Coordenação: Derli Juliano Neuenfeldt
Pesquisadores:Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Cultura e Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Ensino, Linguagens e Tecnologias
Esta proposta de pesquisa objetiva investigar práticas de ensino de leitura e de escrita, fundamentadas na consciência pragmática, para o desenvolvimento da literacia de jovens estudantes do Ensino Médio, considerando experiências do Brasil e de Portugal. Para dar conta deste objetivo, assumiremos como arcabouço conceitual e metodológico uma interface entre duas áreas de conhecimento: com as lentes da Pragmática, por meio da Teoria da Relevância, descreveremos e explicaremos processos inferenciais relacionados ao desenvolvimento da consciência pragmática; com as lentes da Psicolinguística, assumiremos os pressupostos metodológicos da escrita de resumos, como meio de avaliar a aprendizagem da consciência pragmática dos estudantes. A metodologia divide-se em duas etapas. A Etapa A (a ser realizada em Portugal) prevê: a) a elaboração de parâmetros de literacia para o Ensino Médio; b) a elaboração de instrumentos de avaliação da consciência pragmática pela escrita de resumos, em formato pré e pós-teste; e c) a proposição de sequências didáticas para o ensino da literacia. Já a Etapa B (a ser realizada no Brasil) prevê: a) a aplicação das sequências didáticas em uma turma de Ensino Médio, constituindo-se o conjunto de dados qualitativos, a serem analisados por meio da Análise de Conteúdo (AC); b) a avaliação das variáveis de desenvolvimento da literacia dos estudantes, por meio da aplicação de instrumentos de pré e pós-teste, que comporão os dados quantitativos a serem comparados estatisticamente por meio do Teste T-Student e do Teste de Correlação de Pearson; e c) a produção de um e-book com material didático para o ensino da literacia no Ensino Médio. Espera-se contribuir para o desenho de um novo arcabouço metodológico-conceitual na interface entre duas áreas de pesquisa, além de contribuir no desenvolvimento de práticas de ensino da literacia no Ensino Médio, de modo a ampliar os recursos linguísticos dos jovens para que possam interagir no mundo de modo autônomo, crítico e protagonista.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Cultura e Sociedade
Esta proposta é de complementação ao projeto aprovado pelo CNPq em 2021 (Processo: 408657/2021-9), projeto que, apesar da sua aprovação, recebeu um valor bem abaixo do sugerido. Dessa forma, a presente proposta visa a continuidade, a qualificação e o avanço nas análises do projeto anterior. Este estudo realizará a reconstrução paleoclimática dos últimos ~3000 anos na bacia hidrográfica do Guaíba, relacionando os resultados ao processo de povoamento de populações horticultoras durante o Holoceno Tardio (populações Guarani e Jê Meridionais). A pesquisa busca compreender como era o clima antes da chegada dessas populações, e como evoluiu após o seu estabelecimento. Os dados permitirão avaliar se condições ambientais foram decisivas para a colonização mais intensa da área. A área delimitada para este estudo se localiza na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul, abrangendo nove bacias hidrográficas: Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. Nessa região, os últimos ~2000 anos foram marcados pela intensificação dos fluxos migratórios: os Jê, que se expandiram desde o Brasil central, e logo os Guarani, procedentes da Amazônia. Cruzando dados palinológicos e dados arqueológicos, pretende-se apresentar indicadores para se compreender: 1) as mudanças climáticas ocorridas nos últimos ~3000 anos; 2) a relação entre as mudanças climáticas e as dinâmicas populacionais; 3) a dinâmica espaço-temporal da ocupação humana da região. Para discutir a evolução climática regional serão obtidos testemunhos sedimentares para análises palinológicas. Também será realizado levantamento botânico e de amostras superficiais para chuva polínica em áreas chave, permitindo associar o espectro palinológico com tipos específicos de vegetação para se gerar um modelo atual das variações do passado a partir do registro palinológico. Para compreender a cronologia do povoamento regional, será realizado levantamento dos sítios arqueológicos de ambas populações incorporando, primeiro, datações radiocarbônicas disponíveis na bibliografia e, segundo, incorporando novas datas a serem obtidas em sítios-chave. Estes podem já estar escavados e, portanto, apresentar coleções disponíveis para amostras datáveis, ou também poderão ser obtidas a partir de amostragens em novos sítios, visando completar o panorama da distribuição espaço-temporal destas populações. Esta proposta que agora recebe alterações, também foi enviada à Chamada Pro-Humanidades 2022. A proposta encaminhada foi “Parte II - Mudanças climáticas, paisagens e povoamento da bacia hidrográfica do Guaíba durante o Holoceno Final”. Cabe destacar que o projeto CNPq aprovado em 2021, citado como o elo de continuidade com este pedido, recebeu menos de 10% do valor solicitado para a realização da proposta. Assim, mesmo com a sua aprovação, não foi possível realizar etapas importantes do projeto, em especial, aquelas referentes a saídas de campo e datações, uma vez que essas atividades demandam recursos financeiros. Por isso, ressaltamos que, no momento, é importante a aprovação da presente proposta nesse edital do Universal pois garantirá a execução plena de todas as etapas do projeto. Destacamos que a área de estudo abarca a Bacia do Rio Guaíba o que, consequentemente, envolve 9 sub-bacias hidrográficas: Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. As novas datas serão obtidas em sítios-chave localizados em áreas com deficiências cronológicas, isto é, o Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. No Taquari-Antas, onde existe a área chamada de Vale do Taquari, não serão realizadas novas datas, uma vez que essa região é muito bem datada para o Holoceno Tardio. A escolha dos melhores locais para a datação (os sítios-chave), nas áreas citadas como deficientes em cronologia, será realizada progressivamente, com o avanço do projeto. Além disso, cabe destacar que a proposta envolve uma área de abrangência regional que apresenta potencialidade para as análises palinológicas. Nossa proposta possui originalidade e relevância científica para o campo da arqueologia, mais precisamente para a arqueologia indígena praticada na região Sul do país e refere-se à continuidade de uma pesquisa outrora aprovada em edital do CNPq. Reitera-se a qualidade da produção da coordenadora e destacamos que a mesma, assim como parte da equipe advém de uma área, Ciências Humanas, onde a produção é medida pelo impacto social e pela regionalização. Na área das Humanas fatores como pertinência do conhecimento, difusão, comunicação e temas sociais são potentes e a proponente assim como a equipe demonstram esses fatores em suas produções intelectuais. Destacamos que o tema da proposta é de caráter regional com altas possibilidades de estruturação de modelos locais e regionais. Entendemos que a arqueologia regional está avançada com correntes epistemológicas contemporâneas na América Latina.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Cultura e Sociedade
Este estudo realizará a reconstrução paleoclimática dos últimos ~3000 anos na bacia hidrográfica do Guaíba relacionando os resultados ao processo de povoamento de populações horticultoras durante o Holoceno tardio (populações Guarani e Jê Meridionais). A pesquisa buscará compreender como era o clima antes da chegada dessas populações, e como evoluiu após o seu estabelecimento. Os dados permitirão avaliar se condições ambientais foram decisivas para a colonização da área. A área delimitada se localiza na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul, abrangendo 9 bacias hidrográficas: Alto Jacuí; Pardo; Vacacaí; Baixo Jacuí; Taquari-Antas; Caí; Sinos; Gravataí e Lago Guaíba. Nessa região, os últimos ~2000 anos foram marcados pela intensificação dos fluxos migratórios: os Jê, que se expandiram desde o Brasil central, e logo os Guarani, procedentes da Amazônia. Cruzando dados palinológicos com dados arqueológicos, pretende-se apresentar indicadores chave para se compreender: as mudanças climáticas ocorridas nos últimos ~3000 anos; a relação entre as mudanças climáticas e as dinâmicas populacionais; a dinâmica espaço-temporal da ocupação humana na região estudada. Para discutir a evolução paleoclimática regional serão obtidos testemunhos sedimentares para análises palinológicas. Também será realizado levantamento botânico e de amostras superficiais para chuva polínica em áreas chave, que permitam associar o espectro palinológico com tipos específicos de vegetação, gerando um modelo atual das variações do passado gravadas no registro palinológico. Para compreender a cronologia do povoamento regional, será realizado levantamento dos sítios arqueológicos de ambas populações, incorporando datações radiocarbônicas disponíveis na bibliografia e novas datas a serem obtidas em sítios-chave. Estes podem já estar escavados e, portanto, apresentar coleções disponíveis para amostras datáveis, ou também poderão ser obtidas em novos sítios.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Ensino, Linguagens e Tecnologias
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Ensino, Linguagens e Tecnologias
Em vista das dificuldades enfrentadas na etapa da alfabetização, decorrentes de uma série de fatores, entre os quais ainda estão os efeitos do período pandêmico, intencionamos constituir uma rede articulada para a promoção de ações de pesquisa, ensino e extensão, voltadas a essa etapa da escolarização: a Rede Alfabeletrando. Para tanto, objetivamos verificar o papel da consciência pragmática e sua relação no desenvolvimento da consciência linguística e, em consequência, das habilidades de compreensão leitora e produção escrita na etapa da alfabetização. Além disso, intencionamos contribuir com a divulgação científica por meio da produção de sequências didáticas que articulem leitura, escrita e consciência linguística e pela concretização de ações de formação continuada de professores alfabetizadores. De natureza translacional, essa pesquisa prevê, portanto, três etapas: o desenho de instrumentos de avaliação da consciência pragmática e sua relação com os outros níveis de consciência linguística, bem como com a leitura e com a escrita na etapa da alfabetização, a produção de atividades e sequências didáticas e a divulgação dos materiais produzidos no escopo da pesquisa em publicações e em ações de formação continuada de professores. Essas ações serão articuladas no âmbito da Rede Alfabeletrando, que integrará diferentes grupos de pesquisa de diferentes instituições do país e do exterior. Esperamos, desse modo, qualificar o ensino da leitura e da escrita, de modo que o desenvolvimento dos diferentes níveis de consciência linguística - inclusive a pragmática - se concretize para a promoção da alfabetização plena na etapa certa, ou seja, até o final do 3º ano. Articulando ensino, pesquisa e extensão, pretendemos, portanto, promover condições para que as crianças se alfabetizem plenamente.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Infâncias, Crianças e Docências
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Corpo e Ensino
Vivemos uma crise ambiental sem precedentes. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar potencialidades do ensino de práticas corporais nos espaços ao ar livre da cidade para a alfabetização ecológica de alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação-participativa a ser realizada em um município do Vale do Taquari/RS, afetado pelas cheias em 2023. Participarão da pesquisa professores de Educação Física, equipes diretivas e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino. A pesquisas será desenvolvida em quatro etapas: a) Definição do município e escolas; b) Diagnóstico de como está se dando o ensino das práticas corporais de aventura e definição de uma escola que participará da construção e experimentação de uma proposta pedagógica nos espaços ao ar livre da cidade; c) Análise das informações do diagnóstico, construção e experimentação da proposta elaborada; d) Elaboração de relatório, produções científicas e retorno dos resultados aos participantes. As informações serão produzidas por meio de entrevista semiestruturada, grupos de discussão e observações a serem registradas em diários de campo. A análise será feita através da Análise Textual Discursiva. Espera-se contribuir, tanto no compartilhamento de boas práticas pedagógicas já desenvolvidas, além de ampliar o conhecimento didático-pedagógico sobre as potencialidades dos espaços ao ar livre da cidade como educadores. A pesquisa é fundamental pois contribuiu com conhecimentos científicos sobre o tema, mas também contribuirá com a formação ecológica dos alunos.
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates)
Ensino, Subjetividades e TDIC
O projeto visa buscar elementos que possam auxiliar na compreensão do sujeito contemporâneo, em termos de efetivação do conhecimento e produção de mundo. Com isso se quer dirigir o olhar ao nosso tempo, quando participamos de um acontecimento ontológico fundamental, do qual não temos o domínio e ainda há pouca compreensão. A investigação segue uma proposta qualitativa, aproximando-se mais da pesquisa descritiva. A análise dos dados segue a proposta de Moraes e Galiazzi (2011), sendo que os dados serão coletados através de entrevistas e questionários, possibilitando emergir categorias de análise. Entender a pós-fenomenologia e suas implicâncias no cotidiano, surge como grande desafio nestes tempos de mudanças que vivemos. Espera-se poder compreender para contribuir com a discussão sobre as mudanças que estão em curso, especialmente em tempos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC e novas posturas e modo do sujeito se relacionar com o mundo.