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Ensino, aprendizagem e formação docente: tendências pedagógicas da Educação Básica ao Ensino Superior
Coordenação: Marli Teresinha Quartieri
Pesquisadores:
Marli Teresinha Quartieri
José Claudio Del Pino
Jane Herber
Maria Madalena Dullius
Ieda Giongo
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Silvana Neumann Martins
Órgãos Financiadores:
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Eixo:
Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais
Formação docente e tendências no Ensino: (re) pensando processos de ensino e de aprendizagem
Ensino e aprendizagem mediados por metodologias ativas e pedagogia empreendedora na Educação Básica e no Ensino Superior
Resumo:
Este macroprojeto é composto por três eixos: Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais; Ensino e aprendizagem mediados por metodologias ativas e pedagogia empreendedora na Educação Básica e no Ensino Superior; Formação docente e tendências no Ensino: (re) pensando processos de ensino e de aprendizagem. Assim, pretende-se investigar aspectos relacionados aos processos de ensino, de aprendizagem e da formação docente em diferentes espaços educativos, da Educação Básica ao Ensino Superior, por meio de distintos referenciais teórico-metodológicos. Em particular, também almejam-se articulações entre pesquisa e práticas profissionais em espaços formais e não formais de ensino, pressupondo-se investigar com os participantes das pesquisas, a partir de suas demandas. Os dados serão gerados por diversos instrumentos, dentre eles, enunciações e produções escritas de estudantes e professores, gravações de áudio e vídeo, questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados obtidos possam provocar mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos professores e contribuir com a melhoria do(s) processo(s) de aprendizagem dos estudantes, dando visibilidade às diferentes formas de ensinar e de aprender. Objetiva-se, igualmente, a formação científica de estudantes e de professores de diversos níveis educacionais e, posteriormente, a divulgação científica do conhecimento produzido nas pesquisas que fazem parte deste macroprojeto.
Sub projetos
Coordenação: Jane Herber Pesquisador(a):
Jane Herber
José Cláudio Del Pino
Eixo:
Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais
Resumo:
Tem como um dos objetivos fomentar a difusão e a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores da Educação Básica, em diferentes áreas do conhecimento, valorizando a interação dos objetos de estudo com as demandas socioambientais e tecnológicas em uma perspectiva inclusiva e empreendedora. Almeja-se estimular o desenvolvimento do espírito crítico e criativo dos estudantes por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas. A iniciativa vai além dos momentos de realização da feira, concebida como espaço não formal de aprendizagem, pois potencializa os processos de problematização e de inovação no Ensino, promovendo o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa e empreendedora dos estudantes e professores, despertando vocações, incentivando a pesquisa nas escolas e contribuindo para a qualificação do ensino em diferentes áreas.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Eixo:
Ensino e aprendizagem mediados por metodologias ativas e pedagogia empreendedora na Educação Básica e no Ensino Superior
Resumo:
Este projeto de pesquisa, intitulado “Competências e habilidades metacognitivas nos cursos de Graduação em Enfermagem e em Medicina: contribuições de estratégias pedagógicas na perspectiva das metodologias ativas”, apresenta a seguinte questão norteadora: “Como estratégias pedagógicas, na perspectiva das metodologias ativas, potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e em Medicina?” E, para responder tal questionamento, o objetivo geral é investigar o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas em estudantes de cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, na perspectiva de metodologias ativas. O referencial teórico é embasado por autores que fazem alusão à metacognição, aos métodos ativos e as competências e habilidades no ensino superior, tais como: Flavell (1976); Flavell (1979); Dunlap (2005); Hacker (2005); Berbel (2011); Beber, Silva e Bonfiglio (2014); Diesel, Baldez e Martins (2017); Moran (2018); Gewehr, Strohschoen e Schuck (2020); Rosa et al. (2020); Portilho e Brojato (2021); dentre outros que discutem conjuntamente estas temáticas. Trata-se de um estudo descritivo e de campo com abordagem qualitativa. O local para o desenvolvimento da pesquisa será em duas Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias: Universidade do Vale do Taquari e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os campos de investigação envolverão estudantes e professores vinculados aos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, em ambas as IES. Os dados da pesquisa serão coletados no decorrer do estudo por meio dos seguintes instrumentos: diário dos pesquisadores com registro de aulas observadas e/ou ministradas, gravações de áudio e vídeo das aulas e das reuniões de pesquisa, produções dos estudantes e docentes, entrevistas semiestruturadas e questionários. A análise dos resultados no decorrer da pesquisa ocorrerá por aproximação da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Ressalta-se que, para a realização desta pesquisa, serão respeitados os aspectos éticos estabelecidos na Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012, que trata das Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e na Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvem a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes. Almeja-se que os resultados sejam produtivos para obtermos inferências sobre o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas nos estudantes dos cursos de Enfermagem e de Medicina, promovendo espaços para que reflitam sobre sua forma de aprender por meio da tomada de decisões, estimulando-os a pensar de forma autônoma, crítica e reflexiva. Ainda, para a formação docente no que diz respeito à qualidade do ensino superior com a utilização de metodologias ativas nas práticas pedagógicas, em ambos os cursos de Graduação. Contudo, a pesquisa contribuirá nos processos de ensino e de aprendizagem, dando ênfase ao papel protagonista do aluno, no que tange a problematização do desenvolvimento de competências e de habilidades metacognitivas por meio de estratégias pedagógicas ativas.
Coordenação: Ieda Maria Giongo Pesquisador(a):
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Fontes Financiadoras:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Eixo:
Formação docente e tendências no Ensino: (re) pensando processos de ensino e de aprendizagem
Resumo:
A proposta tem como objetivo geral examinar como grupos de estudantes do primeiro e segundo anos iniciais do ensino fundamental operam com jogos de linguagem matemáticos e os alusivos às linguagens, bem como as semelhanças de família com aqueles usualmente presentes na escola. Em adição, a investigação intenta problematizar tais jogos em consonância com ideias atinentes à alfabetização na idade certa. Entende-se que o acesso à alfabetização na idade certa é direito de toda criança como forma de inclusão em uma sociedade altamente marcada por rápidas transformações que exigem capacidade de interagir com o mundo, sobretudo a partir de conteúdos matemáticos e os alusivos às linguagens. De natureza qualitativa e inspirações etnográficas, a investigação prevê a constituição de grupos de estudos com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da metodologia Lesson Study e a consequente criação, desenvolvimento, avaliação e replanejamento de tarefas envolvendo conteúdos matemáticos e relativos às linguagens e endereçadas a grupos de estudantes dos primeiro e segundo anos iniciais do ensino fundamental de escolas parceiras da região do Vale do Taquari, RS, bem como de distintas regiões brasileiras, lócus de docência de mestrandos e doutorandos dos PPGS Ensino e Ensino de Ciências Exatas da Univates, RS. Outros modos de avaliar, sobretudo a partir de anotações das crianças, também serão privilegiados. Os referenciais teórico-metodológicos dizem respeito ao campo da etnomatemática, conforme descrito por Knijnik et al (2019) em seus entrecruzamentos com estudos acerca da alfabetização na idade certa e às linguagens. Os materiais de pesquisa se constituirão de gravações, posteriormente transcritas, dos grupos de estudo bem como as enunciações e materiais escritos e produzidos pelos estudantes. A análise se dará na perspectiva foucaultiana a partir das ideias de discurso, enunciado e enunciação do filósofo. Espera-se que os resultados da investigação produzam referenciais teórico-metodológicos consistentes para a problematização de questões vinculadas ao entrecruzamento de jogos de linguagem matemáticos e alusivos às linguagens gerados pelos estudantes dos anos iniciais como mote para efetivar a alfabetização na idade certa.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Eixo:
Formação docente e tendências no Ensino: (re) pensando processos de ensino e de aprendizagem
Resumo:
A formação continuada de professores da escola básica tem sido problematizada ao longo dos anos por meio de variadas perspectivas teóricas. Apesar da qualidade das investigações, emerge a necessidade de seguir pesquisando, apontando alternativas para o fomento às políticas públicas de formação continuada, sobretudo envolvendo professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar como a formação continuada fundamentada nos Estudos de Aula pode auxiliar professores na potencialização do ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de cunho qualitativo, contará com a participação de grupos de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e que fazem parte da pesquisa do grupo proponente desta Proposta. Metodologicamente,as formações serão desenvolvidas à luz dos Estudos de Aulas e os materiais de pesquisa - materiais escritos e produzidos pelos professores e seus estudantes e enunciações geradas nos grupos de Estudos de Aula - serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2006). Espera-se que os resultados da investigação, por um lado,incentivem a criação de comunidades de aprendizagem, estimulando a pesquisa colaborativa e a cooperação entre pesquisadores e professores participantes. Por outro, forneçam evidências e subsídios para a produção de políticas públicas e institucionais que fomentem a formação continuada de professores a partir da escuta destes profissionais, respeitando os diferentes contextos.
Coordenação: José Claudio Del Pino Pesquisador(a):
José Cláudio Del Pino
Eniz Conceição Oliveira
Jane Herber
Francisco Jucivânio Félix de Sousa
Cecilia Guerra
André Luís Silva da Silva
Naldia Paula Costa dos Santos
Ailim Schwambach
Rafhael Brum Werlang
Paulo Henrique dos Santos Sartori
Elenize Rangel Nicoletti
Vanessa Brandão Vargas
Carliria Lima Fumeiro
Vanda Carolina Maeyer
Fontes Financiadoras:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Eixo:
Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais.
Resumo:
O livro didático possui atribuições essenciais no processo de produção e desenvolvimento do conhecimento, exercendo funções curricular, ideológica, cultural e documental, que oportunizam a socialização de conhecimentos às gerações, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências amplas. Cabe ressaltar, que o acesso ao livro didático, muitas vezes, é a única forma de as classes sociais desfavorecidas terem contato com o mundo do conhecimento, participarem dos conceitos, dos saberes, das práticas, e dos valores que poderão transformar e ampliar o modo de ver e fazer a Ciência na sociedade. Dentro deste panorama, destaca-se a relevância da universalização da Educação Básica e do acesso integral das escolas ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Nesse contexto, questionamos de que forma esse conhecimento está sendo disponibilizado aos alunos, de modo que possa lhes assegurar uma formação humana integral, que vise a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; e de que forma a educação e a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) se fazem presentes nesses materiais? Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar a organização estrutural do livro didático (LD), a configuração da linguagem relativa ao componente CTS, e o seu papel na Alfabetização Científica (AC) e como agente de mudança curricular perante a legislação vigente. No que tange aos procedimentos metodológicos, este estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva e documental. Há uma expectativa de que a análise dos livros possibilite um conhecimento que possa ajudar o professor a analisar como a abordagem apresentada no LD pode impactar no currículo escolar ou nos programas de ensino, contribuir para que haja mudanças nas escolas públicas, bem como influenciar experiências educativas vividas pelos estudantes. As discussões apresentadas podem contribuir para a formação dos professores, principalmente no que concerne à escolha dos LD em relação ao conhecimento científico e educacional que apresenta.
Coordenação: Ieda Maria Giongo Pesquisador(a):
Ieda Maria Giongo
Marli Teresinha Quartieri
Maria Madalena Dullius
Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Eixo:
Formação docente e tendências no Ensino: (re) pensando processos de ensino e de aprendizagem
Resumo:
O projeto, em parceria com pesquisadores de Moçambique, Angola e Cabo Verde, tem o objetivo geral de produzir conhecimentos sobre formas de aprender e de ensinar matemáticas e suas interfaces com o âmbito dos estudos decoloniais, nos anos iniciais do ensino fundamental. De natureza qualitativa e com inspirações etnográficas, os referenciais teórico - metodológicos escolhidos para sustentar a investigação são relativos aos estudos da decolonialidade e o campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein. Os materiais de pesquisa serão gerados a partir de práticas pedagógicas envolvendo matemáticas e efetivadas com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental dos quatro países participantes. Espera-se a reverberação dos resultados da investigação nas aulas de Matemática, no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, à medida em que a participação dos docentes que nele atuam aproximará a pesquisa do fazer pedagógico diário.
Coordenação: José Claudio Del Pino Pesquisador(a):
José Cláudio Del Pino
Bolsistas:
Virgínia Enderle de Cesaro
Fontes Financiadoras:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Eixo:
Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais
Resumo:
Esta pesquisa trata-se de um estudo sobre o papel da CTS na organização do conhecimento químico no livro didático. O objetivo é analisar a organização estrutural do livro didático (LD) de química, a configuração da linguagem química relativa ao componente CTS, e ao seu papel de alfabetização científica (AC) e agente de mudança curricular, bem como, realizar uma leitura crítica das orientações sobre o Novo Ensino Médio no RS. Configura-se como pesquisa básica, exploratória e descritiva, cuja abordagem é de natureza qualitativa, a partir da qual se efetiva uma ação descritiva do conteúdo do LD, e que se caracteriza como estudo de caso. Os estudos sobre os fundamentos metodológicos utilizados nesta investigação começaram como uma revisão bibliográfica, para dar maior compreensão aos pesquisadores sobre os procedimentos de construção de conhecimento relativos ao tema em discussão. Esses procedimentos são de natureza documental. No contexto desta pesquisa serão consultados os LD de química que se fizeram presentes nas diversas edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e definir critérios de seleção e escolha dos exemplares a serem analisados. Nestes também será analisada a organização do conhecimento químico na estrutura da obra, e reconhecer os conceitos fundamentais estruturantes do mesmo, e proceder a sua análise conforme os objetivos da pesquisa. O instrumento de análise é concebido a partir dos estudos de Alves (2005), Fernandes (2011), Oliveira et al. (2018), que avaliaram manuais escolares do Ensino Básico de Ciências da Natureza. O instrumento é organizado em uma categoria: Elementos de concretização do Processo de Ensino/Aprendizagem, duas dimensões: Discurso/Informação e Atividades de Ensino/Aprendizagem e quatorze indicadores. A fim de compreender a constituição dos materiais didáticos, submetendo-os à análise de seus significados, faz-se referenciado a Análise de Conteúdo. Há uma expectativa de que a análise dos livros gera um conhecimento que pode ajudar ao professor analisar como os mesmos se comportam em relação ao currículo escolar ou programas de ensino, contribuir para mudanças nas escolas públicas, quer seja política ou pedagógica, influenciar sobre experiências educativas vividas pelos estudantes, contribuindo para sua percepção da finalidade do currículo oculto. As discussões apresentadas contribuem para a formação dos professores principalmente na escolha dos LD em relação ao conhecimento químico e educacional presente nos mesmos.
Coordenação: José Claudio Del Pino Pesquisador(a):
José Cláudio Del Pino
Ailim Schwambach
Fontes Financiadoras:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Eixo:
Educação em Ciências: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais
Resumo:
A palavra sustentabilidade foi uma das palavras mais veiculadas em meios de comunicação e Internet no decorrer dos últimos anos, adentrando em um discurso popular que necessita de uma reflexão mais aprofundada para a sua compreensão, real importância e origem desta nos discursos ambientais e seu reflexo na escola. A Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) onde podemos encontrar 17 metas criadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas para serem contempladas até o ano de 2030 (ONU, 2015), além de ter eleito o período de 2005 a 2014 como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa em sustentabilidade tem enfatizado cada vez mais que são necessárias transformações fundamentais dos sistemas socioecológicos para combater os grandes desafios do nosso tempo, especialmente as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e as desigualdades sociais. Por isso, temos como objetivo geral, investigar os discursos dos jovens do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, sobre a sustentabilidade planetária e verificar se a educação para a sustentabilidade está sendo efetivada. Para isto a metodologia utilizada será a de grupos focais e de análise discursiva, buscando analisar o que os jovens pensam sobre as questões desta temática. A partir destes resultados compreender o que os jovens pensam sobre questões que envolvem sustentabilidade é fundamental para se ter um diagnóstico presente e futuro, para saber se as instituições de ensino estão de acordo com a proposta da Agenda 2030 da ONU. Também, para entender como o tema educação para a sustentabilidade está perpassando as vivências e falas destes jovens, é que esta pesquisa se mostra pertinente, além de possibilitar a produção de um documentário para ser utilizado e divulgado como produto educacional desta pesquisa.