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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Práticas, ensino, currículo e formação docente no campo das ciências exatas

Coordenação: Ieda Maria Giongo

Pesquisadores:
Ieda Maria Giongo
José Cláudio Del Pino
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt 
Sônia Elisa Marchi Gonzatti 

Órgãos Financiadores:

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:
O macroprojeto interliga dimensões complementares e interdependentes no que diz respeito ao Ensino de Ciências Exatas. Em consonância com a missão institucional, propõe-se a construir, mediar e difundir o conhecimento no contexto local e geral, consolidando parcerias de trabalho em nível regional, nacional e internacional. No contexto nos programas de pós-graduação Stricto Sensu da Univates, tem inserção no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas. Assim, práticas, ensino, currículos, avaliação e formação de professores são os eixos temáticos estruturantes que se articulam em uma rede que visa melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Exatas e diferentes níveis educacionais e contextos educativos. Uma rede é por natureza constituída por fios condutores, nós e múltiplas conexões, em que a potência dos conhecimentos está principalmente nas interações e nós que a rede consegue estabelecer. Por conta disso, o macroprojeto tem por premissas a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a pesquisa como princípio científico, educativo e pedagógico, a construção de conhecimentos em interação com os espaços educativos formais ou não formais, as teorias construcionistas e investigativas se constituem referenciais teórico-metodológicos. Reconhecendo a natureza sistêmica e complexa como característica da cultura escolar e acadêmica, em que diferentes elementos de micro ou macrocontextos se interligam e conectam na tecitura de resistências, rupturas e inovações, entende-se que é preciso investigar e produzir conhecimentos tendo essa abordagem como exigência e necessidade. Assim, este  macroprojeto, concebido como rede, tem como características intrínsecas a transitoriedade, a colaboração, a incompletude, na medida em que diferentes questões de pesquisa e problemas que emergem dos contextos educativos podem
revelar-se profícuos para serem investigados e constituírem novos nós na rede de investigação em tecitura permanente.
Sub projetos
Coordenação: Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Pesquisador(a):

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt 


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS


Resumo:

Descrição: Esta proposta foi gestada a partir de inquietações de pesquisadoras no que tange às aulas de Física e de Matemática em cursos de Engenharia. A partir disso, emergiu este projeto que tem por objetivo examinar as potencialidades e os desafios da metodologia Estudios de Clases, na perspectiva de Blanco-Alvarez e Castelhanos (2017), para a prática docente, na área de Ciências Exatas, no Ensino de Engenharia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que será desenvolvida em cinco fases, a saber: 1) Criação de um grupo de estudos integrando professores que ministram aulas de Matemática e de Física, com a finalidade de experimentar e discutir a docência compartilhada e colaborativa por meio da metodologia Estudios de Clases. 2) Planejamento, implementação, avaliação e redesenho de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas para o Ensino de Ciências Exatas no contexto de Cursos de Graduação de Engenharia. 3) Estabelecimento de diálogos entre os professores acerca das tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas implementadas em sala de aula, com vistas ao seu replanejamento por meio da metodologia Estudios de Clases. 4) Criação de um conjunto de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas, que farão parte da composição de um e-book. 5) Divulgação dos resultados obtidos em eventos e revistas com qualis de estrato superior. Todas as aulas e encontros do grupo de pesquisa serão gravados e, posteriormente, transcritos. Também se fará uso constante de diário de campo. Após, para realizar a análise de dados, pretende-se utilizar a Análise Textual Discursiva (ATD), na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2007). Como resultados espera-se o estabelecimento de processos de planejamento e de docência colaborativa por meio da metodologia Estudios de Clases; a elaboração, o desenvolvimento, a avaliação e reelaboração de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas para o Ensino de Ciências Exatas no contexto de Cursos de Engenharia; a promoção de processos de diálogo e interação entre docentes de Cursos de Engenharia; produção de uma coletânea de tarefas investigativas ou sequências de ensino investigativas que se configurem como movimentos de ruptura e inovação disruptiva nos processos de ensino, na área de Ciências Exatas, para cursos de Engenharia. Por fim, divulgação dos resultados da pesquisa por meio de diferentes trabalhos científicos.

Coordenação: Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Pesquisador(a):

Sônia Elisa Marchi Gonzatti 


Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq


Resumo:
O projeto Mostras Científicas Itinerantes: desvendando as ciências exatas tem como objetivo geral analisar impactos e contribuições das MCI na educação científica de crianças e jovens da Educação Básica. Por meio das MCI e suas atividades, intenta-se produzir inferências em sobre a seguinte questão de pesquisa: Em que aspectos as atividades itinerantes com ênfase na experimentação, investigação e observação concorrem para a promoção da educação científica de crianças e jovens?
Os objetivos específicos da proposta são:
1 – Examinar em que aspectos as atividades itinerantes com ênfase na experimentação, investigação e observação contribuem para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes ligados à educação e formação científicas. 
2 - Promover Mostras Científicas Itinerantes em escolas públicas de Educação Básica, com prioridade para contextos de maior vulnerabilidade social e municípios com menor IDH. 
3 - Elaborar, desenvolver e avaliar oficinas e atividades investigativas nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
4 -Fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão da Univates voltadas à popularização e democratização da ciência. 
5 - Consolidar o Planetário Móvel da Univates como um centro de referência em Ensino de Astronomia. 
 
Em termos metodológicos, são analisadas as motivações e expectativas das escolas em relação à MCI, por meio de questionários, rodas de conversa e feedbacks sobre as atividades desenvolvidas. Questionários também são respondidos pelos alunos que participam das atividades. 
Dentre as ações em andamento, destaca-se a realização de Mostras Científicas Itinerantes nas escolas de Educação Básica da região de abrangência do projeto, com prioridade para escolas públicas, localizadas em contextos de maior vulnerabilidade social. Estão previstas 13 MCI, 5 delas já realizadas em 2024.
As MCI  têm como carro chefe sessões de planetário que abordam temas de astronomia selecionados previamente pelas escolas participantes, incluindo também oficinas experimentais e investigativas em Matemática, Física e Astronomia.