, respectivamente.