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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Docência, sociedade e linguagens: interfaces entre o ensinar e o aprender

Coordenação: Derli Juliano Neuenfeldt

Pesquisadores:
Cláudia Inês Horn
Derli Juliano Neuenfeldt
Jacqueline Silva da Silva.
Kári Lúcia Forneck
Neli Teresinha Galarce Machado
Rogério José Schuck
 

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
 

Eixo:
Infâncias, Crianças e Docências
 
Corpo e Ensino
 
Cultura e Sociedade
 
Ensino, Linguagens e Tecnologias
 
Ensino, Subjetividades e TDIC

Resumo:
A complexidade das relações entre sujeitos que interagem em contextos de ensino formal ou não formal pode ser analisada de diferentes perspectivas. Com este macroprojeto, intencionamos investigar quais são os fazeres e de que maneiras se concretizam as relações entre sujeitos e contextos pedagógicos de modo que se potencializem formas de ensinar e de aprender, desde a infância à idade adulta. Para tanto, intencionamos responder à seguinte questão de pesquisa: como se dão as diferentes formas de ser, interagir, comunicar, ensinar e aprender em contextos de ensino de crianças, jovens e adultos, na escola e na cidade? Para responder a essa questão, abraçamos abordagens teóricas diversas e campos conceituais em interface, assumindo como objetivo geral investigar como se dão as diferentes formas de ser, existir, interagir, comunicar, ensinar e aprender em contextos de ensino de crianças, jovens e adultos, na escola e na cidade. Para dar conta dessa proposta, há várias perspectivas conceituais convergentes, no intuito de estabelecer um panorama complexo e multifacetado e que dê conta da diversidade e da transversalidade de olhares investigativos que compõem os diferentes eixos de investigação que desenvolverão esta pesquisa, entre os quais destacamos: as infâncias, o corpo e o movimento, a cultura e a sociedade, as linguagens e as tecnologias digitais, na constituição de subjetividades, de processos de ensino e de aprendizagem. Prevendo uma abordagem translacional (Colombo; Anjo; Antunes, 2019), a metodologia de pesquisa se concretizará por meio da realização de observações, entrevistas, grupos focais e rodas de conversa, aplicação de questionários, bem como da elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino, mediadas ou não por tecnologias digitais. Esperamos, de um lado, dar visibilidade aos fazeres pedagógicos dos professores e dos envolvidos na Educação Básica e no Ensino Superior, sejam crianças, jovens ou adultos, à medida que nos propomos a refletir sobre as complexas relações que se estabelecem entre esses sujeitos, as diferentes formas de aprender e as diferentes formas de ensinar. De outro lado, esperamos contribuir na qualificação de nossa compreensão sobre a docência, sobre formas de ser e de interagir em contextos educacionais e, em especial, sobre as relações que se estabelecem entre o ensino e as sociedades.
 
Sub projetos
Coordenação: Neli Teresinha Galarce Machado
Pesquisador(a):
Membros da Univates:
 
Neli Teresinha Galarce Machado
 
André Jasper
 
Luis Fernando da Silva Laroque
 
 
 
Membros Externos:
 
Daniel Loponte (Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano (INAPL)/CONICET Argentina)
 
Eduardo Relly (Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha)
 
Felipe do Nascimento Rodrigues (University de Exeter, Inglaterra)
 
Jairo Henrique Rogge (UNISINOS)
 
Yago Becker (Univates)
 
Ronildo Agapito de Souza (IFAM)
 
Marcos Kreutz (UNIVATES)
 
Pedro Ignácio Schmitz (UNISINOS)
 
Rafael Cortelletti (UFPEL /LEPAARQ)
 
Juliana Santi (UNIR)
 
Rafael Milheira (UFPEL/LEPAARQ)
 
Sérgio Nunes Lopes (UNIVATES e Prefeitura de Arroio do Meio)
 
Sidnei Wolf (Prefeitura Municipal de Estrela)
 
Fernanda Schneider (Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano (INAPL)/CONICET Argentina)
 
Karen Pires (Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, Lajeado)
 
Mirian Carbonera (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina,/ UNOCHAPECÓ)
 
Raquel Pique Huerta (Universidad Autónoma de Barcelona)
 
Kelly de Oliveira (Instituto Anchietano de Pesquisa/Unisinos)
 
Patrícia Schneider (Centro de Memória, Documentação e Pesquisa/UNIVATES)
 

Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Eixo:

Cultura e Sociedade


Resumo:
A influência dos estudos arqueológicos e históricos com abordagens ambientais e culturais é amplamente aceita e conhecida pela comunidade científica. Os estudos regionais têm tomado potência na última década do século XXI e os estudos arqueohistóricos e ambientais têm estado, ainda em crescimento, presente na construção das historicidades multiculturais nacionais. Nesse sentido, objetiva-se estudar os grupos indígenas pré-coloniais, Jê e Guarani, que colonizaram determinadas áreas drenadas pela Bacia Hidrográfica do Rio Taquari/Antas, no Rio Grande do Sul, permanecendo e interagindo com o ambiente por alguns séculos. O objetivo da presente proposta científica é estabelecer uma pesquisa de compreensão contextual das ocupações antigas humanas pré-coloniais e colonial na região banhada pela bacia hidrográfica dos rios Taquari e Antas, no Rio Grande do Sul, bem como as relações de contato que se estabeleceram entre eles, identificando as relações (manejo, modificação e uso) que essas populações mantiveram com o ambiente ocupado na referida Bacia. Como mérito científico, temos os pressupostos teóricos e conceituais da Arqueologia, da Arqueologia Regional e da História Ambiental. Na originalidade o foco será as áreas com sítios arqueológicos e a partir daí as abordagens se concentram na pesquisa de caráter histórico e arqueológico para a construção de um cenário histórico e ambiental na região. Como resultado, espera-se estabelecer o período, a mobilidade e tempo de permanência  nos assentamentos, dessas sociedades. O objetivo da solicitação para essa proposta é dar continuidade às pesquisas no que se refere à arqueologia regional, campo importante para a ciência brasileira e para o cenário da história mais antiga do Brasil. A integração dos dados advindos do desenvolvimento da proposta produzirá resultados significativos e de abrangência internacional, servindo de suporte para interpretações globais acerca da história de antigas civilizações.
Coordenação: Kári Lúcia Forneck
Pesquisador(a):
Membros da Univates:
Kári Lúcia Forneck
 
Membro Externo:
Otília da Encarnação da Costa e Sousa (Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Lisboa)

Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Eixo:

Ensino, Linguagens e Tecnologias


Resumo:

Esta proposta de pesquisa objetiva investigar práticas de ensino de leitura e de escrita, fundamentadas na consciência pragmática, para o desenvolvimento da literacia de jovens estudantes do Ensino Médio, considerando experiências do Brasil e de Portugal. Para dar conta deste objetivo, assumiremos como arcabouço conceitual e metodológico uma interface entre duas áreas de conhecimento: com as lentes da Pragmática, por meio da Teoria da Relevância, descreveremos e explicaremos processos inferenciais relacionados ao desenvolvimento da consciência pragmática; com as lentes da Psicolinguística, assumiremos os pressupostos metodológicos da escrita de resumos, como meio de avaliar a aprendizagem da consciência pragmática dos estudantes. A metodologia divide-se em duas etapas. A Etapa A (a ser realizada em Portugal) prevê: a) a elaboração de parâmetros de literacia para o Ensino Médio; b) a elaboração de instrumentos de avaliação da consciência pragmática pela escrita de resumos, em formato pré e pós-teste; e c) a proposição de sequências didáticas para o ensino da literacia. Já a Etapa B (a ser realizada no Brasil) prevê: a) a aplicação das sequências didáticas em uma turma de Ensino Médio, constituindo-se o conjunto de dados qualitativos, a serem analisados por meio da Análise de Conteúdo (AC); b) a avaliação das variáveis de desenvolvimento da literacia dos estudantes, por meio da aplicação de instrumentos de pré e pós-teste, que comporão os dados quantitativos a serem comparados estatisticamente por meio do Teste T-Student e do Teste de Correlação de Pearson; e c) a produção de um e-book com material didático para o ensino da literacia no Ensino Médio. Espera-se contribuir para o desenho de um novo arcabouço metodológico-conceitual na interface entre duas áreas de pesquisa, além de contribuir no desenvolvimento de práticas de ensino da literacia no Ensino Médio, de modo a ampliar os recursos linguísticos dos jovens para que possam interagir no mundo de modo autônomo, crítico e protagonista. 

Coordenação: Neli Teresinha Galarce Machado
Pesquisador(a):
Membros da Univates:
 
Neli Teresinha Galarce Machado
 
André Jasper
 
Luis Fernando da Silva Laroque
 
 
 
Membros Externos:
 
Daniel Loponte (Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano (INAPL)/CONICET Argentina)
 
Eduardo Relly (Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha)
 
Felipe do Nascimento Rodrigues (University de Exeter, Inglaterra)
 
Jairo Henrique Rogge (UNISINOS)
 
Yago Becker (Univates)
 
Ronildo Agapito de Souza (IFAM)
 
Marcos Kreutz (UNIVATES)
 
Pedro Ignácio Schmitz (UNISINOS)
 
Rafael Cortelletti (UFPEL /LEPAARQ)
 
Juliana Santi (UNIR)
 
Rafael Milheira (UFPEL/LEPAARQ)
 
Sérgio Nunes Lopes (UNIVATES e Prefeitura de Arroio do Meio)
 
Sidnei Wolf (Prefeitura Municipal de Estrela)
 
Fernanda Schneider (Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano (INAPL)/CONICET Argentina)
 
Karen Pires (Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, Lajeado)
 
Mirian Carbonera (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina,/ UNOCHAPECÓ)
 
Raquel Pique Huerta (Universidad Autónoma de Barcelona)
 
Kelly de Oliveira (Instituto Anchietano de Pesquisa/Unisinos)
 
Patrícia Schneider (Centro de Memória, Documentação e Pesquisa/UNIVATES)
 

Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Eixo:

Cultura e Sociedade


Resumo:

Esta proposta é de complementação ao projeto aprovado pelo CNPq em 2021 (Processo: 408657/2021-9), projeto que, apesar da sua aprovação, recebeu um valor bem abaixo do sugerido. Dessa forma, a presente proposta visa a continuidade, a qualificação e o avanço nas análises do projeto anterior. Este estudo realizará a reconstrução paleoclimática dos últimos ~3000 anos na bacia hidrográfica do Guaíba, relacionando os resultados ao processo de povoamento de populações horticultoras durante o Holoceno Tardio (populações Guarani e Jê Meridionais). A pesquisa busca compreender como era o clima antes da chegada dessas populações, e como evoluiu após o seu estabelecimento. Os dados permitirão avaliar se condições ambientais foram decisivas para a colonização mais intensa da área. A área delimitada para este estudo se localiza na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul, abrangendo nove bacias hidrográficas: Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. Nessa região, os últimos ~2000 anos foram marcados pela intensificação dos fluxos migratórios: os Jê, que se expandiram desde o Brasil central, e logo os Guarani, procedentes da Amazônia. Cruzando dados palinológicos e dados arqueológicos, pretende-se apresentar indicadores para se compreender: 1) as mudanças climáticas ocorridas nos últimos ~3000 anos; 2) a relação entre as mudanças climáticas e as dinâmicas populacionais; 3) a dinâmica espaço-temporal da ocupação humana da região. Para discutir a evolução climática regional serão obtidos testemunhos sedimentares para análises palinológicas. Também será realizado levantamento botânico e de amostras superficiais para chuva polínica em áreas chave, permitindo associar o espectro palinológico com tipos específicos de vegetação para se gerar um modelo atual das variações do passado a partir do registro palinológico. Para compreender a cronologia do povoamento regional, será realizado levantamento dos sítios arqueológicos de ambas populações incorporando, primeiro, datações radiocarbônicas disponíveis na bibliografia e, segundo, incorporando novas datas a serem obtidas em sítios-chave. Estes podem já estar escavados e, portanto, apresentar coleções disponíveis para amostras datáveis, ou também poderão ser obtidas a partir de amostragens em novos sítios, visando completar o panorama da distribuição espaço-temporal destas populações. Esta proposta que agora recebe alterações, também foi enviada à Chamada Pro-Humanidades 2022. A proposta encaminhada foi “Parte II - Mudanças climáticas, paisagens e povoamento da bacia hidrográfica do Guaíba durante o Holoceno Final”. Cabe destacar que o projeto CNPq aprovado em 2021, citado como o elo de continuidade com este pedido, recebeu menos de 10% do valor solicitado para a realização da proposta. Assim, mesmo com a sua aprovação, não foi possível realizar etapas importantes do projeto, em especial, aquelas referentes a saídas de campo e datações, uma vez que essas atividades demandam recursos financeiros. Por isso, ressaltamos que, no momento, é importante a aprovação da presente proposta nesse edital do Universal pois garantirá a execução plena de todas as etapas do projeto. Destacamos que a área de estudo abarca a Bacia do Rio Guaíba o que, consequentemente, envolve 9 sub-bacias hidrográficas: Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. As novas datas serão obtidas em sítios-chave localizados em áreas com deficiências cronológicas, isto é, o Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. No Taquari-Antas, onde existe a área chamada de Vale do Taquari, não serão realizadas novas datas, uma vez que essa região é muito bem datada para o Holoceno Tardio. A escolha dos melhores locais para a datação (os sítios-chave), nas áreas citadas como deficientes em cronologia, será realizada progressivamente, com o avanço do projeto. Além disso, cabe destacar que a proposta envolve uma área de abrangência regional que apresenta potencialidade para as análises palinológicas. Nossa proposta possui originalidade e relevância científica para o campo da arqueologia, mais precisamente para a arqueologia indígena praticada na região Sul do país e refere-se à continuidade de uma pesquisa outrora aprovada em edital do CNPq. Reitera-se a qualidade da produção da coordenadora e destacamos que a mesma, assim como parte da equipe advém de uma área, Ciências Humanas, onde a produção é medida pelo impacto social e pela regionalização. Na área das Humanas fatores como pertinência do conhecimento, difusão, comunicação e temas sociais são potentes e a proponente assim como a equipe demonstram esses fatores em suas produções intelectuais. Destacamos que o tema da proposta é de caráter regional com altas possibilidades de estruturação de modelos locais e regionais. Entendemos que a arqueologia regional está avançada com correntes epistemológicas contemporâneas na América Latina.

Coordenação: Neli Teresinha Galarce Machado
Pesquisador(a):
Membros da Univates:
 
Neli Teresinha Galarce Machado
 
André Jasper
 
Luis Fernando da Silva Laroque
 
 
 
Membros Externos:
 
Daniel Loponte (Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano (INAPL)/CONICET Argentina)
 
Eduardo Relly (Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha)
 
Felipe do Nascimento Rodrigues (University de Exeter, Inglaterra)
 
Jairo Henrique Rogge (UNISINOS)
 
Yago Becker (Univates)
 
Ronildo Agapito de Souza (IFAM)
 
Marcos Kreutz (UNIVATES)
 
Pedro Ignácio Schmitz (UNISINOS)
 
Rafael Cortelletti (UFPEL /LEPAARQ)
 
Juliana Santi (UNIR)
 
Rafael Milheira (UFPEL/LEPAARQ)
 
Sérgio Nunes Lopes (UNIVATES e Prefeitura de Arroio do Meio)
 
Sidnei Wolf (Prefeitura Municipal de Estrela)
 
Fernanda Schneider (Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano (INAPL)/CONICET Argentina)
 
Karen Pires (Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, Lajeado)
 
Mirian Carbonera (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina,/ UNOCHAPECÓ)
 
Raquel Pique Huerta (Universidad Autónoma de Barcelona)
 
Kelly de Oliveira (Instituto Anchietano de Pesquisa/Unisinos)
 
Patrícia Schneider (Centro de Memória, Documentação e Pesquisa/UNIVATES)
 

Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Eixo:

Cultura e Sociedade


Resumo:

Este estudo realizará a reconstrução paleoclimática dos últimos ~3000 anos na bacia hidrográfica do Guaíba relacionando os resultados ao processo de povoamento de populações horticultoras durante o Holoceno tardio (populações Guarani e Jê Meridionais). A pesquisa buscará compreender como era o clima antes da chegada dessas populações, e como evoluiu após o seu estabelecimento. Os dados permitirão avaliar se condições ambientais foram decisivas para a colonização da área. A área delimitada se localiza na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul, abrangendo 9 bacias hidrográficas: Alto Jacuí; Pardo; Vacacaí; Baixo Jacuí; Taquari-Antas; Caí; Sinos; Gravataí e Lago Guaíba. Nessa região, os últimos ~2000 anos foram marcados pela intensificação dos fluxos migratórios: os Jê, que se expandiram desde o Brasil central, e logo os Guarani, procedentes da Amazônia. Cruzando dados palinológicos com dados arqueológicos, pretende-se apresentar indicadores chave para se compreender: as mudanças climáticas ocorridas nos últimos ~3000 anos; a relação entre as mudanças climáticas e as dinâmicas populacionais; a dinâmica espaço-temporal da ocupação humana na região estudada. Para discutir a evolução paleoclimática regional serão obtidos testemunhos sedimentares para análises palinológicas. Também será realizado levantamento botânico e de amostras superficiais para chuva polínica em áreas chave, que permitam associar o espectro palinológico com tipos específicos de vegetação, gerando um modelo atual das variações do passado gravadas no registro palinológico. Para compreender a cronologia do povoamento regional, será realizado levantamento dos sítios arqueológicos de ambas populações, incorporando datações radiocarbônicas disponíveis na bibliografia e novas datas a serem obtidas em sítios-chave. Estes podem já estar escavados e, portanto, apresentar coleções disponíveis para amostras datáveis, ou também poderão ser obtidas em novos sítios.

Coordenação: Kári Lúcia Forneck
Pesquisador(a):
Kári Lúcia Forneck
Rogério José Schuck

Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Eixo:

Ensino, Linguagens e Tecnologias


Resumo:
 
Esta proposta de pesquisa intenciona desenvolver e avaliar os efeitos de uma prática de ensino da literacia e do pensamento crítico na interação com fake news sobre mudanças e catástrofes climáticas, destinada a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade assolada pelas recentes enchentes. Para dar conta desse objetivo amplo, a pesquisa se circunscreve aos pressupostos teórico-metodológicos da Psicolinguística e da Pragmática, assumindo a noção de consciência pragmática e de relevância, para descrever e explicar os efeitos das práticas de ensino da literacia e do pensamento crítico na tomada de decisão sobre aceitar ou não e compartilhar ou não notícias verdadeiras ou falsas sobre catástrofes e mudanças climáticas. Do ponto de vista metodológico, assumem-se os pressupostos da investigação de base translacional, a partir do desenvolvimento de experiências de ensino que promovam a interação crítica com textos de divulgação científica pelo desenvolvimento da consciência pragmática, intercaladas pela aplicação de instrumentos do pensamento crítico dos estudantes. Esperamos, desse modo, contribuir para a qualificação do ensino da literacia e do pensamento crítico no Ensino Médio e promover uma sociedade mais resiliente às demandas climáticas com as quais já estamos tendo de lidar atualmente.
Coordenação: Kári Lúcia Forneck
Pesquisador(a):
Membros da Univates:
Kári Lúcia Forneck
Grasiela Kieling Bublitz
 
 
Membros Externos:
Ronei Guaresi (UESB)
Luís Filipe Barbeiro (IPL-Leiria)
Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS)
Angela Maria Chuvas Naschold (UFRN)
 

Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Eixo:

Ensino, Linguagens e Tecnologias


Resumo:

Em vista das dificuldades enfrentadas na etapa da alfabetização, decorrentes de uma série de fatores, entre os quais ainda estão os efeitos do período pandêmico, intencionamos constituir uma rede articulada para a promoção de ações de pesquisa, ensino e extensão, voltadas a essa etapa da escolarização: a Rede Alfabeletrando. Para tanto, objetivamos verificar o papel da consciência pragmática e sua relação no desenvolvimento da consciência linguística e, em consequência, das habilidades de compreensão leitora e produção escrita na etapa da alfabetização. Além disso, intencionamos contribuir com a divulgação científica por meio da produção de sequências didáticas que articulem leitura, escrita e consciência linguística e pela concretização de ações de formação continuada de professores alfabetizadores. De natureza translacional, essa pesquisa prevê, portanto, três etapas: o desenho de instrumentos de avaliação da consciência pragmática e sua relação com os outros níveis de consciência linguística, bem como com a leitura e com a escrita na etapa da alfabetização, a produção de atividades e sequências didáticas e a divulgação dos materiais produzidos no escopo da pesquisa em publicações e em ações de formação continuada de professores. Essas ações serão articuladas no âmbito da Rede Alfabeletrando, que integrará diferentes grupos de pesquisa de diferentes instituições do país e do exterior. Esperamos, desse modo, qualificar o ensino da leitura e da escrita, de modo que o desenvolvimento dos diferentes níveis de consciência linguística - inclusive a pragmática - se concretize para a promoção da alfabetização plena na etapa certa, ou seja, até o final do 3º ano. Articulando ensino, pesquisa e extensão, pretendemos, portanto, promover condições para que as crianças se alfabetizem plenamente. 

Coordenação: Cláudia Inês Horn
Pesquisador(a):
Jacqueline Silva da Silva
 
Cláudia Inês Horn
 
Juliana Fátima Serraglio Pasini 
 
Alberto Antônio da Luz
 
Cícera Aparecida Escoura Bueno 
 
Adriana Uemori
 
Thaís Silva Nonô 
 
Aparecida Garcia Pacheco Gabriel 
 

Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Eixo:

Infâncias, Crianças e Docências


Resumo:
O presente Projeto de Pesquisa é decorrente de estudos que vêm sendo desenvolvidos, desde 2013, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates/Lajeado/Brasil, por meio de diferentes editais de pesquisa. Desde 2020, um dos grupos de trabalho do Projeto de Pesquisa intitulado “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”, se debruça a estudar as infâncias e a Educação Infantil. Recentemente, este grupo de trabalho teve aprovada a pesquisa “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil” (EDITAL FAPERGS 05/2019), cuja execução ocorreu entre os anos de 2019 e 2023. Todas as pesquisas deste grupo objetivam estudar as infâncias e as docências na contemporaneidade e investigar as propostas atuais de Educação Infantil, especialmente no que  diz respeito aos currículos, propostas pedagógicas, planejamentos, rotinas, bem como a participação das crianças no contexto da Escola. É neste contexto que inserimos o atual Projeto de Pesquisa, que está solicitando apoio da FAPERGS e que busca dar continuidade ao trabalho consolidado e já desenvolvido. Alguns resultados das pesquisas já realizadas podem ser encontrados em: Silva e Silva (2024); Horn, Silva, Martins, Strohschoen (2023); Lorenzon e Silva (2023); Gabriel, Silva, Martins e Marchesan, 2023; Lidoino, Silva, 2023; Silva, Steffens e Pereira, 2022; Pozzebon e Silva (2022); Schneider, Martins e Silva (2021); entre outras produções. Há três décadas, aproximadamente, que a Educação infantil é considerada como primeira etapa da Educação Básica e que, por via de lei, as crianças têm direito e os estados têm o dever de ofertar um atendimento de qualidade. Especialmente nas duas últimas décadas, que estudos e pesquisas, especialmente na área da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança e Pedagogias Contemporâneas (Sarmento, 2003, 2007; Cohn, 2005, Alderson, 2005; Barbosa, 2006; Oliveira- Formosinho e Araújo, 2008; Corsaro, 2011; entre outros), vêm mostrando que as crianças são sujeitos ativos, protagonistas e produtoras de cultura. Fruto de movimentos nacionais e internacionais, relevantes documentos, tais como o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), o documento “Um Mundo para as Crianças” (2002) aprovado na 27ª Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas, o Plano pela Primeira Infância (RNPI, 2020A; 2020B), além da Convenção sobre os Direitos das Crianças (documento publicado em 1990 e homologado por 196 países na Assembleia Geral da ONU) também sinalizam a necessidade da participação das crianças de forma mais global, incluindo as cidades. Tais referências, que neste projeto encontram-se resumidas, sinalizam uma vertente global: precisamos olhar e ouvir a criança de uma forma mais atenta, efetivando sua participação nos contextos de vida. Há uma soberania adultocêntrica na tomada de decisões de inúmeras questões que envolvem a vida das crianças na sociedade. Tal como apontam Sarmento, Soares e Tomás (2004, p. 1) “no discurso corrente sobre a cidadania, permanecem ainda as fórmulas tradicionais e princípios clássicos que restringe a cidadania à idade adulta”. Por vezes, a tomada de decisões é inexistente, ineficaz ou não considera os interesses e necessidades reais das crianças. Nossa hipótese é que isso se repete tanto nas escolas, quanto nas cidades em que as crianças habitam. Contudo, este Projeto de Pesquisa acredita que a escola de Educação Infantil pode ser concebida como um espaço privilegiado para dar abertura às perspectivas das crianças e assim incentivar ações mais participativas na efetiva elaboração e execução de políticas públicas para a infância. Ao acreditar que as crianças precisam participar das demandas que lhes dizem respeito, tanto nas escolas, quanto nas cidades, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é: investigar o que as crianças têm a nos dizer sobre a escola de Educação Infantil e sobre a cidade que habitam. Assim, é premente pensar na forma como as escolas e as cidades estão possibilitando (ou não) a participação das crianças. E, para muito além de uma simples abertura, há que se considerar as perspectivas das crianças e sua efetiva participação na construção e consolidação de propostas pedagógicas nas escolas e de políticas públicas, projetos e ações nas cidades. Sarmento (2004) defende que a participação das crianças na Educação Infantil pode contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva, pois ao dar voz às crianças e permitir que elas expressem suas opiniões e pontos de vista, é possível promover a tolerância e o respeito pelas diferenças. O autor destaca que a participação das crianças deve ser entendida como um direito fundamental, previsto em diversos documentos internacionais, como, por exemplo, na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989). Para dar conta daquilo que propõe este Projeto de Pesquisa, os caminhos metodológicos estão assim definidos: pesquisa de abordagem qualitativa, com aproximação dos pressupostos do Estudo de Caso (Yin, 2010). As escolhas metodológicas contemplam como pano de fundo os princípios da realização de pesquisa com crianças. Para tanto, as ações serão desenvolvidas em duas escolas de Educação Infantil da Rede Pública Municipal da cidade de Lajeado – Rio Grande do Sul – Brasil, parceiras da pesquisa. Nestas escolas, em conjunto com os respectivos professores das duas turmas de crianças da faixa etária de 3 a 5 anos de idade, as seguintes ferramentas metodológicas serão utilizadas para a produção de dados: observações de aulas, rodas de conversa, técnica do painel, registros fotográficos, filmagens e gravações de áudios, produção de desenhos e diário de campo. Todos os materiais gerados na pesquisa, serão transcritos e posteriormente analisados, através de uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012). Importa mencionar que citamos as crianças e seus respectivos professores como atores importantes desta pesquisa. Contudo, atores secundários também estarão envolvidos: equipe gestora da escola (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico) e a equipe gestora do município (prefeito, vice-prefeito, secretários). Ao final da pesquisa, a produção de um material gráfico no formato de cartas impressas será divulgada. Tais cartas contemplarão as reflexões, as perspectivas e contribuições das crianças na qualificação do atendimento da escola de Educação Infantil e da cidade que habitam. Pretende-se que a publicação destas cartas possa impactar, interferir e qualificar as políticas públicas, bem como projetos, planos e atividades voltados à infância. Além disso, a produção de artigos científicos, e-book e resumos para eventos serão publicados, no intuito de compartilhar os dados analisados nesta investigação. A apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, em mostras de Iniciação Científica, bem como a promoção de atividades de formação serão contemplados no decorrer dos 3 anos de pesquisa. Os resultados desta pesquisa visam contribuir na construção de ações, estratégias e propostas para solucionar dois problemas centrais. Um deles, de ordem educacional: aprimorar o atendimento, a proposta pedagógica e a qualidade de vida das crianças na escola de Educação Infantil. E outro, de ordem social: qualificar as políticas públicas de atendimento às crianças residentes na cidade, bem como os programas e iniciativas voltados às crianças. A construção de possíveis soluções para tais desafios educacionais e sociais se dará, essencialmente, ouvindo o que as crianças têm a dizer sobre suas vidas na escola e na cidade. Acredita-se que os resultados gerados poderão contribuir na formação de professores, gestores educacionais e gestores da cidade, bem como na efetiva criação de políticas públicas, projetos e ações para as cidades, pautadas por meio da participação das crianças.
Coordenação: Derli Juliano Neuenfeldt
Pesquisador(a):
Derli Juliano Neuenfeldt 
 
Tania Micheline Miorando 
 
Adriano Edo Neuenfeldt 
 
Jaqueline Luíza Klein
 

Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Eixo:

Corpo e Ensino


Resumo:

Vivemos uma crise ambiental sem precedentes. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar potencialidades do ensino de práticas corporais nos espaços ao ar livre da cidade para a alfabetização ecológica de alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação-participativa a ser realizada em um município do Vale do Taquari/RS, afetado pelas cheias em 2023. Participarão da pesquisa professores de Educação Física, equipes diretivas e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino. A pesquisas será desenvolvida em quatro etapas: a) Definição do município e escolas; b) Diagnóstico de como está se dando o ensino das práticas corporais de aventura e definição de uma escola que participará da construção e experimentação de uma proposta pedagógica nos espaços ao ar livre da cidade; c) Análise das informações do diagnóstico, construção e experimentação da proposta elaborada; d) Elaboração de relatório, produções científicas e retorno dos resultados aos participantes. As informações serão produzidas por meio de entrevista semiestruturada, grupos de discussão e observações a serem registradas em diários de campo. A análise será feita através da Análise Textual Discursiva. Espera-se contribuir, tanto no compartilhamento de boas práticas pedagógicas já desenvolvidas, além de ampliar o conhecimento didático-pedagógico sobre as potencialidades dos espaços ao ar livre da cidade como educadores. A pesquisa é fundamental pois contribuiu com conhecimentos científicos sobre o tema, mas também contribuirá com a formação ecológica dos alunos.

Coordenação: Rogério José Schuck
Pesquisador(a):
Rogério José Schuck
 
Adriano Edo Neuenfeldt 
 
Angelo Nunes Milhano
 
Alfredo Rocha de La Torre 
 
Cezar Luis Seibt 
 
Manuel Prada Londoño
 
Miguel Ángel Piñeda 
 
Tânia Micheline Miorando
 
Vilmar Alves Pereira 
 

Fontes Financiadoras:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates)


Eixo:

Ensino, Subjetividades e TDIC


Resumo:

O projeto visa buscar elementos que possam auxiliar na compreensão do sujeito contemporâneo, em termos de efetivação do conhecimento e produção de mundo. Com isso se quer dirigir o olhar ao nosso tempo, quando participamos de um acontecimento ontológico fundamental, do qual não temos o domínio e ainda há pouca compreensão. A investigação segue uma proposta qualitativa, aproximando-se mais da pesquisa descritiva. A análise dos dados segue a proposta de Moraes e Galiazzi (2011), sendo que os dados serão coletados através de entrevistas e questionários, possibilitando emergir categorias de análise. Entender a pós-fenomenologia e suas implicâncias no cotidiano, surge como grande desafio nestes tempos de mudanças que vivemos. Espera-se poder compreender para contribuir com a discussão sobre as mudanças que estão em curso, especialmente em tempos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC e novas posturas e modo do sujeito se relacionar com o mundo.