Coordenação: Ieda Maria Giongo
Pesquisadores:Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Descrição: Esta proposta foi gestada a partir de inquietações de pesquisadoras no que tange às aulas de Física e de Matemática em cursos de Engenharia. A partir disso, emergiu este projeto que tem por objetivo examinar as potencialidades e os desafios da metodologia Estudios de Clases, na perspectiva de Blanco-Alvarez e Castelhanos (2017), para a prática docente, na área de Ciências Exatas, no Ensino de Engenharia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que será desenvolvida em cinco fases, a saber: 1) Criação de um grupo de estudos integrando professores que ministram aulas de Matemática e de Física, com a finalidade de experimentar e discutir a docência compartilhada e colaborativa por meio da metodologia Estudios de Clases. 2) Planejamento, implementação, avaliação e redesenho de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas para o Ensino de Ciências Exatas no contexto de Cursos de Graduação de Engenharia. 3) Estabelecimento de diálogos entre os professores acerca das tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas implementadas em sala de aula, com vistas ao seu replanejamento por meio da metodologia Estudios de Clases. 4) Criação de um conjunto de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas, que farão parte da composição de um e-book. 5) Divulgação dos resultados obtidos em eventos e revistas com qualis de estrato superior. Todas as aulas e encontros do grupo de pesquisa serão gravados e, posteriormente, transcritos. Também se fará uso constante de diário de campo. Após, para realizar a análise de dados, pretende-se utilizar a Análise Textual Discursiva (ATD), na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2007). Como resultados espera-se o estabelecimento de processos de planejamento e de docência colaborativa por meio da metodologia Estudios de Clases; a elaboração, o desenvolvimento, a avaliação e reelaboração de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas para o Ensino de Ciências Exatas no contexto de Cursos de Engenharia; a promoção de processos de diálogo e interação entre docentes de Cursos de Engenharia; produção de uma coletânea de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas que se configurem como movimentos de ruptura e inovação disruptiva nos processos de ensino, na área de Ciências Exatas, para cursos de Engenharia. Por fim, divulgação dos resultados da pesquisa por meio de diferentes trabalhos científicos.
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq